4 dicas para deixar o seu smoothie mais nutritivo

jarras de smoothie

Com os dias mais quentes se aproximando, nada melhor do que tomar algo gelado e refrescante, não é mesmo? Ainda mais se for saudável. Por isso, optar por um smoothie nutritivo e delicioso pode ser a solução para fugir das calorias vazias dos sucos de frutas.

Primeiramente, os smoothies são uma combinação de ingredientes em uma bebida cremosa que, devido à grande variedade de possibilidades, pode agradar a todos os paladares.

Portanto, misturando os elementos certos e dando preferência às frutas da estação, é possível criar receitas saborosas. Aliás, esta é uma excelente forma de incorporar frutas e verduras à dieta de maneira simples e gostosa.

Quer aprender como deixar o seu smoothie nutritivo aproveitando as frutas e verduras da estação? Então, confira nossas 4 dicas:

1 – Combine frutas e verduras para um smoothie nutritivo

Um dos segredos para um smoothie cheio de nutrientes é variar as frutas que você utilizar. Não deixe, também, de acrescentar verduras e legumes às receitas. Isso porque as frutas por si só contêm açúcares e, apesar de saudáveis em moderação, podem se tornar calóricas. Assim sendo, a combinação com verduras facilita a adição de nutrientes.

Misture no seu smoothie algumas verduras e legumes da estação, como o espinafre, o pepino, a cenoura e a beterraba. Eles ajudam a criar uma combinação com menos açúcar, trazendo uma opção saudável.

Mesa branca com frutas variadas (um pote com morangos, um abacaxi, três tangerinas, três bananas e várias framboesas) e um copo de smoothie cor-de-rosa.
Fonte: Unsplash

2 – Evite coar o smoothie

Depois de bater os seus ingredientes no liquidificador, evite passá-lo por um coador. Deixar a bebida mais líquida pode parecer atraente, mas nesses pedaços maiores que sobram ficam as fibras e outros nutrientes. Não é segredo que eles são importantes para que o smoothie seja mais saudável e leve mais tempo para ser digerido.

Isso garante saciedade por mais tempo e evita picos de açúcar.

Três copos de smoothies e cereais espalhados em frente a eles. Uma mão branca com unhas pintadas com esmalte preto segura um canudo de metal, posicionado dentro do terceiro copo à direita. À esquerda, uma maça à frente de um pote transparente com cereais.
Fonte: Unsplash

3 – Escolha os ingredientes de acordo com o seu dia

Um smoothie equilibrado depende também das atividades que você tem planejadas para o dia. Se você procura algo refrescante e menos calórico, vale apostar em misturas com algumas frutas leves da estação: abacaxi, acerola, laranja, framboesa, melancia, melão. A água de coco é uma ótima pedida para esse tipo de receita.

Agora, se consumir a bebida antes de um treino ou esforço físico, é possível encorpá-la com frutas mais calóricas e fibrosa. São exemplos banana-nanica, banana-prata, mamão, pêssego e manga. A banana, além de trazer cremosidade, pode ser usada também para adoçar a mistura.

Uma mesa branca na qual estão posicionados, da esquerda para a direita, meia-banana dentro de sua casca atrás de um prato cinza com farofa e uma colher branca sobre ele, dois copos transparentes de smoothies cor-de-rosa ao centro, uma toalha branca amassada, um pote com morangos atrás de um morango isolado fora dele e, no canto, potes cortados com grãos.
Fonte: Unsplash

4 – Fique atento ao valor nutritivo dos ingredientes

Além do sabor, é essencial conhecer o valor nutritivo dos ingrediente de forma que a mistura fique saudável e variada. Acrescente alguns superalimentos da estação, com essas frutas e verduras de alto teor nutritivo:

  • Maçã: combina com quase todas as misturas, pois não altera o sabor da bebida;
  • Laranja: rica em vitamina C, ajuda a fornecer energia;
  • Folhas verde escuro: fontes de cálcio, ferro e folato, perfeitas para serem combinadas com as frutas, pois ajudam na absorção de vitaminas;
  • Cenoura e beterraba: ferva esses legumes por 5 minutos para extrair melhor os seus nutrientes, já que são ricos em carotenoides, vitaminas e minerais importantes.
Um grupo de três pessoas brinda com smoothies. Duas mãos brancas, em primeiro plano, uma com relógio prateado segurando um copo com smoothie roxo e canudo preto à esquerda, outra segurando um smoothie verde à direta, estão à frente de uma mulher branca com óculos escuros e de cabelos negros, além de top preto, segurando um copo com smoothie laranja. O ambiente contém uma mesa de madeira na qual está um celular, plantas espalhadas e cordas.
Fonte: Unsplash.

Com essas dicas, você já está pronto para criar smoothies nutritivos que irão tornar a sua dieta muito mais saborosa. Qual é a sua fruta favorita para colocar no smoothie? Conte para a gente nos comentários!

Então, gostou do texto? Fique por dentro das novidades da Casa Encantada acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

Por fim, leia também:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Croquete de carne moída com molho de cranberries

Tem como resistir à comida de boteco? Provavelmente, não. De dadinhos de tapioca ao pão com bolinho de carne e porções de camarão, são tantas delícias que é impossível…

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Cold Brew: o café passado a frio

Você que é amante de café, já deve ter visto por aí receitas de café gelado. Porém, o Cold Brew é feito de forma diferente. Dessa vez, você não…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…