Hoje, eu trago para vocês uma receita maravilhosa: a panqueca de banana com aveia. Apesar de não ser um alimento muito comum em nosso país, é sucesso mundial. Não existe uma regra para saboreá-la. Nesse sentido, há inúmeros recheios que podem ser utilizados. Desde doces, como chocolate e doce de leite, até mais saudáveis, como esse de banana.
Para introduzir a panqueca de banana com aveia para os seus filhos, a dica é usar a criatividade. Portanto, faça desenhos, rostinhos e figuras utilizando os ingredientes. Dessa forma, além de consumirem um alimento saudável, eles também estarão se divertindo.
Além do mais, é um prato muito fácil de se fazer. Depois que as crianças provarem, elas vão pedir essa receita fit com certa frequência.
O bolo de frigideira
A palavra “pancake” significa literalmente “bolo de frigideira”, e o termo começou a ser utilizado durante o século 15. Porém, ele só foi popularizado na América do Norte mais tarde, no século 19.
Antes disso, a nossa panqueca de banana com aveia levava os nomes de bolo indiano, bolo de chapa, bolo de viagem e bolo de trigo sarraceno. Isso porque, além de não se saber ao certo a origem do alimento, as primeiras panquecas eram feitas com trigo sarraceno ou fubá.
O acidente saboroso que se tornou a panqueca com aveia
Diz a lenda que a primeira panqueca não foi uma invenção, e sim um acidente. Segundo essa história, uma mulher teria derramado mingau no fogão e percebido que o liquido cozinhava muito rápido. Desse modo, teria experimentado fazer a mistura na frigideira e se surpreendeu com o aroma e o sabor agradável. Porém, o “causo” não tem data ou país, o que nos faz entender que não passa de um conto.
Apesar de os Estados Unidos ser o maior adorador da panqueca, é muito improvável que ela tenha surgido lá. Então, quem teria inventado o alimento que viria a se transformar na nossa panqueca de banana? Alguns acreditam que ela tenha surgido há mais de 9 mil anos na França e se difundido por toda a Europa.
Há também quem aponte indícios de que sua origem seria o pão indiano chapati ou as panquecas chinesas. Afinal, ambos são muito similares e surgiram antes. Porém, o primeiro registro que se tem das panquecas data do século 1, na Roma Antiga. Naquela época, o receituário “De Re Coquinaria”, escrito por Apicius, continha uma receita do tipo.
Aliás, a panqueca romana era feita com farinha de trigo, azeite, mel, leite coalhado e água. Já durante o Renascimento Inglês, as panquecas levavam especiarias, como maçãs e água de rosas. No entanto, ainda há uma terceira versão.
Nessa história, o papa romano Gelásio teria feito uma festa chamada de Festa della Canderola para receber os peregrinos franceses durante o século 5. Para alimentá-los, teria solicitado que sua equipe reunisse a maior quantidade de ovos, farinha e leite possível. Desse modo, a panqueca teria nascido por acaso e depois teria se espalhado pela França.
Ingredientes
- 2 bananas maduras e amassadas
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1 colher de café de canela em pó (opcional)
- 1 colher de chá de adoçante xilitol (opcional)
Instruções
- Em um recipiente, adicione 2 bananas maduras amassadas e 2 ovos. Bata bem os ingredientes.
- Em seguida, adicione 4 colheres de sopa de farelo de aveia, 1 colher de café de fermento em pó e 1 colher de café de canela em pó (opcional).
- Se preferir uma panqueca mais doce, adicione também 1 colher de chá de xilitol.
- Bata bem os ingredientes novamente.
- Unte uma frigideira com um fio de azeite ou 1 colher de chá de manteiga.
- Assim que a frigideira estiver aquecida, em fogo médio, acrescente uma concha da massa de panqueca e doure-a dos dois lados.
- Regue as panquecas com mel ou as sirva com a geleia de sua preferência.
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.