Batata é sempre bom não é? Mas esta batata duchesse vai além!
Além de linda, o sabor é incrÃvel. Douradinha por fora, macia por dentro. Alimenta e ainda decora a mesa. Vamos lá aprender a fazer?
Por mais formosas que sejam, não requer muita prática para fazê-las. Pois um saco de confeitar e um bico de confeitar canelado (eu usei o pitanga) é tudo que você precisa para modelar sua batata.
Origem deste receita é francesa
Receita tÃpica da cozinha francesa, a batata duchesse foi criada para homenagear a realeza do paÃs. Segundo a história, o prato surgiu em homenagem a rainha da França Maria Antonieta, e o formato é uma alusão ao penteado alto e ondeado da soberana.
O acompanhamento é perfeito para servir com carnes assadas e até mesmo grelhadas. Mas eu posso comê-las assim mesmo, como se fossem petiscos. Ou então com uma saladinha verde, com tomates cereja, folhas de alface e rúcula e queijo parmesão ralado por cima de tudo.
Batatas Duchesse
Ingredientes
- 600 gramas de batata
- 50 gramas de manteiga
- 3 gemas de ovos
- Manteiga derretida (opcional)
Instruções
- Coloque uma panela grande de água com sal no fogo e deixe ferver, adicione as batatas com casca e deixe cozinhar até estarem macias por dentro (cerca de 40 minutos para batatas de tamanho médio).
- Retire a casca das batatas ainda quentes, amasse ou passe pelo espremedor de batata, adicione a manteiga e as gemas e misture bem.
- Pré-aqueça o forno em 180°C, unte uma assadeira com manteiga e transfira o purê de batatas para o saco de confeitar com o bico pitanga.
- Faça pequenas rosinhas com o bico sobre a assadeira untada, deixando um pequeno espaço entre elas para não grudar.
- Pincele manteiga derretida sobre cada uma de suas rosinhas para dar aquele bronze e leve ao forno até que suas batatas duchesse fiquem douradas. O tempo vai depender do tamanho de suas rosinhas, mas são alguns minutinhos, fique atenta para não queimar.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Outras dicas de preparo para a sua batata duchesse
Se quiser, salpique parmesão ralado sobre elas, cebolette cortado bem fininha, ou ainda, umas pastinhas de queijo para acompanhar na hora de servir.
O sabor desta batata duchesse é super neutro, então solte a criatividade para o acompanhamento.
Eu prefiro temperar com sal depois de prontas, mas se você preferir, depois de amassar suas batatas adicione sal e pimenta.
A batata precisa estar sequinha para não desmanchar na hora que você for moldar, então a melhor forma de cozinhar as batatas é com casca e panela convencional. A panela de pressão acelera o processo, mas também pode fazer suas batatas estourarem e absorverem muita água do cozimento.
Eu gosto muito de batata, por isso, deixo aqui, alguma das minhas receitas preferidas em que a batata reina:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
5 respostas