Fondue de carne, queijo ou chocolate? DifÃcil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou sem auxÃlio do rechaud.
Aqui em casa gosto de preparar fondue para noites românticas a dois, sempre acompanhado de um bom vinho. E uma dica: nada desperta melhor o romance do que preparar a refeição juntos, cuidar de todos os detalhes, temperar os ingredientes, colocá-los na panela, sentir aquele cheirinho subindo, provar os temperos.
Só então, sentar-se para, confortavelmente, brindar a uma deliciosa refeição. O fondue é a prova viva disso.
E engana-se quem pensa que a história do fondue sempre foi cercada de luxos e riquezas. Assim como a nossa feijoada, a origem desse prato tem uma origem bem humilde, longe dos holofotes dos restaurantes cinco estrelas.
O prato suÃço foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, devido à dificuldade dos camponeses, principalmente das regiões da montanha, buscarem alimento nas cidades por causa da guerra e frio intenso.
Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muitos laticÃnios. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para aguentar o frio.
A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava. Apesar da história documentar isso como a difusão do fondue, há livros que documentam seu surgimento já em 1699!
A fama do fondue de carne
O fondue de carne só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet SuÃsse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa. Apesar de ter surgido de forma simples, o fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque ganhou ingredientes com um preço um pouco mais elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.
Noites de fondue eram moda nos Estados Unidos dos anos 1960, e diversos livros sobre o prato foram publicados no paÃs nessa época. Além de receitas, os livros incluem dicas de segurança (afinal, os convidados se servem ao redor do fogo!) e de etiqueta em festas do tipo, diz a Enciclopédia Oxford de Comida e Bebida nos EUA.
5 curiosidades sobre o fondue
1- A expressão fondue vem do termo francês. Já que a França faz fronteira com a SuÃça. Seu significado é derreter ou fundir.
2- O fondue de queijo fica uma delÃcia quando harmonizado com vinho branco. Nesse caso, as versões feitas a partir da chardonnay com pouco de madeira são a dica.
3- Já o de carne fica perfeito com vinho tinto. Experimente os mais suaves. Entre os vinhos tintos mais jovens, prefira os feitos com uva Merlot ou um italiano preparado a partir da uva Primitivo.
4- E com o de chocolate? AÃ, a recomendação vai pros vinhos mais adocicados. Embora a decisão mais tradicional seja o bom e velho vinho do porto.
5- Hoje, é comum as pessoas reunidas em volta da mesa brincarem de desafios. Quem derruba algo na panela cumpre uma tarefa decidida pelo restante do grupo. E assim a brincadeira e o comes e bebes vão longe!
Vamos ao passo a passo? Lembrando que indicarei também quatro molhos super práticos de fazer com ingredientes que você tem agora na sua geladeira, mas é claro que você pode inovar e fazer o que sua criatividade mandar!
Antes de ir, confira outras receitas únicas:
Ingredientes
- 1 quilo de filé mignon
- 60 ml de conhaque
- Sal a gosto
- Óleo para fritura
Instruções
- Para preparar a carne, corte o filé mignon em cubos de 2cm. Em um recipiente, tempere os cubos de carne com o conhaque, sal e pimenta.
- Aqueça o óleo para fritura e quando estiver bem quente, transfira para um rechaud de fondue.
- Espete os cubos de carne com os espetinhos para fondue, mergulhe no óleo e frite até dourar – agora basta servir e comer com os seus molhos preferidos!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Ingredientes
Para o molho de queijo, você precisa:
- 1 xÃcara de chá de creme de leite fresco
- 150 gramas de queijo gorgonzola
- 1/2 xÃcara de chá de vinho branco
Para o molho de mostarda e alcaparras, usaremos:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 1 xÃcara de chá de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- Pimenta-do-reino preta moÃda a gosto
Para o molho de cerveja, estes são os ingredientes:
- 1/2 xÃcara de chá de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1/2 xÃcara de chá de cenoura em cubos
- 1/2 xÃcara de chá de salsão picado
- 300 ml de cerveja preta
- 1/2 xÃcara de chá de caldo de carne
- Ramos de tomilho e alecrim
- 1 e 1/2 xÃcara de chá de creme de leite fresco
- Sal e pimenta-do-reino preta moÃda a gosto
Instruções
Molho de queijo
- Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Aqueça até ferver mexendo sem parar. AÃ, basta transferir para um recipiente e servir.
Molho de mostarda e alcaparras
- Aqueça uma panela com a manteiga. Refogue a cebola e as alcaparras rapidamente. Em seguida, junte o restante dos ingredientes e mexa bem até ferver. Tempere com sal e pimenta e sirva em um recipiente.
Molho de cerveja
- Em uma panela, refogue a cebola, o salsão e a cenoura. Adicione a cerveja, o caldo de carne, os ramos de tomilho e alecrim, e deixe ferver até reduzir pela metade.
- Assim que tiver reduzido e engrossado, coe para remover os pedaços dos ingredientes, pois queremos os seus sabores e aromas.
- Retorne o lÃquido para a panela e junte o creme de leite fresco. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até engrossar mais um pouco – aÃ, basta transferir para um recipiente e servir.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.