Era uma vez um carreteiro que se aposentou, mas sentia muita saudade do arroz de carreteiro que fazia.
Sua mulher, ao longo deste tempo, otimizou seu tempo de cozinha com uma panela elétrica de fazer arroz. Além disso, ela substituiu de vez da sua vida o arroz branco pelo arroz integral (Sete Grãos para ser mais exata!).
Esta poderia ser uma história real, mas ela é apenas baseada em fatos reais. E, embora eu não goste de modificar receitas tradicionais, esta ficou tão gostosa que não deu para evitar trazê-la aqui para o blog!
Particularmente, eu adoro o dia logo após o churrasco porque podemos reaproveitar a comida e nos reinventar na cozinha, trazendo sempre algo inovador e muito gostoso!
Arroz de carreteiro como você nunca viu
Este arroz de carreteiro é sensacional. Aliás, todas as vezes que tem churrasco aqui em casa fazemos propositalmente um pouquinho a mais de carne. Assim, temos o suficiente para, no dia seguinte, preparar esta maravilha que aprendi com a Eli do Blog Mel e Pimenta!
Aqui fazemos o arroz carreteiro com sobras de churrasco, na panela de arroz elétrica e com arroz integral. Apesar de fugir da ideia original, o resultado é realmente maravilhoso!
Embora eu seja fã do arroz sete grãos, você também pode substituir o arroz integral pelo branco ou até mesmo pelo arroz arbóreo ou basmati, especial para risotos, se assim preferir. De qualquer maneira, a receita continuará prática, rápida de fazer e muito saborosa.
E lembre-se: não é só a carne vermelha que deve ser incluÃda no seu arroz carreteiro. Aproveite também as sobras de linguiça e frango. E capriche nos temperos, entre eles, cebola, alho, cheiro verde, salsinha. Ademais, não economize! Eu também gosto de incluir tomate, para deixar o arroz mais colorido e molhadinho.
Outra dica é deixar a carne pegar um pouco no fundo, para dar mais sabor ao arroz. Então, vamos à receita?
Arroz de carreteiro feito na panela elétrica
Ingredientes
- 2 xÃcara (de chá) de arroz integral (7 grãos),
- 4 xÃcara (de chá) de água
- sobras de churrasco cortado em cubos linguiça, carne vermelha, frango...,
- 1 cebolas médias em cubinhos
- 2 tomates em cubinhos.
- 1 pimentão pequeno em cubos
- 2 dentes de alho em cubinhos ou amassado
- sal pimenta, azeite e cominho à gosto,
- salsinha e cebolinha fatiados grosseiramente à gosto opcional.
Instruções
- Ligue a panela de arroz, coloque um fio de azeite, as sobras de churrasco, a cebola e os pimentões, feche e ligue na função cozinhar.
- Mexa de vez em quando, a carne vai pegar um pouquinho no fundo e isso é ótimo, vai dar sabor ao nosso arroz, adicione o alho e mexa mais um pouquinho.
- Junte o arroz, e o tomate, mexa bem e tempere com sal, pimenta e cominho.
- Adicione a água, feche a panela e ligue novamente (mesmo que ela já esteja na função cozinhar desde a hora que você colocou as carnes, desligue e ligue de novo para dar o tempo certinho do cozimento do arroz).
- Subiu o botão da panela de arroz, está pronto! Solte de leve o arroz com um garfo e adicione a salsa e a cebolinha para finalizar.
- Sirva quentinho!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Se você ainda não nos segue no Instagram, não perca mais tempo! E se fizer esta receita, poste uma foto e marque @acasaencantada!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
13 respostas