5 erros ao produzir as refeições para a semana

refeições para a semana

Preparar as refeições para a semana antecipadamente é uma prática que além de facilitar a vida de quem tem o cotidiano agitado, ajuda a manter a alimentação mais saudável e com uma menor quantidade de comida ultra processada. A seguir, veja quais são os 5 erros para evitar ao produzir as refeições para a semana.

refeições para a semana
Flat Lay Photography of Two Tray of Foods

Apesar de a intenção desse processo ser agilizar a alimentação semanal ou manter-se em uma dieta saudável, algumas falhas podem atrapalhar e fazer com que durante a semana você precise novamente preparar refeições que não estavam planejadas 

Tentar fazer as refeições para a semana em tempo insuficiente 

Preparar uma refeição exige tempo, pois além de cozinhar os alimentos ou montar porções, é necessário limpa-los, descasca-los, organizar as quantidades e ainda escolher alimentos que agradem o seu paladar e se encaixem em seus objetivos com esse tipo de atividade. 

Porém, tentar cronometrar a si mesmo e dar um intervalo de tempo muito pequeno para essa prática pode resultar em uma experiência frustrada, que não traga satisfação e torne essa prática um fardo semanal para quem cozinha.

O que é uma situação totalmente contrária da ideal, pois o objetivo é facilitar a rotina e descomplicar a refeição para a semana. 

Com o passar do tempo, você vai descobrir quanto tempo precisa realmente para essa prática.

E até mesmo vai conseguir otimizar o preparo dos alimentos naturalmente, sem nenhuma pressão. 

Separe um dia tranquilo da semana para isso e faça o planejamento como também a conferência e compra dos ingredientes que precisar.

Preparar apenas um tipo de acompanhamento para todos os dias

O segredo para que esse tipo de rotina dê certo é tentar variar o máximo possível os alimentos consumidos no decorrer dos dias. 

Imagine que você terá que comer o mesmo frango, preparado da mesma maneira, durante 3 ou 4 dias da semana. Isso cria a situação perfeita para que você acabe deixando a sua marmita de lado em busca de algo que seja diferente. 

Caso não seja possível nessa semana preparar acompanhamentos diferentes, tente realizar o preparo de maneira variada. Aliás, para que isso seja possível, opte por alimentos versáteis: a versatilidade da carne moída para o preparo de refeições congeladas é incrível! 

Não planejar o cardápio antes de começar o preparo dos alimentos 

A melhor maneira de diminuir o desperdício de comida é o planejamento. Para conseguir se safar desse tipo de situação nas refeições para a semana, a Casa Encantada preparou um guia de como congelar marmitas para a semana.  

Em síntese, é importante que você pense durante o preparo como serão consumidas as porções: será que a quantidade de comida é suficiente para estar satisfeito? Eu realmente gosto e acho prazeroso comer o que estou preparando?

Além disso, defina com cuidado o que será destinado para o jantar, para o almoço ou outras refeições inclusas no seu planejamento. 

Também é interessante observar quais são os alimentos e o modo de preparo ideal para que eles não estraguem na geladeira ou freezer. 

Não definir um objetivo para o preparo da refeição para a semana

Aproveite que você está começando esse tipo de prática e defina quais são os seus objetivos em realiza-la.

Aliás, qual é? Você quer inserir mais alimentos saudáveis em sua rotina? Quer perder ou ganhar peso? Melhorar a sua alimentação? 

Economizar tempo não deve ser o único motivo pelo qual você deve começar a preparar com antecedência sua alimentação semanal. Trace um objetivo e a partir dele comece a planejar o cardápio.

Caso sinta que sua alimentação não é tão rica em legumes e verduras, insira esse tipo de alimento em suas porções. Mas lembre-se: faça apenas o que é do seu gosto! 

Uma receita deliciosa é a de chuchu recheado com cottage e gratinado. Ele é uma opção saudável e super recomendada para inserir em sua porção diária nas refeições para a semana. 

Ter insuficientes potes para armazenar pode ser um problema

Além disso, é importante que se tenha disponível uma quantidade ideal de potes e vasilhas para o armazenamento das porções. Ter poucos potes pode fazer com que, com o tempo, caso algum quebre ou fique sem a tampa, você não consiga preparar a quantidade de porções desejadas. 

Isto é, invista em recipientes com tampa e que podem ir ao micro-ondas. A ideia é armazenar uma quantidade de comida que te deixe realmente satisfeito.

Nada de utilizar potes muito pequenos que vão deixar você com fome em pouco tempo; ou potes muito grandes, que farão com que você coloque comida acima do necessário e acabe desperdiçando alimentos. Nesse sentido, potes de vidro são uma ótima opção para armazenar alimentos. 

Por fim, queremos saber de você. Quais são os truques que utiliza para otimizar o seu tempo na cozinha?


Deixe nos comentários e ajude mais pessoas a se organizar de forma efetiva.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Pingback: Posso congelar massa de ravioli? | A casa encantada
  2. Pingback: Como fazer sorvetes de frutas caseiros e refrescantes
  3. Pingback: Organizando a geladeira para as refeições da semana | A casa encantada
  4. Pingback: Cozinhar em lote - Vamos economizar tempo e dinheiro na cozinha? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Croquete de carne moída com molho de cranberries

Tem como resistir à comida de boteco? Provavelmente, não. De dadinhos de tapioca ao pão com bolinho de carne e porções de camarão, são tantas delícias que é impossível…

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Cold Brew: o café passado a frio

Você que é amante de café, já deve ter visto por aí receitas de café gelado. Porém, o Cold Brew é feito de forma diferente. Dessa vez, você não…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…