a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Como fazer grão de bico? Confira!

Então você comprou um saco de grão de bico seco e está louco para cozinhar. O grão de bico é uma das leguminosas mais versáteis e acessíveis do mercado, portanto, é provável que logo acabem como pastas, molhos e petiscos em sua casa. 

Mas por onde você começa? O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteínas e minerais vegetais, incluindo a vitamina K, que não é facilmente adquirida de outras fontes vegetais. Eles também são ricos em fibras e baixos em gordura (20 gramas por porção de 100 gramas), o que os torna uma ótima adição a qualquer dieta saudável. Aqui compartilhamos com você tudo o que você precisa saber sobre o grão de bico.

O que é grão de bico?

O grão-de-bico, é um tipo de leguminosa e pertence à mesma família das lentilhas e ervilhas. São redondas e com um biquinho, com sabor suaves, e são muito comumente usadas na culinária do Oriente Médio e da Índia.

O grão-de-bico é rico em fibras e baixos em gordura (20 gramas por porção de 100 gramas), o que os torna um ótimo complemento a qualquer dieta saudável.

O grão-de-bico também é uma grande fonte de vitaminas e minerais, ricos em antioxidantes, que podem ajudar a proteger contra o estresse oxidativo e doenças crônicas.

Quanta grão de bico devo comer por dia?

A ingestão diária recomendada de grão de bico é de cerca de uma xícara (ou 200 gramas). Esta quantidade fornece aproximadamente 15 gramas de proteína e 12 gramas de fibra, assim como outras vitaminas e minerais.

 Este grãozinho de sabor suave é inegavelmente um super aliado para quem não consome carne e recomendado para todas as idades!

Como armazenar o grão de bico

Uma vez adquirido seu grão de bico, é importante armazená-lo adequadamente para manter seu frescor.

Como armazernar o grão de bico seco ou enlatado:

grao de bico cru

O grão de bico seco pode ser armazenado em um recipiente hermético em local fresco e seco por até um ano (certifique-se sempre de incluir a validade caso vá armazenar fora da embalagem), enquanto o grão de bico enlatado se mantido na embalagem lacrada pode ser armazenado no armário da mesma forma, após aberto deve ser armazenado na geladeira e utilizado dentro de dois ou três dias após a abertura. Certifique-se de retirar da lata e guardar na geladeira em um recipiente com tampa para que não seja transferido nenhum odor da geladeira para seus grãos.

 

Como armazenar o grão de bico já cozido:

Grão de bico congelado

Grão de bico é algo que amo, normalmente tenho vontades instantâneas, para isso mantenho sempre algumas porçõezinhas cozidas no meu congelador! Congelar o grão de bico cozido faz com que eu tenha a praticidade que eu preciso no dia-a-dia. Sem abrir mão dos benefícios, perde-se parte dos nutrientes com o congelamento?

Sim, mas convenhamos que com a correria dos nossos dias prefiro perder parte à deixar de comer por falta de tempo! Então congelemos! Se ainda não congela seus alimentos, o que está esperando? Você pode economizar tempo e aumentar a variedade de sua alimentação durante a semana. 

Motivos de sobra para consumir mais esse grão:

Comer grão de bico também pode ajudá-lo a ficar saciado por mais tempo, pois é uma boa fonte de fibras. Comer uma xícara de grão de bico cozido pode fornecer até 12 gramas de fibra, o que representa cerca da metade da ingestão diária recomendada para adultos.

Além de fornecer uma boa fonte de proteínas, fibras e outros nutrientes, o grão-de-bico também tem baixo teor de calorias. Uma porção de uma xícara  (200 gr) de grão de bico cozido contém apenas 269 calorias.

É preciso deixar o grão de bico de molho?

grão de bico de molho por 12 horas

A demolha do grão de bico antes de cozinhar não é necessária, mas pode ajudar a reduzir o tempo de cozimento e melhorar sua textura. A imersão também ajuda a torná-los mais digeríveis, para muitas pessoas que tem problema com a digestão dessa leguminosa esse passo é importante pois além de quebrar a película indigesta, evita flatulência.

