Este chá gelado de pêssego é fruto da minha inquietude quando provo algo gostoso na rua.
Dias destes recebemos o casal Na Minha Panela aqui em São Paulo, fomos dar uma volta e conhecer lugares no centro da cidade.
Neste tour de boa comida passamos pelo Mundo Pão do Olivier, que além de pães fantásticos tinha justamente uma bebida parecida com o que vou ensinar, de fazer suspirar! Saborosa, fresca, com açúcar na medida certa e sabor natural de pêssego!
Desde então estou com ela na cabeça e assim que encontrei no hortifruti pêssegos maduríssimos em promoção não tive dúvidas, levei pra casa com o pensamento na iguaria do Olivier!
Segredo para chá gelado de pêssego caseiro!
A receita deste xarope de pêssegos é super fácil, o segredo é ter pêssegos bem maduros, o sabor adocicado não encontramos nos pêssegos mais verdes.
Aliás, o legal é que com este xarope dá para aromatizar qualquer tipo de chá!
Eu fui de chá mate, como já contei neste post como faço o chá mate gelado substituindo o limão por fatias de pêssego, mas ele cai super bem com chá branco, chá verde, chá inglês…
O legal é que você pode servir o xarope ao lado do chá gelado para que cada pessoa possa dosar a quantidade de doçura que desejar.
Como também pode preparar uma linda jarra de chá gelado de pêssego, já incluindo o xarope para servir em festas por exemplo. Centralize a jarra na mesa e em um cooler térmico pequeno adicione o gelo com folhas de hortelã e copos com canudos. Assim cada convidado da sua festa consegue se servir a vontade.
Os ingredientes para o chá de pêssego:
Preferencialmente maduros. Eu sempre aproveito pêssegos em promoção no hortifruti. Geralmente são pêssegos super maduros perto de começar a estragar. De longe esses são os melhores pêssegos para preparar o extrato para o chá, eles estão no auge do seu sabor e doçura. Caso algum pêssego esteja machucado ou com manchas escuras, é só desprezar essa parte e segue o baile.
Eu prefiro o sabor do açúcar. Mas não exite em fazer essa receita de chá de pêssego caso você tenha alguma restrição. O açúcar comum pode ser substituído por mel, melaço de cana, açúcar de coco, xylitol, açúcar mascavo.
Apenas defina qual o ponto de doçura que você quer.
Você pode adoçar com o xarope de pêssego o chá de sua preferencia.
Prefiro o chá mate gelado, acho uma combinação incrível e muito mais saborosa que a versão chá de pêssego do supermercado.
Mas você pode optar por adoçar o chá verde, chá de outras frutas ou então chá de flores (camomila fica fantástico e super delicado).
Bem, água é água. Preferencialmente utilize água filtrada ou mineral para preparar o extrato de pêssego.
Outros ingredientes que podem ser adicionados ao chá de pêssego
- Rodelas de limão ou laranja. Eu adoro adicionar ao copo de chá gelado de pêssego algumas rodelas de cítricos. Laranja ou limão compõe super bem.
- Água com gás para uma versão borbulhante. Você pode negar o chá e preparar um copo com muito gelo e água com gás. Adoce com o xarope de pêssego e terás um refrigerante caseiro de pêssego.
- Ervas. Como já disse no post do chá mate gelado. Prepare pedrinhas de gelo com folhas de ervas e complemente o chá de pêssego com eles. O chá de pêssego combina maravilhosamente bem com folhas de hortelã. Mas você pode inovar com outras ervas também como o manjericão, alecrim, lavanda ou tomilho por exemplo.
- Baunilha. Eu sei que para muitos a fava de baunilha é inacessível, é difícil de encontrar e seu valor é elevado. Mas se você utilizou as sementinhas da fava em alguma receita pode jogar as cascas que seriam inutilizadas no preparo do extrato para dar um suave sabor de baunilha. Ou então utilizar as próprias sementinhas de baunilha na preparação para dar um sabor ainda mais completo.
