Hoje, entramos em nossas origens brasileiras para experimentar um prato tradicional: a galinhada. Um prato emblemático do Brasil, preparado com arroz e frango.
A culinária brasileira foi influenciada por países como: Índia, Portugal e África. Além disso, existem outras comunidades que contribuíram para sua riqueza. São elas: Japão, Itália, alguns países árabes, Alemanha e leste da Espanha.
Nesse grande território brasileiro, cada região desenvolve especialidades próprias e cada estado oferece pratos que refletem suas paisagens e condições climáticas. Sem dúvida, uma mistura de cultura e origens que reflete os sabores e aromas de sua culinária.
*Leia também: LASANHA DE BERINJELA VEGETARIANA
Mas o que é a galinhada?
Em síntese, é um prato tradicional do Brasil, preparado com arroz e frango e sua cor amarela é dada pelo açafrão. Sua origem vem dos estados de Minas Gerais e Goiás.
Enquanto isso, o frango tem sido uma das carnes mais consumidas e abundantes do planeta. As galinhas chegaram no Brasil com os portugueses, os primeiros a desenvolver um sistema agrícola no país.
No final do século 20, o frango era a carne mais consumida no Ocidente, mais do que qualquer outro animal. Portanto, hoje vamos preparar a galinhada da maneira mais tradicional, ou seja, com arroz e frango.
O prato que apresentaremos hoje é uma adaptação da receita de um dos melhores chefs Brasil e do mundo: Alex Atala. Ele transformou pratos tradicionais e adapta as técnicas culinárias francesa e italiana aos ingredientes nativos brasileiros.
Para isso, contaremos alguns truques deste famoso chef para preparar esta receita suculenta. Ela também tem pimentão e tomate, mas geralmente usa páprica em vez de açafrão.
Ingredientes
- 6 peitos frango cortados em pedaços
- 2 cubos caldo de galinha diluídos em 100 ml de água fervente
- Suco de um limão
- 5 colheres sopa de óleo
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes alho amassados
- 400 g arroz lavado e escorrido
- 2 tomates descascados, sem polpa e picados
- 1 pimentão verde sem sementes e picado
- 4 colheres sopa de ervilhas
- Açafrão
- 1 colher sopa de salsa picada
- 1 colher sopa de coentro picado
- Sal
- pimenta
Instruções
- Misture o frango, o caldo de galinha, a salsa, o coentro e o suco de limão. Deixe marinar por 2 horas.
- Aqueça o óleo em uma panela grande e doure os pedaços de frango e deixe fritar por 3 minutos em fogo alto. Mexa constantemente.
- Adicione a cebola e o alho. Cozinhe por 5 minutos em fogo alto e mexa sempre.
- Adicione o arroz, açafrão, tomate, pimentão e ervilha. Misture bem e cubra com 3 xícaras de água fervente.
- Mexa bem e cozinhe por 15 minutos em fogo médio/ baixo, mexendo delicadamente para que o arroz não grude no fundo da panela.
- Se necessário, adicione água fervente durante o cozimento até o arroz estar cozido e macio.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
*Leia também: RECEITA DE PURÊ DE COUVE FLOR
Da mesma forma, uma grande vantagem deste prato é o custo benefício, pois poderia alimentar um número significativo de pessoas a um custo muito baixo.
Misturar arroz e frango ou outra proteína é uma prática comum de acordo com muitos países. Por isso, este suculento prato brasileiro também pode ser preparado com feijão, palmito pupunha e pequi.
Além disso, eles dizem que é a melhor receita para curar uma ressaca.
Compartilhe sua opinião se você gostou dessas receitas. Marque-nos no Instagram, mencionando nosso perfil com a hashtag #acasaencantada.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
6 respostas
Fiz essa receita e simplesmente ficou deliciosa!