Para demolhar seu grão de bico, coloque-os em uma tigela e cubra-os com água fria em abundância. Deixe-os de molho por 8-12 horas, e depois escorra e enxágue-os antes de cozinhar.

Método demolho express:

Não teve tempo de se programar e deixar o grão de bico na noite anterior? Esse método rápido pode ajudar.

Deixe o grão de bico de molho em água quente abundante por uma hora. Passado esse tempo escorra e enxague antes de cozinhar.

Com casquinha ou sem casquinha?

Eis a questão, isso é muito pessoal, uma das dicas para grão de bico é que a casca é cheia de fibras e nos faz muito bem. Porém pessoas mais sensíveis sentem o pesar no estômago quando consomem, fica opcional aqui retirar ou não! Mas também não é bicho de 7 cabeças, você aperta o grãozinho e a pele já se separa por completo do grão de bico cozido, aqui em casa tenho um ajudante mirim que adora fazer esta parte, coloco sua cadeirinha ao meu lado da pia e rapidinho terminamos!

A casquinha que envolve este grão é muito rica em fibras, tem quem retire por não ser digestiva, mas para quem como eu precisa de mais fibras a casquinha é aliado! Não me faz mal algum, congelo com casquinha. Se por acaso no dia que for preparar para alguém que tem problemas digestivos estiver para o jantar eu retiro, caso contrario vai embalada por fibras!

Mas vamos ao que interessa!

Como fazer grão de bico?

Você pode cozinhar a quantidade que quiser, tudo depende do tamanho do seu freezer e da escolha certa dos recipientes. Portanto tenha em mente que o consumo ideal é em 3 meses no máximo, aqui comemos pelo menos 1 vez na semana.

salada refrescante

Como congelar grão de bico

Aprender a cozinhar grão-de-bico é uma ótima maneira de ter uma adição saudável e deliciosa de proteínas embaladas nas suas refeições. O grão-de-bico pode ser adicionado a saladas, sopas, guisados, curry e muito mais, e congelam bem para que possa tê-los sempre à mão quando precisar deles. Veja aqui como cozinhar e congelar
Tempo de Preparação12 hours 30 minutes
Tempo de congelamento2 hours
Tempo Total14 hours 30 minutes
Congelados
Cozinha: Americana
Keyword: como congelar banana, como congelar grão de bico, grão de bico cozido
Quantidade: 4 xícaras
Autor: Ariana Pazzini

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de grão de bico
  • 4 xícaras (de chá) de água para deixar de molho
  • 6 xícaras (de chá) de água para cozinhar
  • 1 pitada de sal (opcional, não utilize caso queira aproveitar a aquafaba)
  • 4 xícaras (de chá) de água gelada para o resfriamento

Instruções

  • Coloco de molho 2 xícaras de grão de bico de um dia para o outro, no mínimo 12 horas antes de cozinhar, isso diminuirá o tempo de cozimento e neutralizará o ácido fítico (que impede a absorção  de proteínas, minerais e vitaminas),
  • OBS: Use sempre 2 medidas ou mais de agua filtrada para cada medida de grão demolhado (depois do molho ele dobrará de volume, por isso é necessário agua abundante).
  • Depois do tempo de molho, retire a água e lave os grãos, leve o grão de bico para a panela de pressão, coloque agua suficiente para cobrir (3 dedos acima do limite dos grãos). Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto.
  • Assim que pegar pressão cozinhe por 15 minutos.
  • Retire a pressão e se for congelar dê o choque térmico, escorrendo os grãos da agua quente e transferindo os grãos para uma vasilha com agua gelada e algumas pedras de gelo, este resfriamento garantirá que seus grãozinhos percam o mínimo possível de nutrientes ao ser congelado e garanta a textura após descongelar.
  • Retire os grãos da água e escorra completamente
  • Separe quantidades individuais em saquinhos com 200g ou 1 xícara por pessoa, isso facilitará descongelar pequenas porções por vez.
  • Lembre-se sempre de colar alguma etiqueta com o nome da preparação, a forma de descongelamento e a data que foi preparado, no freezer os saquinhos ficam muito parecidos e a chance de descongelar coisa errada fica grande, as instruções de descongelamento também facilitam caso outra pessoa além de você vá descongelar e preparar.
  • Eu descongelo no vapor mas funciona muito bem no microondas em potência média, coloque sempre em vasilha destampada e programe para 1 minuto, isso vai depender bastante da quantidade que você congelou, adicione mais tempo caso perceba que ainda está congelado. Da mesma forma pode ser descongelado e aquecido em uma panela com água fervente e sal. Depois de adicionar a temperatura da água vai cair, assim que começar a ferver novamente, após levantar fervura novamente conte dois minutos e escorra.

