Empadinha de frango cremosa e douradinha

Empadinha de frango cremosa e douradinha

Só de ver esse título já fiquei com água na boca, e você? Vamos aprender a fazer uma empadinha de frango perfeita? A empadinha de frango é um salgado muito comum no lanche da tarde e em festas de aniversários. Mas nada nos impede de aproveitar a qualquer momento, não é mesmo?

Aliás, é um ótimo prato para servir para as crianças. Inclusive, não é nada trabalhoso. Aliás, se você acha a empada muito seca, não se preocupe. Afinal, a receita que trouxe hoje é a versão cremosa!

Origem portuguesa

Bastante popular em Portugal, a empadinha de frango não possui uma origem certa. Provavelmente a que conhecemos tem como ancestral os famosos pastelões portugueses. No entanto, a receita de lá é um pouco diferente.

Nesse sentido, a versão europeia se assemelha mais às nossas tortas salgadas. Isso porque, além de maior, leva diferentes recheios. Mas as grandes tortas portuguesas diminuiriam até chegar a nossa empadinha de frango.

No século 19, popularizou-se no Rio de Janeiro uma receita que levava o nome de “empada de caixa”. Dentre os recheios mais utilizados estavam o frango, o peixe e o camarão. No entanto, naquela época a empada era prato principal, e não lanche da tarde como consumimos hoje. Portanto, por que não preparar uma empadinha de frango e fazer um jantar diferente num sábado à noite?

Empadinha de frangoDicas para uma empadinha de frango perfeita

Para que sua empadinha de frango fique perfeita, cremosa e douradinha, existem alguns truques. Então, pegue o caderninho ou abra o bloco de notas do celular e vamos às dicas.

Casquinha dourada: para conquistar a famosa casquinha dourada, pincele a empadinha de frango apenas com a gema do ovo. Ou seja, nada de adicionar azeite ou óleo. Caso deseje diluir um pouco mais a gema, acrescente um pouquinho de água.

Não amasse ou sove demais a massa: no caso da empada, é preciso não exagerar no momento de amassar a massa. Isso porque, quanto mais se sova, mais ela perde a leveza.

Não use recheios muito líquidos ou molhos: a massa podre da empadinha de frango já é rica em gordura. Por isso, não é uma boa ideia acrescentar muito líquido à receita. Inclusive, os molhos acabam por serem absorvidos, mudando a textura final. Desse modo, ela fica com aspecto de “crua” mesmo quando já está pronta. Nesse sentido, está liberado apenas o uso de molhos consistentes e cremosos.

Não utilize recheio quente: antes de adicionar o recheio à massa da empadinha de frango, deixe-o esfriar. Se não, ele acaba cozinhando ainda mais a massa. Desse modo, ela pode passar do ponto e ficar seca.

Não desenforme a empadinha quente: por ter uma massa sem muita liga, é muito fácil quebrá-la ou desmanchá-la. Principalmente quando ela acaba de sair do forno. Portanto, o ideal é esperar pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Desse modo, os riscos de ela não sair perfeita são reduzidos. Assim, já dá tempo de a massa “assentar” e a gordura se solidificar.

Agora, é hora de colocar tudo em prática. Aproveite!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…