Batata Duchesse – Rosinha de Batata Assada

receita de batata duchesse de forno

Batata é sempre bom não é? Mas esta batata duchesse vai além!

Além de linda, o sabor é incrível. Douradinha por fora, macia por dentro. Alimenta e ainda decora a mesa. Vamos lá aprender a fazer?

receita de purê de batata assado (batata duchesse)

Por mais formosas que sejam, não requer muita prática para fazê-las. Pois um saco de confeitar e um bico de confeitar canelado (eu usei o pitanga) é tudo que você precisa para modelar sua batata.

Origem deste receita é francesa

Receita típica da cozinha francesa, a batata duchesse foi criada para homenagear a realeza do país. Segundo a história, o prato surgiu em homenagem a rainha da França Maria Antonieta, e o formato é uma alusão ao penteado alto e ondeado da soberana.

O acompanhamento é perfeito para servir com carnes assadas e até mesmo grelhadas. Mas eu posso comê-las assim mesmo, como se fossem petiscos. Ou então com uma saladinha verde, com tomates cereja, folhas de alface e rúcula e queijo parmesão ralado por cima de tudo.

Batatas Duchesse

Batatas Duchesse além de formosas são deliciosas. Por dentro, cremoso e por fora, uma casquinha sequinha e dourada!
Tempo Total 1 hr 20 mins
Quantidade 6

Ingredientes
  

  • 600 gramas de batata
  • 50 gramas de manteiga
  • 3 gemas de ovos
  • Manteiga derretida (opcional)

Instruções
 

  • Coloque uma panela grande de água com sal no fogo e deixe ferver, adicione as batatas com casca e deixe cozinhar até estarem macias por dentro (cerca de 40 minutos para batatas de tamanho médio).
  • Retire a casca das batatas ainda quentes, amasse ou passe pelo espremedor de batata, adicione a manteiga e as gemas e misture bem.
  • Pré-aqueça o forno em 180°C, unte uma assadeira com manteiga e transfira o purê de batatas para o saco de confeitar com o bico pitanga.
  • Faça pequenas rosinhas com o bico sobre a assadeira untada, deixando um pequeno espaço entre elas para não grudar.
  • Pincele manteiga derretida sobre cada uma de suas rosinhas para dar aquele bronze e leve ao forno até que suas batatas duchesse fiquem douradas. O tempo vai depender do tamanho de suas rosinhas, mas são alguns minutinhos, fique atenta para não queimar.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Outras dicas de preparo para a sua batata duchesse

Se quiser, salpique parmesão ralado sobre elas, cebolette cortado bem fininha, ou ainda, umas pastinhas de queijo para acompanhar na hora de servir.

O sabor desta batata duchesse é super neutro, então solte a criatividade para o acompanhamento.

Eu prefiro temperar com sal depois de prontas, mas se você preferir, depois de amassar suas batatas adicione sal e pimenta.

A batata precisa estar sequinha para não desmanchar na hora que você for moldar, então a melhor forma de cozinhar as batatas é com casca e panela convencional. A panela de pressão acelera o processo,  mas também pode fazer suas batatas estourarem e absorverem muita água do cozimento.

receita de batata duchesse ao forno

Eu gosto muito de batata, por isso, deixo aqui, alguma das minhas receitas preferidas em que a batata reina:

– A Perfeita Batata Recheada

– Batata Rostie

– Batatas ao Murro

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Pingback: Como congelar batata para aproveitar depois | A casa encantada
  2. Pingback: Batata: dicas de como escolher, comprar e guardar. | A casa encantada
  3. Pingback: Batata Rústica na AirFryer - Aprenda a Fazer | A casa encantada
  4. Pingback: Tudo o que você precisa para fazer legumes assados | A casa encantada
  5. Pingback: Batata Frita Crocante e Sequinha | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…