Amendoim cricri – amendoim doce

receita de amendoim doce com casquinha crocante
Eu sou louca por amendoim doce, por isso, já presentei por aqui outras receitas com este ingrediente, como a de amendoim caramelado com gergelim, além do cajuzinho,  que é a versão docinho de festa.  Hoje, quero ensinar a fazer o amendoim cricri, como é conhecido o amndoim doce no sul do país. Esta receita é super simples e o amendoim vai para a panela sem torrar com a pele vermelha e tudo. Mas depois de mexer sem parar, a calda de açúcar endurece e forma aquela casquinha deliciosa que te faz comer sem parar!
como fazer amendoim doce de casquinha (amendoim cri cri)

Amendoim Doce

Esta receita de amendoim doce com casquinha crocante tem um toque de canela, facil de fazer e perfeito para petiscar no sofá maratonando uma série. De poucos ingredientes e muito fácil de fazer, a calda de açúcar cristaliza dando como resultado a casquinha crocante e deliciosa.
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 30 mins
Course Aperitivo, Appetizer, Snack
Quantidade 6 pessoas

Ingredientes
  

  • 500 g de amendoim
  • 1 xícaras (de chá) de água
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar refinado
  • 1 colher (de chá) de canela em pó

Instruções
 

  • Coloque todos os ingredientes em uma panela de borda alta e leve ao fogo alto mexendo sempre para não queimar o açúcar no fundo
  • A calda começa bem líquida e logo começa a engrossar, abaixe o fogo e continue mexendo vigorosamente até começar açucarar e o amendoim desprender do fundo da panela
  • Transfira o amendoim para uma assadeira e espalhe bem para secar, quando estiver frio quebre os pedaços maiores.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Minhas memórias do amendoim cricri

Lembro de comer o amendoim cricri em época de festa junina. Mas sei que em outras regiões do Brasil costumam rechear ovos de galinha com este delicioso doce na Páscoa. As festas juninas já acabaram, mas por aqui continuamos a fazer este amendoim. Pois enquanto tiver amendoim, canela, terá cricri! Esta receita de amendoim doce é bem simples, não tem muitas etapas e segredos. O único segredo, no entanto, é mexer o amendoim até açucarar. Depois,  é só espalhar para secar e se controlar para não comer tudo na primeira tacada! Eu gosto desta versão com canela, pois a canela na casquinha do amendoim casa super bem com o seu sabor. Por isso, recomendo que prove esta versão. Mas é claro que, se não gostar de canela, pode fazer sem ou substituir por chocolate em pó. Não se assuste, pois nos primeiros minutos parece que a proporção de calda é um exagero para a quantidade de amendoim. Entretanto, passado alguns minutos depois que a calda começou a ferver, você verá a calda engrossando. Depois, como em um passe de mágica, ela começará a açucarar. Por isso, vai na fé, acreditando que seu amendoim doce vai ganhar aquela casquinha perfeita e crocante.

Se você adora quitutes juninos o ano todo, confira essas receitas que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

  1. Pingback: Amendoim doce do blog na minha panela
  2. Pingback: PIPOCA DOCE (Melhor que a de cinema) | A casa encantada
  3. Pingback: Bolo de Fubá Vegano - Cremoso e Molhadinho | A casa encantada
  4. Pingback: Como Fazer Pipoca Doce na Panela | A casa encantada
  5. Pingback: 80 receitas para o lanche da tarde para um momento mais especial – Engenheira Gabi
  6. Pingback: 80 receitas para o lanche da tarde para um momento mais especial – Marina Alves Castro
  7. Pingback: 80 receitas para o lanche da tarde para um momento mais especial – Suzana Almeida Dieta e Saúde
  8. Pingback: 80 receitas para o lanche da tarde para um momento mais especial – Mari Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…