Maionese de bacon, a Baconnaise!

Baconnaise - maionese de bacon caseira

Primeiramente, que escândalo de maionese de bacon!

Seguindo a linha do post anterior que comentei sobre o barbecue de mostarda, fizemos esta maionese no mesmo dia dos hambúrgueres que fizemos com amigos aqui em casa.

A baconnaise foi um dos molhos que mais fez sucesso entre os amigos! Sério. Muito boa!

maionese de bacon caseira

Serviu para mergulhar nossa batata frita, por exemplo, para enganar a fome com pãezinhos e também para bezuntar nossos pães de maionese de bacon!

E não deu nada a mais de trabalho pois aproveitei que já iria fazer as fatias de bacon crocantes no forno. O que fiz foi só incluir mais algumas para fazer minha maionese de bacon!

A maionese de bacon mais saborosa

Aliás, para destacar o sabor, fiz a maionese mais suave que conheço: a maionese de leite. Parte do óleo da receita substituí pelo do bacon, que dá um super sabor ao molho da maionese super neutro e as fatias crocantes de bacon quebrei em pedaços bem pequenos para que cada colherada de maionese tenha textura e sabor!

baconnaise - maionese de bacon

Baconnaise - Maionese de Bacon

Maionese sabor bacon! Naturalmente gostosa! 
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 40 mins
Course Acompanhamento, Aperitivo
Quantidade 8 pessoas

Ingredientes
  

  • 12 fatias de bacon
  • 1/3 de xícara (de chá) de gordura do bacon (veja nas instruções)
  • 1 xícara (de chá) de leite bem gelado
  • 1 colher (de chá) de mostarda
  • 2 xícaras de óleo de milho (aproximadamente)
  • Sal e pimenta

Instruções
 

Para o bacon crocante

  • Ligue o forno em 200°C e posicione o bacon na assadeira, tira a tira sem sobrepor as fatias, leve ao forno até estarem dourados e sequinhos, coloque as fatias em papel toalha para que saia o excesso de óleo,
    separe 1/3 de xícara da gordura residual do fundo da assadeira
  • No liquidificador coloque o leite gelado, a gordura reservada do bacon já fria e a mostarda, bata por 1 minuto
  • Abra a tampinha que fica sobre a tampa do liquidificador e adicione em um fio contínuo e fino o óleo de milho devagar até que mude a textura de líquido para cremoso, não tem problema se você desligou o liquidificador para verificar e continua muito mole, ligue novamente e continue, tomando cuidado para não bater demais
  • A textura ainda não é durinha. Só cremosa. Coloque sua maionese para firmar na geladeira por pelo menos 1 hora, enquanto isso quebre as fatias de bacon em pequenas migalhas,
  • Retire a maionese da geladeira, tempere com sal e pimenta e adicione os pedacinhos de bacon mexendo para espalhar bem!
  • Sirva à seguir.

Notas

*Se alguma fatia de bacon queimar, ignore a parte da adição de gordura da assadeira na receita pois ela pode ficar amarga.
 

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Se não viu o post anterior clique aqui: Barbecue de mostarda.

A receita completa e com mais detalhes das fatias de bacon crocantes, a maionese de leite e as batatas rústicas mais gostosas estão aqui no blog!

Temos por aqui também uma receita de pão de hambúrguer e a maionese oficial do Felipe, aquela com sabor de hamburgueria!

Ficou para você convidar os amigos e pedir que tragam as bebidas!

Por fim, obrigado por ter chegado até aqui!

Sempre bom ter vocês no nosso blog acompanhando cada uma das receitas que saem daqui da nossa cozinha!

Se você curtiu, saiba que ficaremos felizes e honrados se você compartilhar nas redes sociais nossos textos, assim mais gente fica sabendo do nosso trabalho!
E se fizer em casa, tira uma foto bem lindona e nos marque lá no intagram, mencionando o nosso perfil do  instagram da Casa Encantada ou marcando com a hashtag #acasaencantada. Ficaremos super felizes em ver a nossa receita na sua cozinha!

Pine para ver depois:

Maionese de bacon para hambúrger - baconnaise caseira

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

7 respostas

    1. Olá, Leonardo, tudo bem? O ideal é consumir tudo logo após o preparo, no mesmo dia. Uma sugestão para aproveitar essa maionese sem jogar nada fora é juntar a família ou os amigos para uma noite de hambúrgueres ou cachorro-quente. Assim, todo mundo aproveita tudo fresquinho e não tem desperdício 😀

  1. Pingback: Faça salpicão com as sobras de frango | Mel e Pimenta
  2. Pingback: Faça salpicão com as sobras de frango
  3. Pingback: Palitos de Cebola | A casa encantada
  4. Pingback: Como Fazer Maionese de Leite | A casa encantada
  5. Pingback: 20 receitas de maionese de liquidificador para complementar seus pratos – Mari Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…