Arroz de forno para ninguém botar defeito

5 from 1 vote

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial.

Que o brasileiro ama arroz com feijão todo mundo já sabe. Porém, comer a mesma coisa todos os dias pode cansar. Ainda assim, não é preciso inventar muito para fazer algo diferente. É possível preparar algo simples e, ao mesmo tempo, saboroso.

Afinal, agradar a todos com algo prático é sempre melhor, não é mesmo?

Diferença entre arroz de forno e risoto

É muito fácil confundir arroz de forno com risoto. Mas sabe aquela história de que a ordem dos fatores não altera o resultado? Bom, na gastronomia não é assim. Principalmente em relação a essas duas receitas. Portanto, elas são diferentes sim.

No caso do arroz de forno, primeiro mistura-se os ingredientes já cozidos e depois eles são levados ao forno. Por sua vez, para o risoto, cozinha-se os ingredientes todos juntos, o que o torna bem úmido. Por isso, apesar de similares, as receitas oferecem sabores e sensações bem diferentes.

O primeiro arroz

Estima-se que a primeira espécie de arroz conhecida surgiu na África. Com registros de cultivo bem antigos, datados de 3 mil anos atrás, o oryza glaberrima era pequeno e avermelhado. Com o tempo, por ser bem macio e saboroso, ganhou espaço no cardápio dos africanos por volta de 1.500 a.C. Posteriormente, foi substituído pelo arroz asiático.

Arroz

Da Ásia para o mundo

Na Ásia, surgiu o protagonista do nosso arroz de forno, o ozyra sativa. Popularizado primeiramente na Índia, alcançou a China, o Irã e a Indonésia por volta de 1.500 a.C.

Depois, chegou às Filipinas e ao Japão, dominando assim toda a Ásia. À Europa, estima-se que ele tenha chegado por meio dos indianos e sido cultivado pelos árabes.

Nas Américas, os responsáveis por desenvolver o cultivo do grão, de acordo com a História, teriam sido os portugueses.

Do arroz comum ao arroz de forno

Apesar de o grão utilizado em nossa receita de arroz de forno ter chegado a terras brasileiras por meio dos portugueses, já havia aqui o cultivo de outras espécies pelos indígenas.

O “abatituaupé” ou “milho d’água” fazia parte da alimentação dos tupis e até foi levado a Portugal por Pedro Álvares Cabral. Aliás, no país europeu ele era muito popular. Nesse sentido, temendo a concorrência, a Coroa Portuguesa proibiu, em 1781, a importação do arroz brasileiro. Desse modo, ele foi esquecido e a espécie gringa tornou-se protagonista.

O “arroz português” começou a ser cultivado em todo o país e acabou caindo nas graças do brasileiro. Mais adiante, encontraria seu par perfeito, o feijão.

Parte da nossa tradição culinária, o arroz com o tempo invadiu outras receitas, como o arroz de forno, o arroz doce e o arroz cremoso.

Receita de arroz de forno

Vamos à nossa receita de arroz de forno simples, saborosa e prática?

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Arroz de forno

5 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
  • 2 xícaras de chá de água quente
  • 200 g de presunto fatiado ou picado
  • 200 g de queijo muçarela ralado
  • ½ lata de milho
  • 1 cenoura cozida em cubos ou rodelas
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Instruções
 

  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o arroz.
  • Adicione a água fervente.
  • Cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, até a água secar.
  • Desligue o fogo e deixe a panela tampada por cerca de 5 minutos. Isso fará com que o arroz utilize o próprio vapor para terminar seu cozimento.
  • Em um recipiente, misture o presunto, o queijo muçarela, a cenoura, o milho, a salsa e o arroz cozido.
  • Coloque o queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…