Preparar as refeições para a semana antecipadamente é uma prática que além de facilitar a vida de quem tem o cotidiano agitado, ajuda a manter a alimentação mais saudável e com uma menor quantidade de comida ultra processada. A seguir, veja quais são os 5 erros para evitar ao produzir as refeições para a semana.
Apesar de a intenção desse processo ser agilizar a alimentação semanal ou manter-se em uma dieta saudável, algumas falhas podem atrapalhar e fazer com que durante a semana você precise novamente preparar refeições que não estavam planejadas
Tentar fazer as refeições para a semana em tempo insuficiente
Preparar uma refeição exige tempo, pois além de cozinhar os alimentos ou montar porções, é necessário limpa-los, descasca-los, organizar as quantidades e ainda escolher alimentos que agradem o seu paladar e se encaixem em seus objetivos com esse tipo de atividade.
Porém, tentar cronometrar a si mesmo e dar um intervalo de tempo muito pequeno para essa prática pode resultar em uma experiência frustrada, que não traga satisfação e torne essa prática um fardo semanal para quem cozinha.
O que é uma situação totalmente contrária da ideal, pois o objetivo é facilitar a rotina e descomplicar a refeição para a semana.
Com o passar do tempo, você vai descobrir quanto tempo precisa realmente para essa prática.
E até mesmo vai conseguir otimizar o preparo dos alimentos naturalmente, sem nenhuma pressão.
Separe um dia tranquilo da semana para isso e faça o planejamento como também a conferência e compra dos ingredientes que precisar.
Preparar apenas um tipo de acompanhamento para todos os dias
O segredo para que esse tipo de rotina dê certo é tentar variar o máximo possível os alimentos consumidos no decorrer dos dias.
Imagine que você terá que comer o mesmo frango, preparado da mesma maneira, durante 3 ou 4 dias da semana. Isso cria a situação perfeita para que você acabe deixando a sua marmita de lado em busca de algo que seja diferente.
Caso não seja possível nessa semana preparar acompanhamentos diferentes, tente realizar o preparo de maneira variada. Aliás, para que isso seja possível, opte por alimentos versáteis: a versatilidade da carne moída para o preparo de refeições congeladas é incrível!
Não planejar o cardápio antes de começar o preparo dos alimentos
A melhor maneira de diminuir o desperdício de comida é o planejamento. Para conseguir se safar desse tipo de situação nas refeições para a semana, a Casa Encantada preparou um guia de como congelar marmitas para a semana.
Em síntese, é importante que você pense durante o preparo como serão consumidas as porções: será que a quantidade de comida é suficiente para estar satisfeito? Eu realmente gosto e acho prazeroso comer o que estou preparando?
Além disso, defina com cuidado o que será destinado para o jantar, para o almoço ou outras refeições inclusas no seu planejamento.
Também é interessante observar quais são os alimentos e o modo de preparo ideal para que eles não estraguem na geladeira ou freezer.
Não definir um objetivo para o preparo da refeição para a semana
Aproveite que você está começando esse tipo de prática e defina quais são os seus objetivos em realiza-la.
Aliás, qual é? Você quer inserir mais alimentos saudáveis em sua rotina? Quer perder ou ganhar peso? Melhorar a sua alimentação?
Economizar tempo não deve ser o único motivo pelo qual você deve começar a preparar com antecedência sua alimentação semanal. Trace um objetivo e a partir dele comece a planejar o cardápio.
Caso sinta que sua alimentação não é tão rica em legumes e verduras, insira esse tipo de alimento em suas porções. Mas lembre-se: faça apenas o que é do seu gosto!
Uma receita deliciosa é a de chuchu recheado com cottage e gratinado. Ele é uma opção saudável e super recomendada para inserir em sua porção diária nas refeições para a semana.
Ter insuficientes potes para armazenar pode ser um problema
Além disso, é importante que se tenha disponível uma quantidade ideal de potes e vasilhas para o armazenamento das porções. Ter poucos potes pode fazer com que, com o tempo, caso algum quebre ou fique sem a tampa, você não consiga preparar a quantidade de porções desejadas.
Isto é, invista em recipientes com tampa e que podem ir ao micro-ondas. A ideia é armazenar uma quantidade de comida que te deixe realmente satisfeito.
Nada de utilizar potes muito pequenos que vão deixar você com fome em pouco tempo; ou potes muito grandes, que farão com que você coloque comida acima do necessário e acabe desperdiçando alimentos. Nesse sentido, potes de vidro são uma ótima opção para armazenar alimentos.
Por fim, queremos saber de você. Quais são os truques que utiliza para otimizar o seu tempo na cozinha?
Deixe nos comentários e ajude mais pessoas a se organizar de forma efetiva.
5 respostas
Oi Boa tarde, adoro receitas diferentes tipos de alimentos