Já falei aqui no blog, em outras ocasiões, da minha paixão pelo Natal. Tudo o que envolve essa celebração é mágico, repleto de significados e de sentimentos bons, principalmente com relação à comida, como o arroz colorido de Natal com passas, a receita que compartilho com vocês abaixo.
Muitas pessoas chamam esse prato de arroz à grega, que, bem na verdade, de grego não tem nada, além do nome. A receita é brasileirÃssima e o porquê de receber esse apelido é um verdadeiro mistério. O que importa é que essa receita é deliciosa e super tradicional nessa época do ano.
Aqui em casa a gente chama carinhosamente de arroz colorido de natal, principalmente para atrair ainda mais a atenção das crianças. Falando nelas, esse arroz é um verdadeiro sucesso entre os pequenos, já que as cores e os legumes picadinhos são um atrativo e tanto.
Já entre os adultos, a grande questão, assim como a que contei no post do salpicão, é o fato de ter ou não as polêmicas uvas-passas. Colocar ou não colocar? Eis a questão… hahahaha.
Course ceia, natal
Ingredientes
- Azeite
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picado
- 4 xÃcaras de chá de arroz cozido
- 1 cenoura ralada
- Sal a gosto
- 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
- 2 colheres de sopa de pimentão amarelo picado
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 lata de ervilha escorrida
- ½ xÃcara de chá de uvas-passas pretas
- ½ xÃcara de chá de uvas-passas brancas
- 3 colheres de sopa de azeitona picada
- Cheiro verde a gosto
Instruções
- Em uma panela, despeje um fio de azeite.
- Refogue a cebola junto com o alho até tudo ficar levemente dourado.
- Em seguida, coloque a cenoura, o pimentão vermelho, o pimentão amarelo e deixe refogar por aproximadamente 5 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.
- Coloque o milho, a ervilha, a azeitona, as uvas-passas pretas e brancas e o arroz cozido.
- Corrija o sal, se necessário, e deixe na panela por mais 3 minutos.
- Transfira para um refratário, salpique o cheiro verde e sirva em seguida.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Arroz colorido do seu jeito
Na ceia da minha famÃlia, nós fazemos as duas versões, a doce e a salgada. Na salgada, em vez das uvas passas, colocamos algum tipo de proteÃna, uma linguicinha picada, uma carne bem picadinha ou até mesmo desfiada. Fica igualmente deliciosa. Mas hoje a receita que vou compartilhar com vocês é a tradicional, com uvas-passas pretas e brancas, ambas sem sementes, ok? Esse é um detalhe que faz toda a diferença. Outra dica que posso dar é: não se apegue a um ou outro legume. Use a sua imaginação! Eu já fiz com tudo quanto é tipo de vegetais e, para mim, a combinação de pimentões coloridos, cenoura, milho, ervilha e azeitonas é a melhor. Mas já fiz com brócolis, vagem, couve-flor, batata picada e sempre deu super certo. Gosto definitivamente não se discute. Além do mais a variação é sempre muito bem-vinda, não só nesse prato, mas em receitas como um todo. Procure variar os ingredientes e priorizar aqueles de que mais gosta. Afinal, na cozinha não tem certo ou errado. Sendo assim, cada um ajusta de acordo com as sua preferências e está tudo bem. A propósito, adoro saber de quais ingredientes vocês mais gostam e as adaptações que fazem nas receitas que eu divido aqui no blog. Sempre que reproduzirem os pratos em casa, comentem aqui, ok? Me digam o que acharam, o que mudaram, quais os ingredientes substituÃram. A interação de vocês é umas das coisas que me deixa mais feliz. Sempre estou aberta a sugestões também. Quando quiserem que eu traga ou teste novas receitas, é só dizer aqui nos comentários ou mandar uma mensagem no nosso perfil do Instagram. Já segue lá? Ainda não? Passou da hora, né? Então, é só clicar aqui. ÂVamos lá?
Bom, sem mais conversas, vamos para a parte que realmente interessa. Confira os ingredientes e o passo a passo completo para reproduzir na sua noite de Natal. Espero que esse prato deixe a sua ceia ainda mais especial.Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta