Molho de iogurte para fugir do comum

5 from 1 vote
molho de iogurte

O iogurte é um dos meus alimentos preferidos simplesmente porque dá para fazer muitas coisas com ele. Primeiramente, é bom puro, com frutas picadas ou batidas e até com granola e mel. Além disso, é possível inventar diferentes sobremesas utilizando o ingrediente, assim como patês e massas. Aliás, pães e bolos fofinhos não estão de fora de sua versatilidade. Sendo assim, hoje, ampliando seus horizontes, trago o passo a passo do molho de iogurte.

Esta receita é perfeita para quem já se cansou de temperar vegetais e legumes com o vinagre e o azeite de sempre. Mais do que somente dar aquele “up” na salada, também pode acompanhar peixes e pratos à base de frango e carne.

Além de ser muito fácil de fazer, essa opção é muito econômica. Isso porque o iogurte pode ser feito em casa, bastando 120 gramas de iogurte natural sem açúcar e 1 litro de leite integral fresco.

Molho de iogurte feito em casa

Existem diferentes maneiras de fazer iogurte caseiro, mas o jeito mais prático, na minha opinião, é ferver bem o leite, esperar amornar e adicionar o iogurte aos poucos, sem mexer. Depois disso, deixe a mistura em repouso, dentro de um recipiente com tampa, por 24 horas em temperatura ambiente. Coloque na geladeira por algumas horas e pronto!

Um potinho de pouco mais de 100 gramas vira 1 litro de iogurte saudável e natural, que você pode ser consumir no café da manhã, na saladinha do almoço ou na sobremesa caprichada do fim de semana.

molho de iogurte

Imunidade e digestão em dia

Além de ser um ingrediente prático e versátil, o consumo regular de iogurte faz bem à saúde. Rico em probióticos, que são bactérias benéficas encontradas na flora intestinal, o alimento tem o poder de aumentar a imunidade, pois facilita a absorção de nutrientes. Os probióticos também são responsáveis pela boa digestão e saúde do intestino.

O iogurte ainda é uma importante fonte de cálcio, proteína e vitaminas do complexo B. Portanto, seu consumo ajuda a fortalecer ossos, músculos e protege o sistema nervoso.

Alternativas ao iogurte

Se você sofre com a intolerância à lactose ou não consome produtos lácteos por outros motivos, existem atualmente no mercado várias opções de iogurte sem lactose e até mesmo iogurte vegano com o mesmo sabor e a mesma textura.

No caso dos produtos veganos, eles podem ser à base de soja, coco, amêndoas, castanha de caju e até de biomassa de banana verde.

Na receita de molho de iogurte que vou apresentar a seguir, é possível substituir o ingrediente por essas alternativas sem medo. E então, vamos lá?

molho de iogurte

Molho de iogurte para salada

5 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 170 g de iogurte natural ou 1 copo de iogurte caseiro
  • 1 colher de sopa de cebola picada ou ralada
  • 1 colher de sopa de salsinha fresca bem picada
  • 1 colher de sopa de tomates bem picados
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Sal e limão a gosto

Instruções
 

  • Coloque, em uma molheira, a cebola, a salsinha e os tomates.
  • Adicione o iogurte.
  • Misture bem.
  • Adicione algumas gotas de suco de limão, sal a gosto e o azeite de oliva extra virgem.
  • Misture tudo novamente.
  • Sirva sem moderação 😀

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…