Posso congelar torta de frango? Dicas e truques para ter sempre no freezer

como congelar torta de frango

Sempre temos dúvidas se é ou não recomendado congelar certos tipos de alimentos e qual é a data de validade que eles possuem dentro do freezer. Congelar torta de frango é uma das maneiras de ter sempre disponível algo delicioso para as refeições, facilitando e agilizando o seu almoço, jantar ou lanche.  

Sobretudo em alguns dias corridos, ficamos muitas vezes sem o tempo necessário para preparar refeições saborosas e saudáveis. Muitas vezes optamos por produtos industrializados ou ultraprocessados. Porém fazer comidas em grandes quantidades e congelar porções é uma incrível maneira de economizar tempo e dinheiro.  

Mas se você tiver alguma dificuldade com relação a isso, temos aqui um guia sobre como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia. Ao congelar torta de frango, você pode inclui-la nessas marmitas e elaborar cardápios diferenciados e criativos para as suas refeições.  

Qual recipiente escolher para congelar torta de frango?  

Antes de mais nada, pense em como serão organizada suas refeições. Porque existem vários tamanhos de assadeiras que rendem porções individuais, porções para duas pessoas e tortas grandes para toda a família. Lembre-se que a torta deve ser congelada depois de assada para o melhor resultado.

Em segundo lugar, é importante dividir a torta individualmente para que você consiga descongelar apenas a porção que vai comer. Por outro lado, você pode optar por embalagens individuais como é o caso das marmitas de alumínio pequenas que podem ir ao forno e micro-ondas.

Além disso, existem ainda potes de vidro que podem ser usados, com cautela. A propósito, o vidro pode quebrar quando vai do congelador para o forno. Mas caso ainda queira utilizar potes de vidro para montar sua torta, escolha sempre refratários com vidro temperado, pois eles  podem ser levados ao freezer e forno.

Neste caso você pode preparar a torta de liquidificador direto no pote de vidro e fechar depois de frio antes de levar ao freezer.

Por fim, após tirar do congelador seu refratário de vidro, verifique se a travessa não está molhada e nem gelada antes de levar ao forno. Porque às vezes, colocamos o pote de vidro sobre uma pia molhada e o choque térmico pode trincar o vidro quando ele entra em contato com o calor do forno. Porém, atualmente, já existem refratários resistentes a choque térmico que irão facilitar sua vida imensamente. 

Como congelar torta de frango inteira?  

Durante o preparo da torta, é muito importante que você evite depositar o recheio ainda quente acima da massa. Além disso, cubra, após finalizada, a torta de frango com plástico filme antes de levá-la ao congelador.  

Em suma, para congelar torta de frango, escolha bem o recipiente usado (se tiver espaço você pode congelar diretamente na assadeira coberta com plástico filme), cubra a torta com plástico filme e leve ao congelador.  

Adicionalmente, você também pode congelar apenas o recheio da torta de frango e usá-lo mais tarde para montar sua torta. De qualquer modo, lembre-se de etiquetar a torta ou o recheio para relembrar a data em que ambos foram feitos. Assim, você não irá preparar tortas que já passaram da validade ou jogar fora um alimento que ainda está bom para o consumo.  

preparo da torta de frango

Como descongelar a torta de frango? 

como congelar torta de frango

Em primeiro lugar, não é necessário descongelar a torta antes de levá-la ao forno. Porém, você economiza tempo se ela estiver descongelada, pois irá aquecer muito mais rápido. Então para descongelar com um dia de antecedência, basta mover a torta do congelador para a geladeira e deixá-la descongelar lentamente, durante o dia inteiro.   

Além disso, colocar a torta no micro-ondas para o descongelamento irá fazer com que sua massa não fique muito crocante após ser descongelada.  

Entretanto, caso queira assar a torta de frango já descongelada, leve ao forno por 20 minutos coberta por papel alumínio a 200°C. Em seguida, retire o papel alumínio e a deixe assando até a massa começar a dourar.  

Como aquecer a torta de frango congelada 

como congelar torta de frango

Para assar a torta de frango congelada, caso queira deixar sua torta douradinha utilizando gemas de ovos. Mas não faça isso antes do congelamento. Antes de assar a torta, quebre alguns ovos e pincele a gema acima da torta minutos antes de levá-la ao forno 

Em seguida, asse a torta por 10 minutos coberta com papel alumínio. Por último, retire o papel alumínio e asse por mais 35-40 minutos em 180°C, até que a massa esteja dourada. Porque isso fará com que ela não fique queimada por fora e crua por dentro. 

