Chutney de abacaxi parece bastante sofisticado, mas nada mais é do que uma compota agridoce e condimentada feita com frutas ou vegetais. Esta receita combina muito bem com preparações salgadas. Já provou?
Este preparo faz sucesso sempre. Outro dia, levei para a casa de alguns amigos em uma noite de muitas risadas, vinhos e queijos! Todos adoraram e me pediram os ingredientes.
Como combinar o chutney de abacaxi?
Além de casar super bem com queijos, o chutney de abacaxi também foi feita para ser servida com carnes de sabores marcantes. Aqui alguns exemplos que fazem sucesso:
O chutney de abacaxi combina bem com uma variedade de pratos, aqui estão algumas sugestões:
- Chutney de abacaxi combina bem com carnes assadas, especialmente com carne de porco ou frango.
- Ele também é uma excelente opção para complementar pratos de peixe ou frutos do mar.
- Combinado com arroz e legumes é uma boa opção para um prato vegetariano.
- Ele também é uma excelente opção para complementar pratos de samosas ou outros tipos de pasteis.
- Ele pode ser usado como um molho para sanduíches ou como um tempero para saladas.
- É uma boa opção como acompanhamento para carnes e vegetais grelhados.
- Pode ser usado como um molho para massas ou como um tempero para sopas e caldos.
- Tábua de frios – Esse chutney de abacaxi de sabor agridoce combina muito com queijos e torradas por exemplo. Na tábua de queijos, posicione esse chutney ao lado de queijos moles como brie, camembert ou cream cheese. Uma colherada pequena sobre esse tipo de queijo faz maravilhas ao paladar.
Enfim, essa receita é muito versátil, não tema e combine da forma que quiser. Até para matar a fome no meio da tarde com uma fatia de queijo fresco vai bem.
Algumas dicas para o sucesso do seu chutney:
A escolha do abacaxi:
Para essa receita prefira usar o abacaxi maduro. Aproveite principalmente se você tem um abacaxi na fruteira que está proximo a passar do ponto. Transforme ele em chutney e prolongue a vida util.
Como saber se o abacaxi está maduro?
Se você não tem muita intimidade com o abacaxi, vou te dar algumas dicas para entender se o abacaxi está maduro:
Uma dica para escolher abacaxis maduros é puxar uma folha do topo do fruto. Se a folha sai facilmente e sem resistência, é um sinal de que o abacaxi está maduro. Se a folha é difícil de puxar ou não sai facilmente, significa que o abacaxi ainda não está completamente maduro e deve ser deixado mais tempo para amadurecer antes de ser consumido. É importante lembrar que essa técnica é apenas uma dica, e que é importante também observar outros sinais de maturidade, como a cor, o aroma, a textura e o peso do abacaxi.
- Escolha um abacaxi com uma cor amarela uniforme e sem manchas marrons.
- Verifique se a base do abacaxi está macia ao toque, o que indica maturidade.
- Cheire a base do abacaxi, ele deve ter um aroma doce e adocicado e não fermentado.
- Certifique-se de que o abacaxi não tem sinais de ferrugem ou danos na casca.
- Verifique se o abacaxi tem folhas verdes e firmes, sem sinais de amarelelamento ou murchas.
- Escolha um abacaxi que esteja pesado para o seu tamanho, normalmente abacaxis passados tendem a ser mais leves.
- Evite abacaxis com marcas ou arranhões na casca, pois isso pode indicar que o fruto foi manuseado indevidamente.
Adicionais para elevar o nível dessa receita:
- Especiarias – Utilizei no chutney de abacaxi especiarias simples que tenho em casa. Se você quiser deixar seu chutney ainda mais aromático e saboroso pode incluir outros sabores como por exemplo sementes de erva doce, cardamomo e pimenta vermelha. Para a erva doce e para o cardamomo ficar ainda mais saboroso, antes de adicionar ao chutney leve em uma frigideira para tostar levemente., Em alguns segundos de frigideira quente você notará o quanto ficarão mais aromáticos.