Notas

Sobre congelar:

Validade: 3 meses no freezer
Retire o máximo de ar do saquinho para não criar cristais de gelo ou queimar seu alimento com o frio do congelador.

Na geladeira: 

Consuma em até 3 dias.

Sobre a água do cozimento:

A água do cozimento do grão de bico, conhecida como aquafaba, é um ingrediente versátil que se está a tornar cada vez mais popular na cozinha vegan. Pode ser utilizado para emulsionar receitas, substituindo as claras de ovo e outros ingredientes não veganos. É fácil de utilizar e pode ser armazenado no frigorífico até um dia, ou mesmo congelado se for necessário armazená-lo durante um período de tempo mais longo. 
Caso não tenha interesse em utilizar essa agua do cozimento você pode salgar a água quando for cozinhar.

A textura do grão de bico cozido:

Veja bem, a forma acima mencionada de cozinhar grão de bico é ideal para congelar. A textura é mais aldente o que permite que ao descongelar ele não perca muito de sua textura.

  • Grão de bico aldente é ideal para acrescentar em saladas, compor sanduíches, preparar o hamburguer ou inserir em ensopados. Isso garante que ele não perca sua forma.
  • Grão de bico macio é ideal para sopas cremosas, papinhas, pastas e tudo mais que precise processa-lo para que vire uma pasta. Por isso, se esse for o caso, ao descongelar em água quente mantenha os grãos cozinhando até atingir a textura desejada.

Cozinhando o grão de bico sem panela de pressão.

É possível cozinhar o grão de bico na panela convencional também.

Para isso deixe de molho o grão de bico por 12 horas, escorra, lave o grão e coloque em uma panela com 3 vezes a quantidade de água (por exemplo: 1 xícara de grão de bico demolhado, 3 xícaras de água).

Nesse momento você pode temperar a água com sal caso não vá utilizar a aquafaba em alguma outra preparação. Leve ao fogo alto até ferver, em seguida reduza o fogo e deixe cozinhar até que os grãos estejam macios.

Lembre-se de verificar o nível da água, caso perceba que evaporou e a água está insuficiente adicione um pouco mais.

Levara entre 30-40 minutos para que estejam macios. 

 

 

 

Como utilizar o grão de bico no dia a dia: 

Como disse, o grão de bico é muito versátil e você pode adicionar em várias preparações do dia a dia.

  • Sopas, papinhas e pastas.

O grão de bico quando triturado é extremamente cremoso e saboroso. 

Para deixar as papinhas de bebes mais cremosas experimente adicionar um pouco de grão de bico congelado ao bater.  Isso trará além de proteínas e fibras uma textura cremosa.

Da mesma forma acrescentar em sopas, batidas para uma textura cremosa ou em grãos para adicionar proteína em ensopados e caldos por exemplo.

Agora, preparar pastas de grão de bico, o famoso homus é minha forma favorita. Homus é uma preparação versátil que pode servir de petiscos, acompanhamento para carnes, composição de saladas. Adoro o quanto é versátil.

  • Saladas, hambúrgueres, sanduíches e outras preparações veganas

Adicione em suas saladas alguns grãos de bico e tenha uma textura saborosa. Seja preparando uma salada onde o grão de bico é o principal ingrediente como também complementando saladas de folhas.