Como congelar torta de frango de liquidificador? 

pronta para consumo
torta de frango feita na airfryer

Caso você queira congelar torta de frango, porém está sem muito tempo para o preparo, existe ainda opção de preparar deliciosas tortas de frango no liquidificador em minutos.

Além do mais, após o preparo, você ainda pode congelar essa torta. Como a massa desse tipo de torta ainda fica um pouco liquida após a montagem, cubra a torta com papel alumínio e asse previamente até que a massa esteja cozida mas não dourada e leve ao congelador. Porém, tome o cuidado necessário para que ela fique totalmente fria antes de congelar.

Por fim, embale os pedaços individualmente em plástico filme. Dessa forma, não vai sobrar espaço para a formação de cristais de gelo.

É melhor congelar a torta de liquidificador crua ou assada? 

É mais prático congelar torta de frango pronta, já assada, mas ela pode ir ao freezer crua. Caso queira reaquecer a torta assada sem queimar a massa, faça o seguinte passo a passo:  

  • Não desembale a torta de frango congelada para que a umidade se mantenha na torta; 
  • Aqueça a torta de 2 a 3 minutos no micro-ondas para iniciar o descongelamento interno; 
  • Ligue o forno a 200°C, desembale só então a torta do papel filme e verifique se ele NÃO está no modo grill, coloque a torta e deixe por mais 10 minutos para que ela volte a ter uma massa crocante.  

Caso queira faça o descongelamento da mesma forma na airfryer, o resultado será o mesmo.

Caso ela esteja previamente assada e você queira guardar para consumir dentro de alguns dias, coloque em um recipiente plástico e guarde dentro do refrigerador comum por até 24 horas. 

massa na airfryer

O congelamento muda alguma coisa? 

O que muda com o congelamento da torta é a qualidade da massa. Quanto mais tempo a torta passa congelada, menos crocante ficará a massa após assada.  

Qual a validade da torta de frango na geladeira? E no freezer? 

No freezer, a sua torta de frango irá permanecer boa para o consumo de 2 a 3 meses. Após assada, em sua geladeira, ela permanece boa para o consumo por até 24 horas.   

Posso descongelar e recongelar? 

O ideal é não recongelar alimentos que foram descongelados previamente, pois alguns microorganismos já irão ter entrado em contato com seu alimento nesse período.  

O ideal é que o alimento esteja o mais fresco possível para o congelamento. Portanto, caso queira congelar novamente uma torta por exemplo que tenha como recheio frango descongelado e cozido, após assar a torta você deve separar uma parte para congelar logo em seguida, desse modo não há nenhum problema.  

Isto é, quando você muda a estrutura do alimento através da cocção, pode congelar ele novamente, desde que faça isso logo após o mesmo ter sido cozido.  

Faça em lote, congele e economize 

Geralmente, quando estamos com pressa ou com uma certa preguiça e queremos uma refeição rápida, acabamos nos rendendo e pedimos algo via delivery. Quando temos uma família grande ou moramos com mais algumas pessoas, fazer isso nunca é uma alternativa muito barata, para três pessoas, dificilmente acharemos uma refeição completa e saudável por um valor baixo.  As vezes, conseguimos gastar até 100 reais em delivery em apenas uma noite!

Porém, quando temos alimentos e refeições completas congeladas no freezer conseguimos economizar muito. Existem aqui muitas dicas de como preparar marmita fitness e dicas para congelar. 

Próximo post da série: Faça e venda torta de frango caseira, clique aqui.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

15 respostas

  1. 5 stars
    Eu estou indo dizer para meus amigos que visitem seu blog regularmente para que estejam sempre atualizados com as noticias mais recentes !!

  2. Pingback: Polpetone recheado de forno [VÍDEO] | A casa encantada
  3. Pingback: Como congelar alimentos? Descubra dicas incríveis | A casa encantada
  4. Pingback: Como evitar cristais de gelo e queimaduras na comida congelada | A casa encantada
  5. Pingback: O Guia Completo de Como Congelar Alimentos | A casa encantada
  6. Pingback: Cozinhar em lote - Vamos economizar tempo e dinheiro na cozinha? | A casa encantada
  7. Pingback: Picolé! | A casa encantada
  8. Pingback: Receitas Para Congelar Para o Mês | A casa encantada
  9. Pingback: Como congelar macarrão cozido. | A casa encantada
  10. Pingback: Kibe caseiro recheado com Catupiry | A casa encantada
  11. Pingback: Torta de frango de liquidificador | A casa encantada
  12. Pingback: Faça e venda: Torta de frango na marmita | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…