Macarrão cremoso para derreter na boca

macarrão cremoso

Renovar a rotina é sempre bom – e isso se aplica, também, à cozinha. Porém, geralmente pratos inovadores ou são difíceis de preparar ou levam ingredientes não muito comuns. Mas com o macarrão cremoso é diferente.

Esqueça a panela de pressão, pois a versão que trago é muito mais simples e prática. Nesse sentido, é possível fazer um macarrão cremoso saboroso com apenas alguns ingredientes. Além disso, o tempo de cozimento é menor.

Transforme e incremente a sua macarronada de domingo. Surpreenda a todos!

Origem antiga e misteriosa

O macarrão não tem um inventor definido. Até hoje, não se sabe sua origem ou quando teria surgido. Porém, seus primeiros registros datam de uma época muito longínqua.

De acordo com textos antigos, sua existência vem de antes de Cristo. Isso porque, em 2.500 a.C., havia relatos de uma pasta que era cozida com cereais e água.

A primeira referência ao protagonista do nosso macarrão cremoso como conhecemos ocorre apenas no século 5 antes de Cristo. Na época, seu consumo era exclusivo a cerimônias religiosas.

macarrão cremoso
Macarrão cremoso é tudo de bom. (Reprodução/Shutterstock)

Do passado no Oriente até o macarrão cremoso

O macarrão “ancestral” teria chegado ao Ocidente por meio de Marco Polo, mercador veneziano, no ano de 1295. Entretanto, há um furo nessa história. Já em 1279, na Itália, o alimento tinha sido registrado como parte dos bens de um soldado.

Porém, a coisa fica ainda mais complicada. Isso porque, durante a Idade Média, o termo “macarrão” referia-se a diferentes tipos de massa. Por isso, os historiadores gastronômicos indicam os árabes como os inventores.

De acordo com essa versão, a massa árabe chegou à Sicília no século 9 e rapidamente se popularizou e conquistou o resto do país. No entanto, apesar de toda essa confusão, há uma certeza. A partir do século 13, os italianos tornaram-se os maiores consumidores e difusores do alimento.

O alimento de muitos nomes

Apesar de ser uma “invenção” árabe, a origem da palavra “macarrão” é italiana. Desde a Idade Média, alguns tipos de massa já ganhavam o nome de “macaroni” (ou “maccheroni”, como é atualmente escrito).

Acredita-se que o termo é uma variação da palavra grega “makaria”, um tipo de massa cujo consumo ocorria no período de luto. Todavia, outro termo também foi muito utilizado para se referir ao macarrão. Entre 1500 e 1800, utilizava-se “vermicelli” – que foi, aos poucos, se desassociando por conta de sua origem na palavra “verme”.

Atualmente, no mundo, são mais comuns as palavras “spaghetti” ou “pasta”. Aliás, a palavra “pasta” tem origem latina. Desde da antiguidade dizia respeito a uma massa feita de farinha.

Ou seja, desde o nome até sua invenção, o macarrão une culturas e povos diferentes. Talvez esse seja o motivo pela macarronada de domingo ser responsável por juntar a família em um almoço, não é mesmo?.

Agora que já alimentamos o nosso cérebro com tanta curiosidade, vamos à receita do nosso macarrão cremoso?

macarrão cremoso

Macarrão cremoso

Ingredientes
  

  • 2 e ½ litros de água
  • Sal a gosto
  • 500 g de macarrão
  • 1 sachê de molho de tomate pronto
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 250 ml de leite
  • 200 g de presunto
  • 250 g de queijo muçarela

Instruções
 

  • Em uma panela média ou grande, coloque a água e deixe ferver.
  • Acrescente o sal. Depois, adicione o macarrão e deixe-o cozinhar até ficar al dente.
  • Escorra a água e reserve o macarrão.
  • Em uma panela, coloque o molho, o creme de leite, o leite e uma pitada de sal. Misture tudo.
  • Depois, leve ao fogo baixo só para aquecer.
  • Acrescente o macarrão ao molho e misture bem. Em seguida, acrescente o presunto e a mussarela previamente fatiados.
  • Está pronto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…