Já se perguntou se o que te vendem por aí como molho à bolonhesa tem alguma coisa da receita tradicional?
Principalmente aquele molho que está na prateleira do supermercado é mesmo um legítimo bolonhesa? Eu demorei muito para dividir com vocês este molho bolonhesa, principalmente porque falar sobre as tradições de outro povo é uma super responsabilidade, não é mesmo? Ainda mais um prato com as raízes deste tão tradicional molho italiano.
Molho Bolonhesa
Ingredientes
- 200 g de bacon em cubinhos pequenos
- 1 kg de carne moída eu utilizei patinho,
- 1 fio de azeite
- 1/4 de xícaras (de chá) de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos
- 6 talos de salsão fatiados finamente
- 4 cenouras em cubinhos pequenos
- 2 xícaras de chá de leite,
- 2 xícaras de chá de vinho branco,
- 340 g de molho de tomate
- 1 kg de tomate sem pele e sem semente - veja aqui como fazer,
- 1 litro de caldo de legumes se não tiver substitua por água filtrada,
- Noz moscada sal e pimenta á gosto.
Instruções
- Leve ao fogo uma panela grande com o azeite, frite o bacon e quando estiverem douradinhos retire o excesso de gordura, na mesma panela refogue a cebola, a cenoura e o salsão.
- Quando a cebola estiver ficando branquinha, adicione a carne moída, a manteiga e refogue até perder o tom rosado.
- Adicione o vinho e deixe secar, quando secar adicione o leite e a noz moscada e espere secar também, mexendo para não queimar.
- Adicione o molho de tomates, os tomates, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 1 à 2 horas, adicionando sempre que estiver secando 1 xícara de caldo ou a água para evitar que queime.
- Faça isso até acabar todo o caldo, corrija o sal se necessário no final.
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
O que vemos por aí é uma mistura de muitas influências, cada um deu seu toque no tradicional molho de bologna. E por aí foi, como um telefone sem fio cheio de adaptações. Vamos dizer então que este é o molho à bolonhesa legítimo da minha cozinha, que pode ser da sua também!
Embora o tempo de preparo seja mais longo que de um simples molho com carne moída, vale à pena fazer uma grande quantidade e congelar o molho excedente para dias que dá vontade de uma lasanha à bolonhesa, uma massa ou só para ter uma proteína em molho no freezer também! Em conclusão, versatilidade na cozinha é tudo!
Apesar do espaguete não ser o match perfeito do molho à bolonhesa, eu simplesmente amo unir os dois, é comida de infância, prato reconfortante, coisa boa de comer no friozinho e tal!
Não se assuste com o tempo de cozimento, lembra que te contei que programo minhas refeições aos domingos? Pré preparo, congelo, deixo as frutas lavadas, cortadas e secas na geladeira…
É neste dia, que você está se dedicando à cozinhar que é hora de preparar o molho. Dessa forma, você pode usar parte para fazer aquela lasanha, parte para colocar com macarrão cozido no potinho e outra parte para congelar só o molho e usar a criatividade durante a semana!
Veja aqui outros posts que podem ajudar com essa receita:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
7 respostas
Ótima essa receita, simples de se fazer e pelo que vi, fica uma delícia. Vou mostrar para minha esposa agora mesmo.
Muito bacana a receita, farei hoje inclusive. haha Gostei muito do seu blog, irei acompanha-lo. bjss