Como fazer grão de bico? Confira!

receita de vinagrete de grão de bico
grão de bico
 

Grão de bico é algo que amo, normalmente tenho vontades instantâneas, para isso mantenho sempre algumas porçõezinhas no meu congelador! Congelar o grão de bico cozido faz com que eu tenha a praticidade que eu preciso no dia-a-dia. Sem abrir mão dos benefícios, perde-se parte dos nutrientes com o congelamento?

Sim, mas convenhamos que com a correria dos nossos dias prefiro perder parte à deixar de comer por falta de tempo! Então congelemos! Se ainda não congela seus alimentos, o que está esperando? Você pode economizar tempo e aumentar a variedade de sua alimentação durante a semana. Rico em proteínas, fonte de ferro e magnésio e de baixo índice glicêmico. Este grãozinho de sabor suave é inegavelmente um super aliado para quem não consome carne e recomendado para todas as idades!

A casquinha que envolve este grão é muito rica em fibras, tem quem retire por não ser digestiva, mas para quem como eu precisa de mais fibras a casquinha é aliado! Não me faz mal algum, congelo com casquinha. Se por acaso no dia que for preparar para alguém que tem problemas digestivos estiver para o jantar eu retiro, caso contrario vai embalada por fibras!

Mas vamos ao que interessa!

Como fazer grão de bico?

Você pode cozinhar a quantidade que quiser, tudo depende do tamanho do seu freezer e da escolha certa dos recipientes. Portanto tenha em mente que o consumo ideal é em 3 meses no máximo, aqui comemos pelo menos 1 vez na semana.

Com casquinha ou sem casquinha?

Eis a questão, isso é muito pessoal, uma das dicas para grão de bico é que a casca é cheia de fibras e nos faz muito bem. Porém pessoas mais sensíveis sentem o pesar no estômago quando consomem, fica opcional aqui retirar ou não! Mas também não é bicho de 7 cabeças, você aperta o grãozinho e a pele já se separa por completo, aqui em casa tenho um ajudante mirim que adora fazer esta parte, coloco sua cadeirinha ao meu lado da pia e rapidinho terminamos!

Dicas de como fazer grão de bico: congelando

Em primeiro lugar, você pode descongelar no micro-ondas, em potência média de 1 em 1 minuto até que todos os grãos estejam descongelados. Ou direto na preparação quente pois o grão de bico descongelará com o calor. A forma de preparação fica por conta do freguês, adoro fazer quentinha com muita cebola e curry, sopa fica sensacional. Pastinha com ela triturada, sopas, papinhas também.

Mas uma amiga um dia perguntou se eu conhecia a saladinha de um fast-food que continha um vinagrete de grão de bico bem gostoso, fui logo pesquisar! Fiz e esta é a forma que mais consumimos hoje aqui em casa. Fiz algumas adaptações e cheguei nesta delicia que pode ficar por até 3 dias pronta na geladeira. Perfeito para a marmita da semana.

Por fim, se você como eu adora uma salada rica de uma olhada neste post com uma variação bem legal de saladas e 3 molhos incríveis! Entretanto, se quer mais dicas de congelamento, este post é para você, dicas de congelamento que salvarão a semana! Grão de bico é super versátil, um grande aliado da alimentação saudável, você pode aproveitá-lo de várias formas:

Como congelar grão de bico

Tempo de Preparação30 mins
Tempo de congelamento2 hrs
Congelados
Keyword: como congelar banana, como congelar grão de bico, grão de bico cozido
Autor: Ariana Pazzini

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de grão de bico
  • 4 xícaras (de chá) de água para deixar de molho
  • 6 xícaras (de chá) de água para cozinhar
  • 1 pitada pitada de sal
  • 1 fio fio de azeite
  • 4 xícaras (de chá) de água gelada para o resfriamento

Instruções

  • Coloco de molho 2 xícaras de grão de bico de um dia para o outro, no mínimo 12 horas antes de cozinhar, isso diminuirá o tempo de cozimento e neutralizará o ácido fítico (que impede a absorção  de proteínas, minerais e vitaminas),
  • use sempre 2 medidas ou mais de agua filtrada para cada medida de grão.
  • Depois do tempo de molho, retire a água e lave os grãos, leve o grão de bico para a panela de pressão, coloque agua suficiente para cobrir (3 dedos acima do limite dos grãos) adicione sal, azeite e leve ao fogo,
  • assim que pegar pressão cozinhe por 15 minutos.
  • Retire a pressão e se for congelar dê o choque térmico, escorrendo os grãos da agua quente e transferindo os grãos para uma vasilha com agua gelada e algumas pedras de gelo, este resfriamento garantirá que seus grãozinhos percam o mínimo possível de nutrientes ao ser congelado e garanta a textura após descongelar.
  • Retire os grãos da água e escorra,
  • separe quantidades individuais em saquinhos ou em pequenos potinhos.
  • Lembre-se sempre de colar alguma etiqueta com o nome da preparação, a forma de descongelamento e a data que foi preparado, no freezer os saquinhos ficam muito parecidos e a chance de descongelar coisa errada fica grande, as instruções de descongelamento também facilitam caso outra pessoa além de você vá descongelar e preparar.
  • Eu descongelo no vapor mas funciona muito bem no microondas em potência média, coloque sempre em vasilha destampada e programe para 1 minuto, isso vai depender bastante da quantidade que você congelou, adicione mais tempo caso perceba que ainda está congelado.

Notas

Validade: 3 meses no freezer
Retore o máximo de ar do saquinho para não criar cristais de gelo ou queimar seu alimento com o frio do congelador.

Salada agridoce de Grão de Bico

Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 40 mins
Course Acompanhamento
Quantidade 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 xícara de chá de grão de bico cozido,
  • 2 tomates italianos cortados em cubinhos
  • 1 pepino japonês sem casca e sem semente em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de azeitona em rodelas,
  • 1 cebola roxa pequena cortada em cubinhos
  • 2 astes ou mais de cebolinha fatiada,

Para o molho

  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 2 colheres de sopa de melado de cana,
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon,
  • 2 limões cravo
  • sal e pimenta á gosto.

Instruções
 

  • Misture todos os ingredientes da salada,
  • misture todos os ingredientes do molho batendo com um garfo para emulsionar,
  • Regue a salada, misture bem e se achar necessário acerte o sal e a pimenta.

Notas

Acrescente palmito, brotinhos, frutas como carambola e deixe sua salada ainda mais rica!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

17 respostas

  1. Pingback: Guia para virar vegano: confira dicas | A casa encantada
  2. Pingback: Salada de grão de bico fácil e refrescante | A casa encantada
  3. Pingback: Receitas de salada para o verão | A casa encantada
  4. Pingback: Receitas deliciosas que vão fazer você comer mais salada | A casa encantada
  5. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada
  6. Pingback: Como Planejar Uma Refeição 100% Vegana - Cardápio Vegano | A casa encantada
  7. Pingback: Bolinho de grão-de-bico e ricota - Saudável e saboroso | Mel e Pimenta
  8. Também adoro!!!!
    Aqui em casa tenho o hábito de fazer uma salada do grão de bico com bacalhau desfiado muito azeite alho e salsinha, pode se colocar um outro peixe fresco em tirinhas um pouco de limão e shoyu fica ótimo!!!!???

  9. Ari obrigada pelas dicas, vou colocá-las em prática!!! E adoro salada de grão de bico! Geralmente faço com lascas de bacalhau, mas agora vou testar esta sua receita!!!! Bjssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…