A Páscoa está chegando, e a data merece um prato especial para comemorar a ocasião. Primeiramente, não sei vocês, mas eu tenho um que já é tradição aqui em casa: o bacalhau ao forno.
Muita gente que acha esse um prato um pouco difĂcil de acertar por conta da quantidade de sal que ele possui. Entretanto, nĂŁo se preocupe, pois seu bacalhau vai ficar uma delĂcia com as dicas que separei.
Antes de conferimos a receita de bacalhau ao forno tradicional, vamos descobrir como esse prato chegou até a nossa mesa?
Bacalhau, uma iguaria com histĂłria para contar
A palavra “bacalhau” tem origem no termo em latim “baccalaureu”, que definia o processo de salgar e secar alguns tipos de peixe. Além disso, a história do nosso bacalhau ao forno é milenar. Já existiam registros de fábricas do alimento no século 9 na Islândia e na Noruega. Entretanto, o crédito da invenção vai para os vikings.
Conta a lenda que, na época, eles se alimentavam da espécie cod gadus morhua, que era farta nos mares pelos quais navegavam. Como o sal ainda não tinha sido descoberto, secavam o peixe ao sol, o que fazia com que ele endurecesse e durasse mais, aguentando as longas viagens.
Por outro lado, o comércio do bacalhau só foi começar a ocorrer lá pelo ano 100, pelos bascos, povo que habitava uma região conhecida como Pirineus Ocidentais, próxima à Espanha e à França. Lá, o bacalhau já era vendido curado, salgado e seco.
O nosso bacalhau ao forno chegou ao Brasil já na Ă©poca do descobrimento atravĂ©s dos Portugueses, mas foi apenas com a chegada da realeza portuguesa no inĂcio do sĂ©culo XIX que o alimento começou a ganhar popularidade. Com batatas, era o prato principal, fazendo parte do cardápio dos nobres quase que diariamente.
Durante muitos anos, as pessoas vendiam esse alimento por um preço acessĂvel. Aliás, o bacalhau com natas era um prato comumente servido nos restaurantes brasileiros nas sextas-feiras e em festas comemorativas. Foi apĂłs a grande escassez de alimentos da 2ÂŞ Guerra Mundial que seu preço aumentou e o consumo mudou, concentrando-se, principalmente, na Páscoa e no Natal.
Leia também:
Como dessalgar o bacalhau?
Ter disponibilidade de no mĂnimo 24 horas para dessalgar um bacalhau Ă© algo muito difĂcil, mas existe um mĂ©todo muito mais rápido. Encha uma panela com bastante água e a ferva. Adicione entre 2 e 4 colheres de sopa de sal, de acordo com a quantidade de bacalhau. Deixe ferver por pelo menos 15 minutos, escorra o bacalhau, deixe descansando por 3 minutos e coloque sob água corrente fria.
Se você provar e ainda achar que o bacalhau está salgado, volte a realizar o processo. Só cuidado para não ferver demais e acabar desmanchando o peixe.
Receita de bacalhau ao forno
Pensando que a Páscoa é uma data muito especial, decidi incrementar a nossa receita e deixá-la única. Portanto, veja, abaixo, o passo a passo do bacalhau ao forno com nata e boa Páscoa! Aliás, precisando de dicas de sobremesa? Tem bolo vulcão. Vai por mim, é demais!
Ingredientes
- 500 g de bacalhau já dessalgado
- 300 g de batata em rodelas
- 1 cebola picada picada
- 3 dentes de alho picados
- 3 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de Ăłleo
- â…“ de xĂcara de azeite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xĂcara de leite
- 1/2 litro Sal a gosto (3 latas creme de leite sem soro ou 1 caixinha de creme de leite)
- 1 limĂŁo suco
- 1 colher de chá de mostarda
Instruções
- Coloque água em uma panela e leve ao fogo. Quando as primeiras bolhas começarem a aparecer (antes de ferver), abaixe o fogo, acrescente o bacalhau e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos.
- Retire o bacalhau e reserve a água. Quando o bacalhau estiver mais frio, retire as lascas e reserve.
- Frite as batatas.
- Em outra panela em fogo baixo, acrescente a manteiga e espere derreter. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexa bem com um batedor de claras e deixe cozinhar um pouquinho. Adicione a água do bacalhau (½ xĂcara, 2 conchas ou 120 ml) atĂ© formar um creme liso.
- Em seguida, vá acrescentando o leite e o creme de leite aos poucos, um após o outro. Tempere com sal, acrescente o suco de limão e a mostarda. Quando o molho ferver, mantenha-o no fogo, sempre mexendo, por mais 3 minutos e reserve.
- Em outra panela coloque o azeite, a folha de louro e refogue a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau e uma concha da água de cozimento do bacalhau.
- Desligue o fogo, acrescente as batatas fritas e o molho branco. Misture. Despeje em uma vasilha untada com azeite. Leve ao forno 200 ÂşC por cerca de 20 minutos.
- Está pronto.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.