Tenho que confessar que ando apaixonada neste caldo de frango assim, mais escurinho e com sabor mais acentuado!Â
Foi amor a primeira à vista. Isso porque sempre fiz o do tipo claro e agora assim, um caldinho com sabor de frango assado, só suspiros por ele.
O único defeito (que para mim nem é problema) é que o resultado é um caldo mais escuro que o caldo de frango convencional.
Como fazer o caldo de frango?
Para fazer este caldo de frango, assim como o caldo de carne, assei os vegetais e o frango até que estivessem dourados com quase sem nenhuma alteração no processo da outra receita.
Fiz o caldo com coxinhas da asa. Mas, se você tiver aà disponÃvel carcaças, o resultado é maravilhoso tanto quanto. Aliás, se usar carne de frango, tudo bem você aproveitar para algum recheio.
Eu sempre fiz meus caldos com sobras de vegetais e carcaças, mas eu prefiro quando preciso usar vegetais que estão dando sopa na geladeira, o que eu não gosto é de ficar sem caldo!
Se quiser otimizar, congele em forminhas para gelo, assim que congelar transfira para um saquinho próprio para congelamento, assim você usa somente a quantidade que precisa.
Como são caldos bem concentrados em sabor, eu substituo nas receitas convencionais 1 cubinho de caldo industrializado por 1 cubinho (de gelo) do caldo caseiro.
Para dar sabor a sopas e ensopados utilizo 4 cubinhos para cada litro de água.
Â
Ingredientes
- 1 kg de coxinha da asa de frango ou carcaça de frango,
- 4 tomates cortados em 4
- 2 talos de salsão
- 3 cebolas cortadas em 4
- 3 cenouras cortadas em 4
- 1 talo e folhas de alho poró
- talos de salsinha
- grãos de pimenta do reino tomilho e louro,
- 8 litros de água fria.
Instruções
- Leve todos os ingredientes (menos a água) ao forno até que os legumes caramelizem e o frango ou a carcaça estejam assados (aqui este processo demorou 60 minutos em forno alto),
- Transfira para um caldeirão fundo os legumes, a carcaça ou as coxinhas da asa e coloque 1 xÃcara de água para limpar o fundo de sua assadeira, este liquido escuro que fica no fundo dela esconde muitos sabores que serão agregados ao seu caldo,
- Coloque o fundinho da assadeira na mesma panela que foram os ingredientes e complete com a água fria,
- Coloque a panela sobre a chama mais baixinha do seu fogão, este cozimento lento vai transferir todo o sabor dos ingredientes para o caldo, cozinhe lentamente até seu caldo reduzir a 1/4,
- Coe e deixe esfriar, formará uma gordura flutuando sobre o caldo, assim que esfriar desengordure o caldo,
- Congele em potinhos, saquinhos ou faça cubinhos utilizando formas de gelo,
- Se quiser depois de desengordurar volte seu caldo para o fogo e reduza ainda mais, deixe que o lÃquido reduza pela metade, vai poupar espaço no seu freezer!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Gostou? Veja também estas receitas aqui em nosso blog:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
3 respostas