A versatilidade da carne moída – Refeições congeladas

rA versatilidade da carne moída

A versatilidade da carne moída ainda me surpreende.

Inclusive, já comentei em vários posts como refeições congeladas e organização da rotina e da geladeira facilita minha vida não é mesmo?

Agora, toda quinta é dia de compartilhar um pouco mais sobre estes salva vidas para a semana! Aliás, meu freezer tá sempre com um prato semi pronto me esperando.

Semana passada falei sobre a organização das frutas e da geladeira. Tempos atrás comentei sobre os pacotinhos de legumes que faço e deixo meio caminho andado.

Nesse sentido, na hora da fome coloco o arroz na panela de arroz. Já na cestinha para cozimento à vapor, vai os legumes congelados. Então, aperto o botão e deixo que ela trabalhe para mim. E trabalha que é uma maravilha! rs

Se você ainda não tem uma panela de arroz e está tentada a comprar, super indico! Não entendo e nem acredito quando me dizem que não gostaram ou não se adaptaram a ela. Até porque, aqui em casa quebra maior galho!

Se é arroz branco, 1 xícara de arroz para 2 de água. Caso o arroz seja integral 1 xícara de arroz para 2 e 1/2 de água.

Dicas

Inclusive, coloco sempre algum temperinho seco. Nesse sentido, tem um tempero da zona cerealista que se chama vinagrete que eu mudei o nome aqui de casa para tempero para arroz. Isso porque, combina perfeitamente. Mas, se você prefere seu arroz branquinho, cebola e alho vão bem.

Mas, como nem só de arroz e legumes vive o povo desta casa, tenho sempre proteína congelada em quantidades perfeitas para descongelar para uma só refeição.

Aliás, vou te contar aqui como fiz esta semana com as proteínas. No caso, eu já tinha frango e filé no freezer. Então, comprei 1 kg de carne moída para mostrar toda a versatilidade dela.

A versatilidade da carne moída: 3 receitas diferentes

Em poucas horas de trabalho fiz:

  • Bolinha de carne e aveia: que hora faço frita, hora assada. As vezes, entra até no lugar da almôndega e todo mundo ama!
  • Lasanha: tradicional com carne moída, muito molho e queijo. No entanto, no lugar da massa usei massa de pastel. Inclusive, se você ainda não fez assim  vai ver o quanto facilita!
  • Molho de Cachorro Quente: poucos ingredientes me renderam pelo menos 7 porções diferentes. Pode parecer besteira mas isso facilita demais!

Vou começar com o que deve ir antes ao freezer e o mais fácil de fazer que são as bolinhas de carne com aveia.

Do 1kg de carne moída que falamos separe uma porção de 200 gr. Tempere com sal, pimenta, cheiro verde (eu utilizei folhas de salsão picadinha), alho e cebola a gosto. Adicione 1/4 de xícara (de chá) de aveia em flocos e sove com a mão até que tudo esteja bem distribuído.

Com a ajuda de uma balança faça pequenas bolinhas de 15 gr (eu acho este tamanho ideal para tudo, assar, fritar, envolver em um molho vermelho e colocar no macarrão, etc), coloque as bolinhas sobre uma assadeira forrada de papel manteiga ou papel filme até que congele (cerca de 2 horas), transfira para um saquinho zip para facilitar retirar e voltar para o freezer.

refeiçoes congeladas com carne moida

Congelando aberto as bolinhas não grudam, o que ajuda demais na hora de retirar pequenas porções.

Por fim, separei algumas receitas que levem carne que vai te deixar com água na boca:

a versatilidade das refeições congeladas

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

14 respostas

  1. Pingback: Como descongelar carne vermelha em segurança | A casa encantada
  2. Pingback: Quibe de forno - uma solução para congelar de formas diferentes! [VÍDEO] | A casa encantada
  3. Pingback: 5 erros para evitar ao produzir as refeições para a semana | A casa encantada
  4. Pingback: Cozinhar em lote - Como cozinhar para a semana toda? | A casa encantada
  5. Pingback: Hambúrguer caseiro fácil | A casa encantada
  6. Pingback: Frango com brócolis e queijo - Receita de uma panela só | A casa encantada
  7. Pingback: Molho de cachorro quente - refeições congeladas | A casa encantada
  8. Pingback: Receita de Lasanha com massa de pastel - Refeições congeladas | A casa encantada
    1. João, eu congelo primeiro em uma assadeira forrada de plástico filme ou papel manteiga, deixo uma pequena distancia entre eles para não grudar, para só depois transferir para um saco, assim ficam soltinhos!

  9. Pingback: Hambúrguer Caseiro | A casa encantada
  10. Bom dia, eu queria saber se vc descongela as bolinhas de carne antes de fritar ou vai congelada mesmo como aquelas que vende em supermercados?
    Obrigada.

    1. Oi Maryelle, tudo bem? Se forem pequenininhas como as que eu faço, vai congelada mesmo! Tanto se você fritar, cozinhar em molho ou assar ela vai se descongelando conforme a temperatura chega ao centro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…