Polenta infalível: todo mundo vai amar

passo a passo polenta recheada

 

polenta infalivel

Polenta infalível para agradar até quem não gosta de polenta. É tão fácil de fazer. Nesse sentido, em minutos você tem um prato delicioso. Inclusive, é daquelas receitas que aquece a alma e faz aquele carinho confortante. Esta receita foi preparada com fubá italiano. Ou seja, aquele que os grânulos são menos finos que o fubá daqui. Então, deixemos o fubá fininho para o angu mineiro e cremosinho.

No entanto, por mais que sejam similares na aparência, são pratos completamente diferentes. Deliciosos. Mas, cada um com sua particularidade!

Polenta infalível: em busca da textura perfeita

O tempo de fogo fará a diferença na textura. Nese sentido, você pode deixar a polenta bem cremosinha ou mais pedaçuda. Então, quanto mais tempo você ficar mexendo, mais grosso fica. Aliás, para fazer essa receita eu usei caldo de legumes para dar ainda mais sabor.

Porém, você pode usar caldo de frango ou de carne também. Caso não tenha o caldo pronto, refogue uma cebola, um dente de alho e quando estiver douradinho coloque 1 litro de água. Isso vai deixar a base da sua polenta muito mais saborosa!

Faça esta maravilha. Prometo que vai se surpreender! Esta da foto utilizei com o molho o bolonhesa vegetariano que já te ensinei fazer neste post. Inclusive, foi um casamento perfeito! Aliás, se fizer não esqueça de postar uma foto lá no instagram com a #acasaencantada. Isso porque amo ver as fotos de vocês. É uma sensação incrível ver o resultado!

Por fim, buscando mais receitas de acompanhamento para incrementar seu almoço? Então, confira essas:

Polenta Infalível

Sensacional!
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 30 mins
Course Acompanhamento
Quantidade 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 litro de caldo de legumes, de frango ou de carne
  • 1 xícara (de chá) de fubá italiano diluido em 1 xícara (de chá) de água fria
  • 3 colheres (de sopa) de parmesão ralado
  • 1/4 de xícara (de chá) de creme de leite
  • sal e pimenta
  • cubinhos de queijo meia cura, muçarela, queijo prato, qualquer um que derreta

Instruções
 

  • Leve em uma panela alta o caldo para ferver, quando estiver fervendo coloque aos poucos o fubá diluído em água fria, mexendo sempre para não empelotar (eu prefiro usar um fouet para mexer, mas dá certo com qualquer espátula de silicone ou colher de pau).
  • Quando o caldo começar a engrossar e ficar com aquela textura de mingau cremoso, conte 10 minutos para uma polenta mais cremosa ou 20 para uma mais densa e continue mexendo para não empelotar e nem grudar no fundo.
  • Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e adicione parmesão, sal, pimenta e creme de leite, mexa para incorporar.
  • Montagem: Você pode decidir por fazer individuais em pratos fundos separados ou servir em uma travessa grande para que cada um se sirva, no refratário ou no prato coloque uma camada de polenta, outra camada com os cubinhos de queijo, mais uma camada de polenta e cubra com um molho bem gostoso! Você pode optar por cobrir com um molho pedaçudo de tomates, fazer um molho bem corpulento de carne moída, desfiar uma carne de panela e fazer um ragu, refogar uma acelga chinesa com pedacinhos de bacon, infinitas possibilidades para deixar sua polenta ainda mais gostosa!

Notas

Esta da foto é com aquele molho bolonhesa vegano que já ensinei aqui no blog!
Adaptado de Panelaterapia

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

  1. Pingback: Lanches para congelar - volta às aulas | A casa encantada
  2. Pingback: 12 receitas de polenta com frango que vão aquecer o seu coração |
  3. Pingback: 12 receitas de polenta com frango que vão aquecer o seu coração – Mari Carvalho
    1. Gi, vai ficar uma polenta mais líquida! MAs pode sim, pode ser que demore um tanto mais para atingir um ponto consistente! Se tentar me conta! Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…