a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

10 dicas infalíveis para cozinhar lentilhas

como cozinhar lentilhas al dente

Cozinhar lentilhas é uma maneira deliciosa e saudável de adicionar proteína vegetal à sua dieta. Você pode incluir lentilhas em diversas receitas e se beneficiar de suas fibras, ferro, vitaminas e minerais. Existem diferentes variedades de lentilhas, mas todas são fáceis de cozinhar e muito versáteis na cozinha.

Por Onde Começar ?

Aqui estão 10 dicas essenciais para cozinhar lentilhas perfeitas e obter o melhor sabor e textura:

  1. Escolha lentilhas intactas;
  2. Lave bem as lentilhas em água corrente;
  3. Deixe de molho de 30 minutos a 1 hora;
  4. Use caldo de legumes se tiver para cozinhar as lentilhas;
  5. Adicione temperos;
  6. Não adicione sal no início;
  7. Cozinhe em fogo baixo;
  8. Não mexa demais;
  9. Monitore o tempo de cozimento e teste se está al dente;
  10. Deixe repousar.
como fazer lentilhas al dente

Para obter as melhores lentilhas cozidas, há algumas técnicas e truques que podem fazer toda a diferença no resultado final.

  • Primeiramente, é importante escolher lentilhas que estejam integras, olhe o pacotinho de lentilha na hora de comprar e escolha sempre o que tem grãos mais íntegros.
  • Antes de cozinhar é necessário lavá-las adequadamente em água corrente para remover quaisquer sujeiras ou impurezas. Coloque em uma peneira e passe pela torneira, lave bem, depois disso coloque de molho em água em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos a uma hora antes de cozinhar para reduzir o tempo de cozimento e garantir que fiquem macias. Não é necessário mais que esse tempo de molho, lentilhas são delicadas e hidratam rapidamente.
  • Com a lentilha preparada é hora de levar os grãos para a panela, cubra as lentilhas com água ou caldo caseiro e leve ao fogo baixo com a panela tampada. A água precisa cobrir a lentilha com o dobro do volume do grão para que não seque.
  • Você perceberá uma espuma se formando na superfície da água, é nesse momento que você começa a entender se sua lentilha está macia. Pegue um grão e morda. O ponto perfeito é quando você morde e sente que está macia por fora mas o interior continua tenro.
  • Volte a lentilha cozida para a peneira, deixe o caldo escoar e passe mais uma vez por água corrente da torneira para parar seu cozimento.
  • Finalmente, deixar as lentilhas descansarem por alguns minutos antes de servir para garantir que elas não se desmanchem.

Hora de escolher receitas depois de cozinhar lentilhas.

Agora você tem todas as dicas essenciais para cozinhar lentilhas perfeitas! Ao seguir estas orientações simples, você pode garantir que suas lentilhas fiquem macias, saborosas e cheias de nutrientes saudáveis. Uma dica é, prepare um lote maior de lentilhas e congele em saco próprio para o freezer por até 3 meses. Eu costumo congelar pequenos pacotes para descongelar rápido caso eu decida fazer por exemplo um arroz com lentilhas para o jantar. O numero mágico aqui em casa é congelar a quantidade de 1 xícara medidora por porção, funciona para a maioria das receitas.

Com as lentilhas cozidas use sua criatividade para utilizar nas receitas que preferir.

Saboroso hambúrguer vegetariano de lentilha

Bolonhesa vegana de lentilha sensacional

Sopa de lentilha vermelha cremosa

Emy Marcelino

Olá! Eu sou a Emy, uma apaixonada por boa comida e por escrever! Venho de uma família onde cozinhar é um dom herdado há gerações. Quando não estou na cozinha experimentando receitas deliciosas e criando pratos para amigos ou familiares, estou escrevendo. Acredito que a comida é uma forma poderosa de conexão, e minha missão é compartilhar receitas, dicas e histórias culinárias que inspirem e unam as pessoas ♥

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas pra você