a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Bacalhau ao forno para a Páscoa

bacalhau ao forno

A Páscoa está chegando, e a data merece um prato especial para comemorar a ocasião. Primeiramente, não sei vocês, mas eu tenho um que já é tradição aqui em casa: o bacalhau ao forno.

Muita gente que acha esse um prato um pouco difĂ­cil de acertar por conta da quantidade de sal que ele possui. Entretanto, nĂŁo se preocupe, pois seu bacalhau vai ficar uma delĂ­cia com as dicas que separei.

Antes de conferimos a receita de bacalhau ao forno tradicional, vamos descobrir como esse prato chegou até a nossa mesa?

Bacalhau, uma iguaria com histĂłria para contar

A palavra “bacalhau” tem origem no termo em latim “baccalaureu”, que definia o processo de salgar e secar alguns tipos de peixe. Além disso, a história do nosso bacalhau ao forno é milenar. Já existiam registros de fábricas do alimento no século 9 na Islândia e na Noruega. Entretanto, o crédito da invenção vai para os vikings.

Conta a lenda que, na época, eles se alimentavam da espécie cod gadus morhua, que era farta nos mares pelos quais navegavam. Como o sal ainda não tinha sido descoberto, secavam o peixe ao sol, o que fazia com que ele endurecesse e durasse mais, aguentando as longas viagens.

Por outro lado, o comércio do bacalhau só foi começar a ocorrer lá pelo ano 100, pelos bascos, povo que habitava uma região conhecida como Pirineus Ocidentais, próxima à Espanha e à França. Lá, o bacalhau já era vendido curado, salgado e seco.

bacalhau ao forno
Páscoa com bacalhau é incrível. Com bacalhau ao forno, então, perfeita! (Fonte: Pixabay)

O nosso bacalhau ao forno chegou ao Brasil já na época do descobrimento através dos Portugueses, mas foi apenas com a chegada da realeza portuguesa no início do século XIX que o alimento começou a ganhar popularidade. Com batatas, era o prato principal, fazendo parte do cardápio dos nobres quase que diariamente.

Durante muitos anos, as pessoas vendiam esse alimento por um preço acessível. Aliás, o bacalhau com natas era um prato comumente servido nos restaurantes brasileiros nas sextas-feiras e em festas comemorativas. Foi após a grande escassez de alimentos da 2ª Guerra Mundial que seu preço aumentou e o consumo mudou, concentrando-se, principalmente, na Páscoa e no Natal.

Leia também:

Como dessalgar o bacalhau?

Ter disponibilidade de no mínimo 24 horas para dessalgar um bacalhau é algo muito difícil, mas existe um método muito mais rápido. Encha uma panela com bastante água e a ferva. Adicione entre 2 e 4 colheres de sopa de sal, de acordo com a quantidade de bacalhau. Deixe ferver por pelo menos 15 minutos, escorra o bacalhau, deixe descansando por 3 minutos e coloque sob água corrente fria.

Se você provar e ainda achar que o bacalhau está salgado, volte a realizar o processo. Só cuidado para não ferver demais e acabar desmanchando o peixe.

Receita de bacalhau ao forno

Pensando que a Páscoa é uma data muito especial, decidi incrementar a nossa receita e deixá-la única. Portanto, veja, abaixo, o passo a passo do bacalhau ao forno com nata e boa Páscoa! Aliás, precisando de dicas de sobremesa? Tem bolo vulcão. Vai por mim, é demais!

bacalhau ao forno

Bacalhau ao forno

Ingredientes
  

  • 500 g de bacalhau já dessalgado
  • 300 g de batata em rodelas
  • 1 cebola picada picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de Ăłleo
  • â…“ de xĂ­cara de azeite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xĂ­cara de leite
  • 1/2 litro Sal a gosto (3 latas creme de leite sem soro ou 1 caixinha de creme de leite)
  • 1 limĂŁo suco
  • 1 colher de chá de mostarda

Instruções
 

  • Coloque água em uma panela e leve ao fogo. Quando as primeiras bolhas começarem a aparecer (antes de ferver), abaixe o fogo, acrescente o bacalhau e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos.
  • Retire o bacalhau e reserve a água. Quando o bacalhau estiver mais frio, retire as lascas e reserve.
  • Frite as batatas.
  • Em outra panela em fogo baixo, acrescente a manteiga e espere derreter. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexa bem com um batedor de claras e deixe cozinhar um pouquinho. Adicione a água do bacalhau (½ xĂ­cara, 2 conchas ou 120 ml) atĂ© formar um creme liso.
  • Em seguida, vá acrescentando o leite e o creme de leite aos poucos, um apĂłs o outro. Tempere com sal, acrescente o suco de limĂŁo e a mostarda. Quando o molho ferver, mantenha-o no fogo, sempre mexendo, por mais 3 minutos e reserve.
  • Em outra panela coloque o azeite, a folha de louro e refogue a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau e uma concha da água de cozimento do bacalhau.
  • Desligue o fogo, acrescente as batatas fritas e o molho branco. Misture. Despeje em uma vasilha untada com azeite. Leve ao forno 200 ÂşC por cerca de 20 minutos.
  • Está pronto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra vocĂŞ