Arroz doce cremoso com doce de Leite

arroz doce cremoso

O arroz doce cremoso é uma das sobremesas mais flexíveis que a gente tem. Você pode fazer com leite condensado, com leite e canela e até com amendoim. Existem inúmeras combinações possíveis, é só ir de acordo com o seu paladar.

Prato típico da nossa festa junina, é minha preferida para dias frios, pois aquece e adoça nossos corações. Quer saber mais sobre como surgiu essa receita e como fazer arroz doce cremoso simples? Vem comigo.

Estrela internacional

Apesar de parecer que o arroz doce cremoso é uma invenção nossa, de tão forte que é sua presença em nossa culinária, sua origem vem do outro lado do mundo, da Ásia. Mais precisamente da Índia, segundo alguns historiadores gastronômicos.

Prato tradicional dos casamentos hindus, lá o servem geralmente apenas com açúcar. Já na vizinha Tailândia, a receita mais comum quase não leva açúcar e é acompanhada de coco e manga.

Sua chegada à Europa aconteceu por volta do século XIII e estima-se que de lá ele viajou até Portugal e só então desembarcou aqui. Prato nobre, era a sobremesa queridinha do Império Português que estava por aqui, que, na época, o polvilhava com canela, do mesmo modo que a receita tradicional que perdura até hoje.

Entretanto, como nós somos bem criativos na cozinha, adaptamos a receita portuguesa que chegou para nós de diferentes jeitos. Há quem coma com goiabada, rapadura, leite de coco e doce de leite, que é a nossa receita de hoje.

arroz doce cremoso
Queridinho dos brasileiros <3 (Fonte: Reprodução)

Como o mundo come arroz doce cremoso?

Como o arroz é um ingrediente comum no mundo todo, há muito tempo, em algum momento, testaram sua versão doce por todas as nações do globo.

Já vimos como a Tailândia e a Índia comem arroz doce, mas eles são os inventores da receita. Então, como será que o resto do mundo prepara essa receita e quais ingredientes utilizam?

Um arroz doce simples parece ser a preferência nacional na Colômbia, que o prepara acompanhado somente de leite e uvas-passas.

Já na culinária sírio-libanesa existe um prato bem semelhante que é chamado de Roz bi Habib, que se trata de arroz perfumado de flor de laranjeira ou água de rosas.

Na França, o arroz doce ganha um nome pomposo e ingredientes sofisticados. O Riz-au-lait leva crème anglaise (um creme cozido à base de leite e gemas de ovo), chantilly, pistaches torrados e uma calda de caramelo espessa, como se fosse uma mousse.

O Riz-au lait também possui uma outra versão, essa bem mais simples, apenas com leite e baunilha. O interessante é que nenhuma das duas leva açúcar. Nós brasileiros somos formiguinhas ou é impressão minha?

Austríacos já preferem o arroz doce cremoso com açúcar queimado por cima como se fosse um crème brûlée. A Espanha, por sua vez, consome o prato frio com leite e cascas de limão-siciliano e laranja.

arroz doce cremoso
Variações não faltam pelo mundo. (Fonte: Reprodução)

Chegou a hora de fazer!

Aposto que você já está com água na boca de tanto ler sobre essas combinações deliciosas e quer logo saber como fazer arroz doce cremoso com doce de leite. Pois bem, vamos logo para a seção da receita.

Arroz doce cremoso

Ingredientes
  

  • 1 e 1/2 xícara de arroz (branco, arbório ou parboilizado)
  • 200 ml de água
  • 1 litro de leite integral
  • 400 g de doce de leite (1 pote)
  • 1 colher de chá de manteiga ou margarina

Instruções
 

  • Em uma panela, coloque o arroz já lavado, acrescente a água e a manteiga e leve ao fogo médio com a tampa fechada até toda a água secar.
  • Depois, adicione o leite. Deixe o arroz cozinhar e mexa de vez em quando, dessa vez sem a tampa, até o leite secar bem (cerca de 35 a 40 min).
  • Coloque o doce de leite, mexa bem e deixe-o cozinhando por mais 10 minutos em fogo médio ou até o arroz ficar bem cremoso. Está pronto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…