Sopa de legumes para nutrir e esquentar!

sopa de legumes

Não existe nada mais democrático que a sopa de legumes. Isso porque, nela, você consegue adicionar somente o que gosta. Assim, o prato, além de saboroso, não deixa de ser nutritivo. Inclusive, não dá pra negar que nesse frio é uma ótima pedida. Afinal, é algo rápido e fácil de preparar.

Por sua vez, é um ótimo jeito de fazer as crianças comerem legumes! Desse modo, é possível disfarçar o gosto ou a aparência de algum alimento para o qual elas torcem o nariz.

Benefícios da sopa de legumes

Ajuda a emagrecer: Sim, a sopa de legumes é uma ótima aliada para emagrecer. Isso porque ela proporciona saciedade. Aliás, um ótimo jeito de comer menos na refeição principal é consumir um pouco de sopa antes.

Auxilia na recuperação: Principalmente no inverno, é comum ficarmos resfriados. Neste cenário, perdemos o apetite, o paladar é afetado e não sentimos vontade de comer. Inclusive, isso pode ocorrer também no pós-cirurgia. Portanto, em ambos os casos, precisamos de algo nutritivo e simples de fazer. Sendo assim, a sopa é um alimento ideal para aumentar a imunidade sem esforço.

Melhora a digestão: A sopa de legumes é um prato de fácil digestão. Não somente por conta dos ingredientes, mas também pelo longo cozimento dos alimentos. Desse modo, não só a mastigação é simplificada, mas também a digestão.

Evita o desperdício de alimentos: Sabe aqueles legumes que sobraram da salada? Ou até do almoço ou jantar? O melhor destino para eles é uma sopa. Nesse sentido, dá pra usar aqueles que estão prestes a estragar, evitando, assim, o desperdício. Aliás, é possível utilizar alimentos como beterraba e cenoura pré-cozida para incrementar o caldo, tornando-o ainda mais nutritivo.

Quase não possui restrições: Pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar precisam ter atenção especial na hora de consumir diversos pratos. No entanto, com a sopa de legumes essa preocupação é bem menor. Nesse sentido, pessoas de todas as faixas etárias, gestantes ou não, podem consumi-la. Contudo, é preciso que os diabéticos cuidem apenas com a quantidade de carboidratos na receita. Alimentos como mandioca, arroz, batata e macarrão devem ser evitados.

Quais legumes usar?

Quando falamos sopa de legumes, as possibilidades são enormes. Por isso, apesar de apresentarmos uma sugestão de receita, também queremos fornecer algumas alternativas. Até porque pode ser que você não goste ou até não possa comer algum dos ingredientes.

Além do mais, para que a sopa contribua com uma boa quantidade de vitaminas e minerais, é preciso equilibrá-la adequadamente. Então, separamos algumas dicas:

  • Sabemos que a sopa é de legumes, mas por que não acrescentar alguns vegetais? Nesse sentido, abuse de repolho, chuchu e espinafre. São super nutritivos e têm inúmeros benefícios à saúde;
  • Atente-se ao excesso de carboidratos. Portanto, evite exagerar na quantidade de alimentos como batata, inhame e mandioca;
  • Não é preciso usar todos os legumes para que o valor nutritivo da receita seja alto. Juntar tudo só faz com que a sopa fique com alto valor calórico.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…