Polenta infalível para agradar até quem não gosta de polenta. É tão fácil de fazer. Nesse sentido, em minutos você tem um prato delicioso. Inclusive, é daquelas receitas que aquece a alma e faz aquele carinho confortante. Esta receita foi preparada com fubá italiano. Ou seja, aquele que os grânulos são menos finos que o fubá daqui. Então, deixemos o fubá fininho para o angu mineiro e cremosinho.
No entanto, por mais que sejam similares na aparência, são pratos completamente diferentes. Deliciosos. Mas, cada um com sua particularidade!
Polenta infalível: em busca da textura perfeita
O tempo de fogo fará a diferença na textura. Nese sentido, você pode deixar a polenta bem cremosinha ou mais pedaçuda. Então, quanto mais tempo você ficar mexendo, mais grosso fica. Aliás, para fazer essa receita eu usei caldo de legumes para dar ainda mais sabor.
Porém, você pode usar caldo de frango ou de carne também. Caso não tenha o caldo pronto, refogue uma cebola, um dente de alho e quando estiver douradinho coloque 1 litro de água. Isso vai deixar a base da sua polenta muito mais saborosa!
Faça esta maravilha. Prometo que vai se surpreender! Esta da foto utilizei com o molho o bolonhesa vegetariano que já te ensinei fazer neste post. Inclusive, foi um casamento perfeito! Aliás, se fizer não esqueça de postar uma foto lá no instagram com a #acasaencantada. Isso porque amo ver as fotos de vocês. É uma sensação incrível ver o resultado!
Por fim, buscando mais receitas de acompanhamento para incrementar seu almoço? Então, confira essas:
- Salada tropical super refrescante
- Molho de ervas finas: refinando o paladar
- Salada de grão de bico fácil e refrescante
- Farofa de Natal com linguiça, cebola e ovos
- Salada de pepino japonês agridoce
Ingredientes
- 1 litro de caldo de legumes, de frango ou de carne
- 1 xícara (de chá) de fubá italiano diluido em 1 xícara (de chá) de água fria
- 3 colheres (de sopa) de parmesão ralado
- 1/4 de xícara (de chá) de creme de leite
- sal e pimenta
- cubinhos de queijo meia cura, muçarela, queijo prato, qualquer um que derreta
Instruções
- Leve em uma panela alta o caldo para ferver, quando estiver fervendo coloque aos poucos o fubá diluído em água fria, mexendo sempre para não empelotar (eu prefiro usar um fouet para mexer, mas dá certo com qualquer espátula de silicone ou colher de pau).
- Quando o caldo começar a engrossar e ficar com aquela textura de mingau cremoso, conte 10 minutos para uma polenta mais cremosa ou 20 para uma mais densa e continue mexendo para não empelotar e nem grudar no fundo.
- Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e adicione parmesão, sal, pimenta e creme de leite, mexa para incorporar.
- Montagem: Você pode decidir por fazer individuais em pratos fundos separados ou servir em uma travessa grande para que cada um se sirva, no refratário ou no prato coloque uma camada de polenta, outra camada com os cubinhos de queijo, mais uma camada de polenta e cubra com um molho bem gostoso! Você pode optar por cobrir com um molho pedaçudo de tomates, fazer um molho bem corpulento de carne moída, desfiar uma carne de panela e fazer um ragu, refogar uma acelga chinesa com pedacinhos de bacon, infinitas possibilidades para deixar sua polenta ainda mais gostosa!
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
8 respostas
Estou testando C o mimosa
Depois te conto!
Que bacana! Ansiosa para saber mais sobre sua experiência
amei a receita, mas sera q consigo fazer com o fubá comum mesmo? fubá mimoso, rsrs
Gi, vai ficar uma polenta mais líquida! MAs pode sim, pode ser que demore um tanto mais para atingir um ponto consistente! Se tentar me conta! Beijo!
Que linda Ari, essa polenta tá muito apetitosa!!!