Como fazer um jantar fit rápido para a semana

5 from 2 votes
jantar fit e rapido - salada no pote com grelhado

Você já pensou em fazer um almoço ou jantar rápido e fit em 15 minutos? Isso é possível e eu vou te mostrar.

Saiba então que é possível preparar um jantar rápido, saudável e saboroso em pouco tempo.

O segredo para tudo isso é se organizar e separar um dia da semana para isso.

Aqui em casa fazemos isso no domingo e confesso que não demoro 30 minutos para preparar minhas saladas do jantar da semana toda.

Primeiramente, tenha em mente o que você quer preparar

Sabe no domingo, quando você está em casa e pode dar uma planejada na semana? Pois bem, por que não planejar a alimentação também?

Este é um hábito que pode ser construído aos poucos. Mas se quer iniciar esta rotina a hora é agora e vou te explicar passo a passo como fazer isso efetivamente.

Antes de mais nada, uma dica: aqui no blog você pode encontrar post sobre vários alimentos que podem ser congelados temperados, prontos para descongelar e com validade de ATÉ 3 MESES no congelador!

Então não precisa se preocupar em ficar fazendo todos os dias. Basta ir descongelando e unindo a salada no pote e em menos de 15 minutos você já vai ter seu jantar fit e rápido.

Proteínas marinadas para o jantar fit rápido da semana

Se você é uma daquelas pessoas que não consegue ficar sem comer alguma proteína no dia, como um frango, carne ou peixe, saiba que pode preparar deliciosas marinadas e depois congelar junto com a proteína. 

O melhor de tudo isso é que basta você tirar ela  do congelador, levar na noite anterior na geladeira e colocar direto em uma AirFryer. Isso porque ela fará todo o trabalho por você.

Aqui você pode encontrar deliciosas receitas de marinadas de frango, marinada de carne, porco marinado, e também tofu marinado.

como fazer um jantar fit rápido - salada no pote para a semana com grelhado

Como preparar saladas nutritivas para seu jantar fit rápido da semana

Não é novidade nenhuma armazenar salada no pote para comer depois. Mas sempre ficamos com aquela preocupação de quanto tempo vai durar.

Então veja que você pode preparar ótimas saladas para não ter tanto trabalho durante a semana, assim você tem uma para cada dia e consegue dar aquela variada no cardápio de seu jantar.

Inclusive você pode dobrar a quantidade de ingredientes e fazer disso seu almoço também. Os potes de vidro ocupam pouco espaço na geladeira e são transportáveis. Além disso, são fáceis de manusear em qualquer lugar que você escolha para almoçar.

Onde armazenar sua salada para a semana

Os recipientes para fazer uma salada no pote precisam ser bem escolhidos, ainda mais porque estamos preparando a alimentação de uma semana toda.

como fazer um jantar fit rápido para a semana

Opte preferencialmente por potes de vidro que são fáceis de esterilizar e reutilizar.

Particularmente, gosto de guardar potes de vidros de conservas para isso. Isso porque depois de usar todo o conteúdo delas, lavo e levo para uma panela com água para ferver. Por fim, deixo secar naturalmente para evitar a contaminação ao secar com pano de prato.

Você pode utilizar também estes recipientes de vidro, que podem ser bem lavados. Então, é só guardar seguramente suas saladas, pois a tampa hermética ajuda bastante na conservação.

Qual a validade das saladas prontas na geladeira?

Dependendo dos ingredientes utilizados a validade é de 3-5 dias.

Para ter uma durabilidade maior evite que as folhas entrem em contato com o molho. Além disso, certifique-se de que as folhas estejam secas para não deteriorarem por conta da umidade.

A seguir você verá a ordem que utilizo para manter minhas saladas na geladeira por toda a semana.

jantar fit rápido e fácil para a semana toda

Montando a salada no pote para o jantar fit e rápido da semana

Quando for montar sua salada tenha em mente uma sequência para que nada perca sua textura e sabor.

Em primeiro lugar, opte por vidros de pelo menos 500 ml e não se esqueça que eles precisam ficar na geladeira em posição vertical para o molho não chegar perto das folhas. Entretanto, se isso não é uma possibilidade para você armazene o molho para saladas em outro pote e junte somente quando for consumir.

  1. Comece com o molho para salada. Dessa maneira, desde que você mantenha o pote na posição vertical, o molho para salada permanecerá separado dos vegetais, caso contrário leve o molho de salada em outro compartimento.
  2. Os vegetais mais duros são os próximos. Primeiramente, comece com legumes mais firmes, como cenouras, rabanetes, cebolas e grão de bico, que não se degradará em contato com o molho. Em seguida, escolha outros vegetais como pimentão, sementes de girassol ou abóbora e tomatinho cereja, pois eles são resistentes mas não precisam entrar em contato com o molho.
  3. Camada de folhas. Isso deve ocupar pelo menos metade do seu pote. Como mencionado anteriormente, opte por verduras mais resistentes como a alface americana ou romana, além disso, sempre verifique se estão secas.
  4. Proteínas. Você pode finalizar com tofu salteado, frango grelhado ou queijo em cubos ou carne desfiada por cima, desde que estejam completamente frios. Porque isso ajudará a empurrar as folhas mais leves para baixo. Você também pode adicionar castanhas, granola salgada, sementes e frutas secas nesta etapa final.
  5. Agite ou despeje no prato quando estiver pronto para consumir. Na hora do almoço ou jantar, você pode agitar o recipiente para distribuir o molho do fundo. Mas se preferir despeje todo o conteúdo em um prato e misture com o garfo.

Ingredientes frescos

Para o sucesso da sua missão é importante ressaltar que os ingredientes precisam ser o mais fresco possível. Assim eles vão ser mantidos sem degradação na geladeira por 5 dias.

Porém, se o processo de deterioração dos vegetais já iniciou não há milagre, já que ele terá uma validade mais curta.

Salada de pote base

Comece com estes ingredientes e adicione os extras de sua preferência para deixar a sua salada de pote personalizada para cada dia da semana
5 from 2 votes
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo Total 30 mins
Course almoço, jantar, Salada
Cozinha brasileira
Quantidade 5 potes de salada

Ingredientes
  

  • 2 cabeças de alface americana ou romana
  • 250 g de cenoura descascada e ralada
  • 200 g de repolho roxo fatiado finamente
  • 4 unidades de cebola fatiada
  • molho para salada de sua preferencia (veja sugestões abaixo)

Instruções
 

  • Separe 5 vidros de 500 ml limpos e secos
    como fazer um jantar fit rápido para a semana
  • Adicione 2 colheres (de sopa) de molho para saladas no fundo do vidro
  • Em seguida distribua entre eles por igual a cenoura ralada seguida do repolho roxo e cebola fatiada
    como fazer jantares rápidos para a semana
  • Nesta hora você pode incluir os vegetais extras a sua escolha, abóbora assada, grão de bico, tomate cereja, quinoa, lentilha, feijões, milho verde refogado, etc. Desde que ocupe no volume total metade de seu pote,
  • Complete com as folhas de alface e tampe o pote
    Guarde na geladeira por até 5 dias.
    saladas

Notas

Você pode dobrar esta quantidade e preparar saladas para o almoço e jantar.
Para completar sua refeição veja abaixo sugestões de proteínas marinadas congeladas que só precisam ser finalizadas na airfryer para compor seu prato.
como fazer jantar fit e rápido para a semana toda - salada de pote e proteínas marinadas

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Molhos para salada

molho para salada

Quem acompanha o blog faz tempo sabe que eu adoro preparar meus próprios molhos para salada.

Isso porque o sabor é insuperável e eu prefiro escolher a qualidade dos ingredientes do que confiar no que o fornecedor coloca ali naqueles potinhos que duram meses nas prateleiras.

Aqui uma listas de molhos saborosos e saudáveis:

  • Mostarda e mel. Este molho agridoce é campeão aqui em casa. Porque combina com todo tipo de salada.
  • Catalina. Molho de sabor marcante a base de tomate.
  • Molho grego e molho italiano. Duas receitas de vinagrete com ervas que combinam com todo tipo de saladas verdes.
  • Cebola doce. Nada enjoativo, esta base não tem sabor forte, por isso você consegue adicionar em todas as saladas da semana sem que no último dia esteja enjoado do seu sabor.

Variações para as saladas no pote:

Antes de tudo, vale lembrar que estes ingredientes se dão melhor se adicionados próximo do momento que você irá consumir sua salada. Por exemplo, adicione na noite anterior sobre as folhas caso vá levar ao trabalho. Além disso, certifique-se que os alimentos estarão frios ao entrar em contato com as folhas da salada.

Assim que estiver tudo pronto as saladas base da semana na geladeira, você pode agregar para variar o sabor da refeição os seguintes ingredientes:

Proteína marinada para completar seu jantar fit e rápido

Uma salada completa, rica em nutrientes não precisa de nada além de uma proteína para acompanhar. Por isso, preparamos uma série de receitas de marinadas que podem ser feitas em 15 minutos e congeladas para a semana toda.

A única coisa que você precisará durante a semana é se lembrar de tirar os pacotes do freezer e levar para a geladeira.

E assim no seu jantar você só precisará passar pela frigideira ou assar na airfryer.

Adiantando estes passos você estará sem dúvidas economizando tempo e dinheiro.

Frango marinado.

