Panqueca de banana com aveia para a criançada

panqueca de banana com aveia

Hoje, eu trago para vocês uma receita maravilhosa: a panqueca de banana com aveia. Apesar de não ser um alimento muito comum em nosso país, é sucesso mundial. Não existe uma regra para saboreá-la. Nesse sentido, há inúmeros recheios que podem ser utilizados. Desde doces, como chocolate e doce de leite, até mais saudáveis, como esse de banana.

Para introduzir a panqueca de banana com aveia para os seus filhos, a dica é usar a criatividade. Portanto, faça desenhos, rostinhos e figuras utilizando os ingredientes. Dessa forma, além de consumirem um alimento saudável, eles também estarão se divertindo.

Além do mais, é um prato muito fácil de se fazer. Depois que as crianças provarem, elas vão pedir essa receita fit com certa frequência.

O bolo de frigideira

A palavra “pancake” significa literalmente “bolo de frigideira”, e o termo começou a ser utilizado durante o século 15. Porém, ele só foi popularizado na América do Norte mais tarde, no século 19.

Antes disso, a nossa panqueca de banana com aveia levava os nomes de bolo indiano, bolo de chapa, bolo de viagem e bolo de trigo sarraceno. Isso porque, além de não se saber ao certo a origem do alimento, as primeiras panquecas eram feitas com trigo sarraceno ou fubá.

O acidente saboroso que se tornou a panqueca com aveia

Diz a lenda que a primeira panqueca não foi uma invenção, e sim um acidente. Segundo essa história, uma mulher teria derramado mingau no fogão e percebido que o liquido cozinhava muito rápido. Desse modo, teria experimentado fazer a mistura na frigideira e se surpreendeu com o aroma e o sabor agradável. Porém, o “causo” não tem data ou país, o que nos faz entender que não passa de um conto.

panqueca de banana com aveia

Apesar de os Estados Unidos ser o maior adorador da panqueca, é muito improvável que ela tenha surgido lá. Então, quem teria inventado o alimento que viria a se transformar na nossa panqueca de banana? Alguns acreditam que ela tenha surgido há mais de 9 mil anos na França e se difundido por toda a Europa.

Há também quem aponte indícios de que sua origem seria o pão indiano chapati ou as panquecas chinesas. Afinal, ambos são muito similares e surgiram antes. Porém, o primeiro registro que se tem das panquecas data do século 1, na Roma Antiga. Naquela época, o receituário “De Re Coquinaria”, escrito por Apicius, continha uma receita do tipo.

Aliás, a panqueca romana era feita com farinha de trigo, azeite, mel, leite coalhado e água. Já durante o Renascimento Inglês, as panquecas levavam especiarias, como maçãs e água de rosas. No entanto, ainda há uma terceira versão.

Nessa história, o papa romano Gelásio teria feito uma festa chamada de Festa della Canderola para receber os peregrinos franceses durante o século 5. Para alimentá-los, teria solicitado que sua equipe reunisse a maior quantidade de ovos, farinha e leite possível. Desse modo, a panqueca teria nascido por acaso e depois teria se espalhado pela França.

Panqueca de aveia com banana sem açúcar

Ingredientes
  

  • 2 bananas maduras e amassadas
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1 colher de café de canela em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de adoçante xilitol (opcional)

Instruções
 

  • Em um recipiente, adicione 2 bananas maduras amassadas e 2 ovos. Bata bem os ingredientes.
  • Em seguida, adicione 4 colheres de sopa de farelo de aveia, 1 colher de café de fermento em pó e 1 colher de café de canela em pó (opcional).
  • Se preferir uma panqueca mais doce, adicione também 1 colher de chá de xilitol.
  • Bata bem os ingredientes novamente.
  • Unte uma frigideira com um fio de azeite ou 1 colher de chá de manteiga.
  • Assim que a frigideira estiver aquecida, em fogo médio, acrescente uma concha da massa de panqueca e doure-a dos dois lados.
  • Regue as panquecas com mel ou as sirva com a geleia de sua preferência.

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…