Refeições congeladas: dicas para agilizar a rotina

frutas vermelhas

Confesso! Antes do Joaquim, eu tinha um pouco de preconceito com refeições congeladas! Aliás, achava um exagero aquelas mães blogueiras americanas postando que faziam as refeições da semana toda em poucas horas no final de semana e congelavam tudo. Afinal, amo cozinhar. Por que diminuiria minhas horas de prazer?

auxiliar de cozinha predileto - preparando as refeições da semana

Entretanto, chegou o Joaquim e, como um furacão na minha vida, me pediu dedicação e entrega, o que nem sempre significa passar horas me acompanhando na cozinha. Isso porque às vezes o humor dele não está para as panelas e tudo o que ele quer é brincar em outro lugar. Aí é que as refeições congeladas entram em cena. Logo, aqui vão algumas dicas de como nos preparamos para começar a semana.

1) Planejamento para refeições congeladas

receitas, instruções, plano de ação
receitas, instruções, plano de ação

Primeiramente, acho esta a parte mais importante. Afinal, dá pra criar tudo na hora. Entretanto, você vai perder muito tempo se perceber que está faltando algum ingrediente na sua cozinha. Sendo assim, faça uma lista das refeições que você pretende fazer, imprima as receitas ou copie e tenha todas as instruções previamente disponíveis. Na maioria das vezes, congelo feijão e legumes branqueados ou cozidos no vapor e apenas tempero e finalizo na hora. Também congelo pratos principais, o que já facilita muito!

Logo, faça uma lista de compras do que falta e crie um plano de ação. Se você vai usar cebola em mais de uma preparação, corte todas as de que necessita de uma só vez, processe o queijo, corte os tomates… O plano de ação vai diminuir o seu tempo rodando na cozinha. Então, analise os ingredientes e o preparo de todas as receitas que vai fazer. Por sua vez, se há passos em comum entre elas, coloque no plano de ação para fazer tudo de uma só vez.

Este método é chamado de mise en place, e toda cozinha profissional adota esta técnica. A rotatividade dos pratos é grande, e, sem esta ordem, seus pratos demorariam muito chegar à mesa.
Portanto, certifique-se de que todos os utensílios estarão limpos e disponíveis. Por exemplo, costumo checar minha cozinha na noite anterior, deixo a bancada livre e a pia limpa, separo os utensílios e estou pronta para começar no próximo dia.

plano de ação

2) Não cometa a loucura de fazer tudo no mesmo dia

Estamos fazendo isso para ganhar tempo extra não é? Acredite, as 24 horas de um só dia será pouco para tudo! Assim, vá montando o planejamento durante a semana, faça suas compras em um outro dia depois do trabalho e separe um dia para cozinhar! Eu já me cansei de fazer esta besteira, de ir ao hortifruti aos domingos e preparar tudo no restante do dia. Resultado: eu era uma pessoa mais cansada ao longo da semana.

3) Cozinhe somente a quantidade que vai consumir de refeições congeladas

Pode parecer empolgante cozinhar muita coisa de uma só vez. Entretanto, olhe para seu freezer, veja o quanto ele é capaz, cozinhe para facilitar sua semana, nada de estocar! Desse modo, eu costumo deixar disponível 5 refeições e o PLUS de 3 potinhos de sopa. Afinal, vai que esfria e me dá a vontade incontrolável de fazer sopa. Não posso com um ventinho na janela!

4) Etiqueta neles!

Acredite: no freezer, tudo parece a mesma coisa! Ou seja, já descongelei feijão preto uma vez achando que era carne de panela! Além disso, já encontrei um pacotinho no fundo que deveria pela cor pálida estar esquecido por muito tempo.

Então, anote o nome da preparação, a data, as instruções para descongelar e, se necessitar, a forma de finalizar. Vale etiquetando ou aquelas canetas para marcar CD, marcas que não sairão caso a embalagem umidifique. Assim, não vai ter desculpa caso o marido esteja em casa e você peça pra ele ir adiantando as coisas para a hora que você chegar.

5) A forma mais segura de descongelar refeições congeladas é na geladeira

Deixe de um dia para o outro na parte de baixo da geladeira. O micro-ondas é uma opção, e eu prefiro fazer isso em potência média e de tempos em tempos abrindo a porta e mexendo. Dessa maneira, você vai notar que as bordas descongelam mais rápido que o centro.

Uma vez que está totalmente descongelado, aqueça conforme as instruções e consuma. Lembre-se de que o prato uma vez descongelado não pode voltar ao freezer.

6) Nunca coloque refeições quentes direto no freezer

Refrigere a comida antes e, somente após frio, coloque no freezer. Isso ajudará a congelar rapidamente, reduzindo a chance de cristais de gelo e de queimar seu equipamento.

Embalagens para congelar refeições

7) Embalagens para refeições congeladas

Se você como eu vai fazer isso sempre, o ideal é vasilhas de vidro do tipo Marinex. Vidros não temperados podem se quebrar com a baixa temperatura. Além disso, não tampe imediatamente, coloque a vasilha aberta no freezer e após o congelamento tampe hermeticamente. Isso porque os líquidos se expandem quando congelados e, se o vidro estiver tampado, ele pode quebrar durante o processo. Outra vantagem do Marinex é poder sair do descongelamento da geladeira direto para o forno.

Uso também, não com tanta frequência, embalagens plásticas descartáveis próprias para ir ao freezer, livres de BPA, ou aquelas marmitas de alumínio com tampa, mas evito o quanto posso. Prefiro as embalagens reutilizáveis de vidro.

O que não congelar:

  • Ovos crus;
  • Ovos cozidos;
  • Vegetais com alto teor de água, tais como alface, pepino;
  • Molhos à base de ovos, como maionese, pois vão coalhar;
  • Iogurte natural.

Ótimo para congelar:

  • Manteiga pode ser congelada por 3 meses;
  • Queijo ralado pode ser congelado por até 4 meses e pode ser usado direto do freezer (coloque em assadeira bem espalhado, leve ao freezer por 2 horas e acondicione em sacos ZIP);
  • Pães;
  • Leite durante 1 mês. Descongele na geladeira e agite bem antes de usar.

E você? Tem alguma dica de congelamento? Deixe suas ideias e truques nos comentários! Tem uma rotina de congelamento? Faz o mesmo aí? Vou adorar saber!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

  1. Pingback: Como congelar comida – dicas para quem quer começar | A casa encantada
  2. Pingback: Itens Essenciais Para Quem Faz a Própria Marmita | A casa encantada
  3. Adorei muito as dicas!! Congelou, sempre. Mas isso tb só aconteceu depois de vencer o preconceito e não querer mais varar as madrugadas cozinhando!!!
    E eu congelo claras de ovo. Será que não pode??

    1. Pati, depois que o preconceito foi embora comecei ver o quanto era válidos! Aumentou o tempo, diminuiu o lixo e por isso já valeu muito a experiências! Claras pode! Gemas batidas tambem! Só não pode o ovo inteiro que se quebra assim que o líquido expande! Bem lembraDo, vou incluir esta observação!

  4. Ariana, excelente postagem. A gente precisa mesmo se organizar na cozinha, as sua dicas foram ótimas e a seleção de receitinhas “dozamigos” foi de tirar o chapéu. Beijo grande!
    Fabiola Sousa

    1. Se lembra o quanto antigamente era feito esta interação entre as amigas blogueiras? Vou cada dia mais resgatar este carinho!tem tanta gente legal, tanta postagem legal, nossos leitores agradecerão! Beijoooo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…