Antes de mais nada, eu adoro assar meu peito de frango na airfryer, cortar em fatias e adicionar sobre a minha salada do almoço ou jantar.

Porém, se você estiver preparando para levar marmitas fit para a semana, pode preparar em lote e ter a proteína pronta para até 3 dias da semana.

Então, no meio da semana repita o processo para os outros 3 dias seguintes.

No post acima preparei 3 receitas de marinadas para frango:

1 – Marinada de frango Teryaki: este é uma das marinadas bem conhecidas de forma geral. Seu preparo é bem simples e não demanda muitos ingredientes.

2 – Marinada de mostarda e mel: é uma marinada bem simples e também tem um sabor agridoce que agrada bastante.

3 – Marinada de frango com pesto: o molho verde ou molho pesto, é conhecido, com base de manjericão e para o nosso, um pouquinho abrasileirado, substitui os tradicionais pinolis por castanha do pará que encontramos com maior frequência e com um custo mais baixo aqui no Brasil.

Carne de porco marinado para jantar fit rápido

É prático ter bistecas marinadas para acompanhar minhas saladas da semana. Mais uma vez, o trabalho que você terá é retirar os pacotes de bisteca marinada do congelador na noite anterior e assar até ficar douradinho na sua airfryer quando for consumir.

Se quiser preparar para a marmita da semana faça como descrito anteriormente, prepare para 3 dias e quando estiver com a ultima marmita na geladeira descongele mais um pacote.

No post acima preparei 3 marinadas para você congelar suas bistecas e preparar para um jantar em 15 minutos:

1 – Marinada para porco com gengibre e abacaxi: É isto mesmo, vamos fazer uma marinada agridoce que é excelente com porco.

2 – Marinada para porco de mostarda: A mostarda combina muito bem com a carne de porco, e por que não marinar ele com ela?

3 – Carnitas Marinada para porco : Um molho mais picante e envolvente, para quem gosta de comida texmex, vai gostar deste.

salada para a semana toda

Carne vermelha marinada

Bifes marinados são ótimos para acompanhar sua salada para um jantar fit rápido.

Descongele como nos dois casos anteriores e passe pela frigideira.

Dica: Corte em tirinhas caso vá levar sua marmita ao trabalho para facilitar a forma com que irá se servir. Você consegue deixar pronta a proteína para 3 dias e preparar uma nova leva durante a semana.

Carne de panela desfiada também combina super bem.

No post acima temos 4 receitas de marinadas para carnes vermelhas:

  • Carne com café: Esta é uma das marinadas mais conhecidas, e que fica deliciosa, mesmo sendo super fácil de fazer.
  •  Marinada para carne de fajita: O tempero de fajita é bem marcante, e que aromatiza bastante a carne.
  •  Molho chimichurri: O chimichurri é conhecido porque tem um bom aroma e dá uma picância sem igual à carne, e por isso fica delicioso.
  •  Marinada de balsâmico e ervas: Essa marinada é para quem gosta de sabores dos temperos italianos, com ervas frescas que trarão um sabor bem especial à carne.

Versão de jantar fit rápido vegetariano, tofu marinado

Passe seus cubos de tofu pela chapa e complete seu jantar fit e rápido para a semana.

As receitas de marinadas combinam também com tempeh, queijo branco ou ricota.

No post acima temos 4 receitas de marinadas para você.

A organização é sua economia

Perceba que até aqui, falamos somente de alimentos saudáveis, que podem ser feitos em casa.

E por esse motivo você vai conseguir uma boa economia se planejar sua alimentação.

Não pensando somente no tempo, pois os fast foods de fato são muito rápidos, mas também pense em sua saúde.

O consumo de fast food com tanta frequência pode acarretar em sérios problemas de saúde, ainda mais com a grande maioria deles sendo ultraprocessados ou estando em contato com grande quantidade de gordura.

A longo prazo, o valor que você vai precisar desembolsar para cuidar de sua saúde vai ser muito maior!

Em relação ao tempo, quando você se organiza tem a chance de escolher o que quer comer durante a semana.

Ter um jantar rápido não é tarefa impossível, já que podemos deixar as saladas prontas para o resto da semana.

Também podemos deixar proteínas marinadas e congeladas.

Com tudo isso em mãos, basta que você esquente e termine o preparo, que vai lhe custar cerca de 10 a 15 minutos somente.

E pensando pelo lado da nossa saúde, são 15 minutos que podem te gerar uma grande economia!

Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais, e compartilhar este post para que todos tenhamos uma boa alimentação!

Espero ter ajudado 🙂

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

    1. Que bom que gostou, Brenda!
      Seja sempre bem-vinda ao nosso blog!
      Esperamos a resposta de como ficaram suas receitas!
      Abraços

  1. Pingback: Como congelar tofu marinado - 4 receitas incríveis | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…