- Versão alcoólica. Vodka, run, whiskey. Essas bebidas adicionadas ao chá gelado de pêssego fazem sucesso em festas e reuniões com amigos. Certifique-se sempre de deixar inacessível as crianças e avisar a todos os adultos que a versão é alcoólica.
Chá gelado de pêssego
Ingredientes
- 1 xícara (de chá) de açúcar
- 1 xícara (de chá) de água
- 4 pêssegos maduros fatiados e mais algumas fatias para servir
Instruções
- Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando e esmagando as fatias de pêssego conforme vão amolecendo,
- O açúcar começará a dissolver e os pêssegos desmancharem, quando perceber que todo o açucar está dissolvido e o pêssego bem infundido com a sua calda de açúcar, desligue o fogo e tampe, deixe esfriar naturalmente,
- Assim que estiver frio, transfira seu xarope para uma garrafinha e sirva adoçando seu chá mate ou outro tipo de chá,
- Conserve em geladeira ou sirva acompanhado de seu chá gelado favorito.
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Como armazenar o extrato para o chá de pessego
O extrato preparado para o chá com base de açúcar pode ser armazenado de algumas formas diferentes:
- NA GELADEIRA – Por 10 dias o xarope pode ser armazenado na geladeira. Guarde em um recipiente tampado para evitar absorver outros cheiros da geladeira. Por exemplo em uma garrafinha de vidro com tampa que facilita o manuseio no dia-a-dia.
- CHÁ PRONTO – O chá de pêssego pronto e já adoçado com o xarope pode ser conservado na geladeira em uma garrafa com tampa por até 3 dias. Lembre-se de agitar a garrafa para que o conteúdo se misture. Recomendo que coloque gelo somente na hora de servir para que seu chá gelado não fique aguado pois o gelo irá derreter na geladeira.
- NO FREEZER – Por até 90 diasesse xarope pode ser congelado. Prepare cubinhos de gelo com o extrato e em dias quentes adoce seu chá gelado com os cubinhos que irão derreter e saborizar o chá.
Perguntas e dúvidas frequentes:
Essa receita é do chá de pêssego pronto? Ou preciso adicionar a outro chá gelado?
Essa receita refere-se ao xarope de pêssego, que adicionado a outros chás gelados dará o sabor de pêssego. Você pode optar pelo chá gelado da sua preferência. Recomendo começar com o chá mate gelado dessa receita.
Posso preparar o xarope sem açúcar?
Sim, no caso não será um xarope e sim um concentrado de pêssego. Ainda assim você poderá da mesma forma para saborizar outros chás gelados.
Posso diminuir a quantidade de açúcar?
Sim, você pode diminuir a quantidade de açúcar a seu gosto, como também aumentar a quantidade caso sinta necessidade.
Posso aumentar a quantidade de pêssego para um sabor mais forte no xarope?
Sim, essa receita é muito adaptável. Você pode aumentar a quantidade de pêssegos como também bater o pêssego no liquidificador antes de leva-lo para a panela. Isso dará um impulso no sabor do seu extrato.
Busca outras receitas de bebidas refrescantes para o seu verão?
Ahhhh chegamos ao fim desse post. Estou muito feliz de ter você aqui comigo e ansiosa para saber sua opinião. Conta para a gente nos comentários o que achou dessa receita. Peço que comente também se tiver alguma dúvida sobre a receita, terei o maior prazer em responder.
E saiba que seu comentário é muito valioso, além de nos deixar a par do que ainda pode ser respondido, pode ajudar muitos leitores que provavelmente tinha a mesma dúvida que você.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
10 respostas
Boa tarde, acho que para mim não ficou tão claro, esta receita do chá já é o próprio chá que pode ser consumido, ou uma bebida usada para adoçar outros chás?
Olá Maurício, essa receita já é do chá para ser consumido!
Adorei, vou fazer!