Amendoim caramelado com gergelim

receita de amendoim doce caramelado com gergelim

 

A história deste amendoim caramelado com gergelim é antiga.

A Carlinha do blog Brisando na Cozinha é de São José do Rio Preto. Já a Déia do blog Se Eu Fiz Vc Faz também morou um tempo por lá.

Nesse sentido, em muitas de nossas conversas a Deia falava do quanto era viciante este amendoim. Além disso, que ela só encontrava por lá.

Depois disso, Carlinha também provou e viciou no tal amendoim caramelado com gergelim. Então, me mandou junto com o meu presente de amigo secreto um pacotinho deles.  Aliás, nem preciso dizer que devorei em minutos e o vicio se instaurou por aqui também né?

Desde então, ficava aqui imaginando como fazer a versão caseira. Ou então, como convencer a Carlinha me enviar um carregamento dele. Ele foge do controle. O negocio é viciante quase tanto quanto o chutney de tomate e pimentão da Carla.

Amendoim caramelado com gergelim: adaptando a receita da mãe

Pesquisei, pesquisei, pesquisei e não encontrei nada parecido nas receitas por aí. Então, adaptei uma receita da minha mãe de amendoim caramelado e testei (pasme) 1 kg de amendoim até chegar próximo do legítimo!

O docinho do caramelado, a textura do gergelim, a vontade de devorar um pacotinho em poucos minutos não me deixaram desistir (ainda bem!).

No entanto, demorou a entender que ele só ficaria caramelado depois da fase que ele cristaliza. Começava a caramelar, cristalizava e eu já tirava do fogo. Por isso, o amendoim ficava cru, a casquinha mais parecida com aquele amendoim coberto com chocolate sabe? Mas, por pura distração percebi que mais uns minutinhos de fogo era o que eles precisavam!

 

Também é amante de amendoim? Então, confira essas receitas:

 

Receita de amendoim caramelado com gergelim

Amendoim Caramelado com Gergelim

Amendoim doce com uma casquinha caramelada e gergelim
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 40 mins
Course Snack, Sobremesa
Quantidade 6 porções

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de amendoim
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1/3 de xícara (de chá) de água
  • 4 colheres (de sopa) de gergelim
  • 1 colher (de chá) de canela em pó
  • 1 pitada de sal

Instruções
 

  • Em uma frigideira de fundo grosso, misture o amendoim, a água e o açúcar, leve ao fogo médio mexendo sempre, até que o líquido todo evapore.
  • Você perceberá que uma casquinha cristalizada está se formando, continue mexendo, abaixe o fogo e acredite,
  • As casquinhas cristalizadas começarão a caramelizar no fundo da frigideira, continue mexendo para que os amendoins que estão por cima tenham a chance de ir para o fundo dar aquela derretidinha também,
  • Se perceber que está esfumaceando, retire a frigideira do fogo por alguns segundos e continue mexendo, volte para o fogo para caramelizar até que o açúcar esteja na cor âmbar, adicione o sal, a canela e o gergelim quando estiver quase na hora de remover a frigideira do fogo,
  • Transfira seu amendoim para uma assadeira e desgrude os amendoins que estão juntinhos, deixe esfriar completamente e transfira para um pote hermético.

Notas

Resiste crocante por até 7 dias se mantido em pote hermético.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

7 respostas

  1. Pingback: Bolo de Cenoura com cobertura de Brigadeiro Branco
  2. Pingback: Bolo de cenoura com cobertura de chocolate [VÍDEO] | A casa encantada
  3. Pingback: Doce de Banana e Chocolate de lamber os dedos | A casa encantada
  4. Pingback: Amendoim Doce (Cri Cri de Amendoim) | A casa encantada
  5. Pingback: Castanhas Carameladas [VÍDEO] | A casa encantada
  6. Pingback: Amendoim Doce (Cri Cri de Amendoim) | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…