- Uva passa branca – Embeba em água quente 1/2 xícara (de chá) de uvas passas brancas por pelo menos 1 hora e adicione junto do abacaxi na sua receita de chutney. Fiz com passas da ultima vez que preparei essa receita em casa, e o sabor e a textura da uva passa harmonizou muito. Recomendo que faça também.
A receita é muito fácil de fazer, além de não ter muito segredo, não é uma preparação super demorada. Use sua imaginação para altera-la em sua casa e nos conte sobre o resultado nos comentários!
Prepare o seu chutney e presenteie os amigos
Vai visitar amigos e quer levar uma lembrancinha? Então, compre um pote hermético de 300-400 ml e faça este chutney de abacaxi. Em seguida, embrulhe em papel de seda, coloque em uma sacolinha bem bonita e leve este presente caseiro especial!
Eu, particularmente, adoro presentear amigos e familiares com invenções caseiras. Isso porque, além de eu me divertir elaborando estes presentinhos, o resultado sempre agrada.
Fazer um presente com as próprias mãos é uma demonstração de cuidado e afeto. Por isso, sou famosa por fazer docinhos, geleias, compotas e diferentes preparos de chutney para aqueles que amo. Para mim, faz parte de um ritual dedicado à amizade e ao amor.
Chutney de Abacaxi
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de vinagre de maçã
- 1 xícara (de chá) de açúcar
- 3 xícaras (de chá) de abacaxi cortado em cubos
- 8 grãos pimenta branca, pimenta preta e zimbro
- 1 pau de canela
- 4 cravos da índia
Instruções
- Em uma panela coloque o açúcar e o vinagre, leve ao fogo baixo e mexa até dissolver o açúcar
- Adicione todos os outros ingredientes misture bem e ainda de fogo baixo deixe o doce apurar, mexendo de vez enquando
- O vinagre vai começar evaporar e a calda começará a dourar, o ponto é de geléia, o abacaxi começa a desmanchar e o caldo ficar mais grossinho (30-40 minutos)
- Transfira para um recipiente preferencialmente de vidro assim que estiver pronto, feche com a tampa e deixe esfriar antes de levar a geladeira, ele conserva bem por pelo menos 30 dias (mas duvido que dure mais que 5 dias, é gostoso demais para passar tanto tempo na geladeira!)
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Validade do chutney de abacaxi e como conserva-lo:
Se conservado em geladeira esse chutney tem validade de 30 dias. Sim, é um tempo incrível para uma preparação sem conservantes!
Transfira para um pote de vidro higienizado e depois que o chutney estiver frio tampe e guarde na geladeira.
Nunca congelei essa receita. Ele sempre acaba antes de ter essa ideia, por isso se você já teve essa experiencia de congelar chutney, por favor, divida com a gente nos comentários! Eu adoro quando nossos leitores interagem por aqui 💛
Quer sugestões de carnes para combinar com o chutney? Então, faça este lagarto recheado no forno e depois me conte como ficou.
Prefere um prato mais simples? Prepare então este hambúrguer caseiro e use o chutney como molho!
Por outro lado, se você quiser outras receitas com abacaxi, dá uma olhada nessas outras sugestões:
Ahhhh chegamos ao fim desse post. Estou muito feliz de ter você aqui comigo e ansiosa para saber sua opinião. Conta para a gente nos comentários o que achou dessa receita. Peço que comente também se tiver alguma dúvida sobre a receita, terei o maior prazer em responder. E saiba que seu comentário é muito valioso, além de nos deixar a par do que ainda pode ser respondido, pode ajudar muitos leitores que provavelmente tinha a mesma dúvida que você.
Se fizer essa receita, por favor, avalie o quanto foi útil para você deixando até 5 ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ nos comentários. Isso além de nos guiar mostrando qual o melhor conteúdo a se desenvolver, mostra o quanto aquela receita foi feita e aprovada por outras pessoas. Muitos leitores iniciantes na cozinha podem ser guiados por outros leitores que atestam a qualidade da receita.
Nossa comunidade é a melhor prova do que fazemos! Conto com sua ajuda. Muito obrigado desde já 💛
Te convido a puxar uma cadeira, pegar um café e prozear um pouco mais na nossa cozinha, que só existe por você estar aí, do outro lado.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
10 respostas