Ingredientes
- ½ xícara de pimenta biquinho
- ¼ de xícara de mel
- ½ limão espremido
Instruções
- No processador, bata bem ½ xícara de pimenta biquinho, ¼ de xícara de mel e ½ limão espremido.
- Em uma panela, aqueça a mistura em fogo baixo até engrossar, por cerca de 20 minutos, mexendo bem sempre.
- Espere esfriar e transfira para um recipiente de vidro. Mantenha na geladeira.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Bendito seja o dia em que descobri a geleia de pimenta! Agora, os pães, torradas e bolachinhas do café da tarde estão deliciosamente acompanhados. O que eu quero dizer é: descobrir novos sabores é sempre bom! É como se o seu paladar acordasse para novas experiências. Dessa forma, é possível ter sensações incríveis na cozinha.
Além disso, a geleia de pimenta é muito benéfica à saúde. Ela combate o envelhecimento precoce, protege o estômago e diminui o colesterol. Ademais, previne o infarto e fortalece os dentes. Se você tem receio de que seja muito ardida, não se preocupe. Tudo depende da receita.
Nesse sentido, pode-se chegar a algo mais agridoce, picante ou até mesmo salgado. Ou seja, é bem versátil.
Confira também:
- Geleia de abacaxi com pimenta
- Como fazer geleia de morango caseira
- Doce de maçã e laranja caseiro
- Molho para salada simples de cebola doce
Acompanhamentos incríveis para a geleia de pimenta
É claro que, se estou estimulando você a experimentar algo novo, preciso também mostrar com quais alimentos a geleia de pimenta combina, certo? Assim sendo, confira alguns acompanhamentos incríveis para a nossa receita:
- Queijo brie: na primeira mordida, a ardência da pimenta pode se destacar. Porém não se preocupe. Durante a degustação, a picância se mistura à cremosidade do queijo, que derrete na boca.
- Presunto e ricota: nessa combinação, a geleia de pimenta tem um sabor mais salgadinho. Sendo assim, é um ótimo aperitivo para acompanhar a cerveja.
- Carnes grelhadas: não só de aperitivos vive a humanidade, certo? Por isso, outra sugestão é acrescentar a geleia a carnes (porco, vaca, peixe, frango) grelhadas ou até mesmo defumadas. Pincele antes de servir.
- Saladas verdes: não é muito fã de salada e acha sem graça? O truque está no tempero. Adicione a geleia de pimenta às suas verduras, principalmente rúcula.
- Sorvete de creme: sim, isso mesmo que você leu. A geleia pode ser usada como calda em algumas sobremesas mais neutras, como é o caso do sorvete de creme. Dessa forma, há um realce espetacular do sabor.
- Substituta de molhos tradicionais: adicione a geleia ao seu hambúrguer ou até à sua refeição diária. Nesse sentido, ela substitui muito bem os molhos tradicionais.
Curiosidades
Um detalhe interessante da comercialização da geleia de pimenta é o nome que recebe. Quando importada, “marmelada”, termo criado ainda no século 17 pelo então rei da Inglaterra Carlos II. Conta a história que a esposa dele, Catarina Henriqueta de Bragança, ao sentir-se só, convidava as amigas para tomarem um chá. Na época, era muito comum servir uma geleia feita de marmelo para incrementar biscoitos, bolachas e torradas.
No entanto, o hábito se tornou tão forte que, mesmo com os milhares de sabores que as geleias possuem atualmente, o produto por lá continua com o título de marmelada. Por exemplo, uma geleia de pimenta provavelmente leva o nome de marmelada de pimenta.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta
Bem bacana!!!!