Filé de peixe crocante perfeito? Conheça dicas

filé de peixe

Olha, eu não sei vocês, mas eu particularmente acho que filé de peixe crocante é um dos melhores preparos de peixe que existem. Quando bem temperadinho, com aquela carninha macia por dentro e a casquinha crocante por fora… Hummm, parece que dá pra sentir o gosto na boca só de falar.

Aqui em casa a combinação ideal é: um belo dia de muito sol e bastante calor, um baldinho de cerveja bem gelada e uma generosa porção de filé de peixe frito. Além disso, pra completar e deixar tudo melhor ainda, só aquele limãozinho espremido por cima. 

Mas atenção, muito cuidado com a mistura de sol e limão. Afinal, bastam poucas gotas para provocar sérias queimaduras e manchas que podem deixar marcas para sempre na pele. Então, sempre que tiver contato com limão, lave bem as mãos antes de se expor ao sol.

Vamos ao filé de peixe crocante perfeito

Para obter um filé de peixe bem crocante, algumas etapas devem ser levadas em consideração. A escolha do tipo de peixe, por exemplo, influencia diretamente o resultado final. Sendo assim, o ideal são aqueles de carne firme. Outro detalhe importante é escolher peixes que tenham pouca gordura e espinha.

Aqui em casa, os nossos preferidos para empanar são: tilápia, linguado, pescada branca, namorado e merluza. Qualquer um deles que tiver na peixaria é sucesso garantido.

Do mesmo modo, no tempero, evite utilizar ingredientes líquidos e/ou oleosos. Logo, o recomendado mesmo é utilizar somente sal e pimenta, pois isso garante que os filés fiquem bem sequinhos e não umedeçam na hora de fritar.

Mas, se você não abre mão de um limão espremido também no tempero, a recomendação é temperar com no mínimo 2 horas de antecedência, separar os filés lado a lado em um refratário e deixar na geladeira.

Não se preocupe se acumular um pouquinho de água, ela não vai comprometer a crocância. Talvez não fique tão sequinho quanto se tivesse apenas sal e pimenta, mas ficará igualmente gostoso.

Próximos passos

O próximo passo é preparar um mistura de farinha de trigo e fubá. Primeiramente, coloque partes iguais dos dois ingredientes e misture bem. Em segundo lugar, passe filé por filé e garanta que todo o peixe fique coberto.

Depois é que vem a melhor parte e onde está o verdadeiro segredo da crocância: água gelada! Em uma tigela, coloque bastante gelo e água e mergulhe bem rapidinho os filés enfarinhados. É fundamental que a água esteja bem gelada e que você passe os filés rapidamente, apenas para molhar a farinha e ela não escorrer ou sair.

Em seguida, empane com farinha panko e frite em óleo bem quente até ficarem douradinhos.

Para facilitar, vou resumir as etapas e os ingredientes necessários para um filé de peixe crocante perfeito:

  • filé de peixe de carne firme, com pouca gordura e espinha;
  • temperos secos, como sal e pimenta;
  • mistura de farinha de trigo e fubá;
  • água com muito gelo;
  • farinha panko;
  • óleo bem quente.

Dica final: se desejar, sirva acompanhado de maionese caseira, molho tártaro ou simplesmente mostarda. Depois volta aqui no blog e me conta se ficou ou não incrível, hein?

Como fazer filézinho de peixe crocante

Gostou? Veja também outras receitas como esta aqui no nosso blog:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

12 respostas

  1. Pingback: O que pode comer na sexta-feira santa? | A casa encantada
  2. Pingback: Os vegetais que melhor se combinam para fazer saladas
  3. Pingback: Seleta de legumes e feijões como congelar? | A casa encantada
  4. Pingback: 18 receitas de filé de tilápia para um cardápio saboroso | Receitas do Dia
  5. Pingback: FILÉ DE PEIXE CROCANTE | Peixaria
  6. Pingback: Receita de Farinha Panko feita em casa | A casa encantada
  7. Pingback: Receita de Farinha Panko feita em casa | A casa encantada
    1. OLa Carlos! Não espirra, você passará primeiro na farinha de trigo, mergulhar na água e em seguida passar na farinha panko, formando uma crosta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…