Geleia de pimenta para ressaltar os sabores

geleia de pimenta

 

geleia de pimenta

Geleia de pimenta fácil

Ingredientes
  

  • ½ xícara de pimenta biquinho
  • ¼ de xícara de mel
  • ½ limão espremido

Instruções
 

  • No processador, bata bem ½ xícara de pimenta biquinho, ¼ de xícara de mel e ½ limão espremido.
  • Em uma panela, aqueça a mistura em fogo baixo até engrossar, por cerca de 20 minutos, mexendo bem sempre.
  • Espere esfriar e transfira para um recipiente de vidro. Mantenha na geladeira.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Bendito seja o dia em que descobri a geleia de pimenta! Agora, os pães, torradas e bolachinhas do café da tarde estão deliciosamente acompanhados. O que eu quero dizer é: descobrir novos sabores é sempre bom! É como se o seu paladar acordasse para novas experiências. Dessa forma, é possível ter sensações incríveis na cozinha.

Além disso, a geleia de pimenta é muito benéfica à saúde. Ela combate o envelhecimento precoce, protege o estômago e diminui o colesterol. Ademais, previne o infarto e fortalece os dentes. Se você tem receio de que seja muito ardida, não se preocupe. Tudo depende da receita.

Nesse sentido, pode-se chegar a algo mais agridoce, picante ou até mesmo salgado. Ou seja, é bem versátil.

geleia de pimenta

Confira também:

Acompanhamentos incríveis para a geleia de pimenta

É claro que, se estou estimulando você a experimentar algo novo, preciso também mostrar com quais alimentos a geleia de pimenta combina, certo? Assim sendo, confira alguns acompanhamentos incríveis para a nossa receita:

  • Queijo brie: na primeira mordida, a ardência da pimenta pode se destacar. Porém não se preocupe. Durante a degustação, a picância se mistura à cremosidade do queijo, que derrete na boca.
  • Presunto e ricota: nessa combinação, a geleia de pimenta tem um sabor mais salgadinho. Sendo assim, é um ótimo aperitivo para acompanhar a cerveja.
  • Carnes grelhadas: não só de aperitivos vive a humanidade, certo? Por isso, outra sugestão é acrescentar a geleia a carnes (porco, vaca, peixe, frango) grelhadas ou até mesmo defumadas. Pincele antes de servir.
  • Saladas verdes: não é muito fã de salada e acha sem graça? O truque está no tempero. Adicione a geleia de pimenta às suas verduras, principalmente rúcula.
  • Sorvete de creme: sim, isso mesmo que você leu. A geleia pode ser usada como calda em algumas sobremesas mais neutras, como é o caso do sorvete de creme. Dessa forma, há um realce espetacular do sabor.
  • Substituta de molhos tradicionais: adicione a geleia ao seu hambúrguer ou até à sua refeição diária. Nesse sentido, ela substitui muito bem os molhos tradicionais.

geleia de pimenta com queijo

Curiosidades

Um detalhe interessante da comercialização da geleia de pimenta é o nome que recebe. Quando importada, “marmelada”, termo criado ainda no século 17 pelo então rei da Inglaterra Carlos II. Conta a história que a esposa dele, Catarina Henriqueta de Bragança, ao sentir-se só, convidava as amigas para tomarem um chá. Na época, era muito comum servir uma geleia feita de marmelo para incrementar biscoitos, bolachas e torradas.

No entanto, o hábito se tornou tão forte que, mesmo com os milhares de sabores que as geleias possuem atualmente, o produto por lá continua com o título de marmelada. Por exemplo, uma geleia de pimenta provavelmente leva o nome de marmelada de pimenta.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…