Essa leguminosa recheada de proteína é um aliado do vegano incontestavelmente. Além de ser nutritivo ao ser processado se transforma em uma massa maleável e fácil de modelar, por isso é um ingrediente muito querido ao preparar hambúrguer vegano como também falafel.

O segredo está no tempero, o grão de bico tem sabor suave e casa muito bem com sabores de temperos mais fortes.

  • Grão de bico assado

Assar grão de bico é uma ótima maneira de obter uma textura crocante e acrescentar sabor. Para isso, pré-aqueça o forno a 200°C e depois espalhe o grão de bico que esteve previamente de molho por 12 horas (não é necessário cozinhar nesse caso) em uma assadeira. Regue-os com azeite de oliva e tempere com especiarias como cominho, curry em pó ou páprica defumada e sal. Assar por 30 minutos, ou até dourar e estar estaladiço.

 

grão de bico assado em pote

Grão de bico assado

Petisco saudável e delicioso
Tempo de Preparação 10 minutes
Tempo para Cozinhar 40 minutes
Tempo Total 50 minutes
Course Acompanhamento
Cozinha brasileira
Quantidade 2 porções
Calories 236 kcal

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de grão de bico demolhado por 12 horas
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal à gosto
  • Páprica defumada à gosto

Instruções
 

  • Pré-aqueça o forno a 180º C
  • Descongele o grão de bico congelado em água fervente por 5 minutos, escorra e seque os grãos completamente.
  • Em uma tigela, adicione o azeite e os temperos e misture ao grão de bico até cobrirem todos os grãos com o tempero.
  • Transfira para a assadeira de modo que os grãos não fiquem sobrepostos.
  • Deixe no forno por cerca de 30 min (se você preferir mais macio, tire um pouco antes do forno)

Notas

Você também pode utilizar o grão de bico cozido ou enlatado, mas por conta da umidade interna do grão é possível que demore um pouco mais de tempo para secar o interior que pode ficar macio.
Também pode ser feito na airfryer, certifique-se de no meio do tempo balançar o cesto e de não sobrecarregar, é necessário que estejam em uma camada única.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

sopa creme de grão de bico simples
receita fácil de pasta de grão de bico
salada de grão e vinagrete

Resumindo:

O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteínas e minerais vegetais, e é um ótimo complemento a qualquer dieta saudável. Ao comprar grão-de-bico, certifique-se de verificar a embalagem para ter certeza de que está fresco e não ultrapassou sua data de validade. Uma vez adquirido o grão de bico, é importante armazená-lo adequadamente em um recipiente hermético em local fresco e seco.

A demolha do grão de bico antes de cozinhar não é necessária, mas pode ajudar a reduzir o tempo de cozimento e melhorar sua textura. O grão de bico pode ser cozido de várias maneiras, incluindo ferver, assar e até mesmo fritar. Se você tiver sobras de grão de bico, congelá-las é uma ótima maneira de armazená-las para uso posterior.

Agora que você sabe como comprar, armazenar e cozinhar grão de bico, você está pronto para começar a cozinhar!

Ariana Pazzini

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

17 respostas

  1. Pingback: Guia para virar vegano: confira dicas | A casa encantada
  2. Pingback: Salada de grão de bico fácil e refrescante | A casa encantada
  3. Pingback: Receitas de salada para o verão | A casa encantada
  4. Pingback: Receitas deliciosas que vão fazer você comer mais salada | A casa encantada
  5. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada
  6. Pingback: Como Planejar Uma Refeição 100% Vegana - Cardápio Vegano | A casa encantada
  7. Pingback: Bolinho de grão-de-bico e ricota - Saudável e saboroso | Mel e Pimenta
  8. Também adoro!!!!
    Aqui em casa tenho o hábito de fazer uma salada do grão de bico com bacalhau desfiado muito azeite alho e salsinha, pode se colocar um outro peixe fresco em tirinhas um pouco de limão e shoyu fica ótimo!!!!???

  9. Ari obrigada pelas dicas, vou colocá-las em prática!!! E adoro salada de grão de bico! Geralmente faço com lascas de bacalhau, mas agora vou testar esta sua receita!!!! Bjssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…