Peito de frango ao vinho é um dos meus pratos favoritos! Isso porque, amo peito de frango. Ele é muito versátil! E se eu te contar que dá para fazer 3 preparações diferentes com ele em 30 minutos? Isso, fora o tempo de marinada. Até porque, nessa parte, você deixará ele lá quietinho. Então, nesse tempo, você pode fazer o que bem entender. Isso porque, ele trabalhará sozinho na geladeira.
Além disso, ainda poderão ser congeladas, seja pronto ou só marinado para finalizar depois! Assim, você congela marmitas para a semana toda ou então deixa pré prerparado para descongelar e finalizar facilmente no jantar.
Facilitando no dia a dia ter algo pronto te esperando no freezer e economizando no fast food.
Peito de frango ao vinho: como deixar suculento
Da mesma forma que é fácil cozinhar o peito de frango também é fácil perder sua suculência com facilidade. Então, se você não quer seu frango seco, corte em cubos médios. Pois, se forem muito pequenos podem secar. E no processo de congela e descongela perde ainda mais líquido e mais seco ficará. Então, cortes médios para isso não acontecer certo?
Vem cá, que eu separei outras receitas com frango para você surpreender todo mundo! Então, confira:
3 preparações diferentes com cubos de peito de frango
Ingredientes
- 1 kg de peito de frango cortado em cubos médios
- 1 colher de chá de cúrcuma,
- alecrim tomilho, orégano, salsa à gosto (costumo salpicar o equivalente de 1 colher de café de cada uma das ervas),
- sal azeite e pimenta do reino à gosto,
- 1 colher de sopa de alho cortado bem pequeno,
- 1 xícara de chá de vinho branco seco,
Para o molho mostarda
- 1 cebola pequena em cubinhos
- 1 fio de azeite
- 250 ml de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de mostarda amarela.
Para o molho rosé
- 3 tomates italianos
Instruções
- 1.Em uma vasilha ou um saco plástico ziplock coloque os cubos de peito de frango, o alho, tempere com as ervas, adicione a cúrcuma, sal, pimenta, azeite, pimenta e o vinho. Certifique-se que todo o frango esteja em contato com os temperos, misture bem e deixe na geladeira por pelo menos 4 horas.
- Em uma frigideira regue um fio de azeite e deixe esquentar, quando estiver bem quente distribua os cubos de peito de frango, salteie e certifique que todos os lados estão cozidos, se sua frigideira não for muito grande faça este processo em 2 partes, evite colocar muito de uma vez.
- Se você dividiu em dois, volte todos os cubos para a frigideira assim que todos estiverem dourados, despeje o líquido da marinada sobre o frango e deixe reduzir pela metade.
- Divida o frango cozido em 3 partes iguais, em uma delas coloque todo o liquido que restou do cozimento.
- Doure a cebola no azeite, coloque o creme de leite e espere levantar fervura.
- Adicione a mostarda e desligue o fogo.
- Despeje metade do molho mostarda na segunda parte do frango.
- Em um mixer bata a metade do molho mostarda que sobrou com os tomates, volte para a frigideira, espere novamente levantar fervura e cubra a terceira parte de frango.
- Finalize com salsa picadinha todos os pratos!
Video
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Como congelar o frango marinado
Você pode congelar os cubos de frango já finalizados com o molho pronto. Isso é ótimo caso você congele marmitas prontas para a semana. Esta lá prontinho somente necessário reaquecer.
Caso prefira pode também congelar os cubos de frango somente marinado para finalizar na hora do jantar.
Nesse caso é só adicionar os cubos de frango com os temperos, azeite e vinho, fechar e congelar. Não é necessário deixar marinando por horas na geladeira. Congele direto.
Descongele na noite anterior, leve do freezer para a geladeira na noite anterior. Enquanto descongela o peito de frango marina e saboriza. Depois de descongelado é só dourar na frigideira e finalizar o molho.
Não se esqueça de colocar uma etiqueta com o nome da preparação e a validade de 3 meses.
Dicas importantes:
- Você pode manter o frango marinado na geladeira por até 5 dias. Para isso, deixe em um recipiente hermético. A carne do frango vai temperando e ganhando mais sabor com o passar dos dias.
- Não descongele o frango se for congelar novamente. Nesse caso você tem 2 opções: Cozinhar o frango e congelar ele pronto ou então não descongelar e incluir a marinada com o frango ainda congelado. Mais uma vez, a marinada vai agir e temperar o frango conforme descongela quando levado para a geladeira.
Para facilitar coloque a marinada no saquinho próprio para congelamento, coloque sobre a marinada o frango congelado, feche o saco retirando ao máximo o ar e leve ao freezer. - Corte o formato mais conveniente para você. Eu sugeri cubos de frango mas você pode congelar filés, tirinhas, outros cortes como por exemplo coxa e sobrecoxa. Mantenha a marinada e utilize a forma que quiser.
- O ideal é descongelar na noite anterior. Se precisar descongelar mais rápido. Coloque em um recipiente com água sobre a pia e deixe descongelar em temperatura ambiente. Isso diminui em metade o tempo mas perde um pouco o sabor, já que o frango terá menos tempo em contato com a marinada.
- Essa mesma marinada pode ser usada em carnes vermelhas.
Mais idéias de marinadas aqui do blog:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
10 respostas
Eu quero! 😍
Amei suas receitas! Todas tão bem explicadinho, é maravilhoso. Só tenho uma dúvida: essa quantidade de frango (1kg) normalmente dá pra quantas refeições congeladas que vc faz?
Ahhh que linda! Fico feliz que gostou!
Aqui em casa somos 3!
1 criança e 2 adultos, consumimos pouca carne em casa, focamos mais nos vegetais, meu pequeno não é muito fã e marido também, o ideal é o consumo de pelo menos 120 gr por pessoa, fazendo as contas aqui por cima daria umas 8 refeições
Espero ter ajudado!
Quero sim dicas de carnes congeladas e marmitas com várias opções, se possível.
Bom saber, Wilma! Em breve mais dicas! Abraço 🙂