Baião de dois vegetariano e feijão de corda

5 from 1 vote
baião de dois vegetariano
Receita de baiao de dois
Baião de Dois Vegetariano

Hoje eu trouxe para vocês o baião de fois vegetariano e as variedades do feijão de corda! Um belo sábado de manhã estava eu passeando pela muvucada zona cerealista e encontrei uma senhora ambulante vendendo feijão verde fresquinho.

Então, já que amo feijão verde, comprei e de lá até em casa vim pensando nas possibilidades com aquele feijão. Chegando em casa, coloquei na agua quente para branquear. Isso porque,  parte iria para o freezer e parte para um baião. No entanto, para minha surpresa, a água do cozimento ficou verde bandeira.

Corri para o oráculo google e descobri que tinham me enganado. Aquele feijão lindo nada mais era que fradinho com corante, fazem isso para ganhar um pouquinho a mais já que o valor do feijão verde é maior que o fradinho.

Fiquei muito chateada com a capacidade do ser humano em passar o outro pra trás. Nisso, o meu baião foi por agua a baixo. E ontem, depois de algumas semanas passado o ocorrido, resolvi fazer baião com o feijão de corda seco que tinha aqui em casa.

Baião de dois e as variedades do feijão de corda e sua gama de sabores

Amo feijões e a gama de sabores que eles nos oferecem, apesar do feijão carioca ser o mais querido dos brasileiros ouso dizer que ele não é o meu preferido, o feijão de corda esta entre os mais queridinhos, o fradinho o mais versátil e o rajado argentino um dos mais infalíveis. Enquanto o meu feijão de corda estava de molho resolvi pesquisar um pouco mais sobre sua vinda ao Brasil e um grilo saltou de meus pensamentos.

Como pode o feijão fradinho e o de corda marronzinho que conheço ser considerado por ai a mesma coisa? Vi vários textos vazios e aquilo não me convencia! Ambos são Vigna Unguiculata, ambos tem o “olho”pretinho mas eu ainda não estava convencida sobre isso, e lá fui eu pesquisar por uma tarde toda! 

No site da EMBRAPA pude entender que ambos são da família feijão Caupi, macassa, macassar ou feijão de corda, estes feijões diferenciam-se dos outros pois sua planta é trepadeira e não arbustiva e tem uma gama de mais de 300 espécies catalogadas, e eu aqui acreditando que ninguém mais era feijão de corda além dos verdinhos que se tornariam marronzinhos.

Sua classificação diferencia-se pela coloração

  • Branco,
  • Preto,
  • Cores,
  • Misturado.

A subcategoria fradinho está entre os brancos e a subcategoria do meu queridinho está em cores que varia do verde, marrom ao azulado. Só para constar o feijão de corda que tinha aqui é o Feijão Caupi e sua subclasse mulatinho.

Baião de dois vegetariano

Agora falando de baião de dois, que é um dos pratos mais aconchegantes que já conheci, o prato de origem nordestina deriva de um casal de ingredientes apaixonados da panela do Brasileiro, o feijão e o arroz. É a partir da mistura destes dois ( de preferencia um feijão de corda) que se faz um bom baião.

Eu estou com bastante dificuldade em digerir carne, estou evitando pois não tem jeito, é comer e doer o estômago, meu baião vai sempre uma carne seca em pedaços mas este fiz diferente, sem carnes e continuou sensacional.

Confira essas receitas maravilhosas com feijão:

Baião de Dois Vegetariano

Baião de Dois Vegetariano
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 50 mins
Course Acompanhamento
Quantidade 4 pessoas

Ingredientes
  

  • xícaras (de chá) de arroz integral
  • 1 colher (de chá) de colorau
  • 1 xícara (de chá) de feijão de corda
  • 1 cebola média cortada em cubos
  • 1 dente de alho
  • Folhas de Coentro pode substituir por cheiro verde
  • 200 g de queijo coalho cortado em cubinhos
  • tomates maduros cortados em cubos
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga de garrafa

Instruções
 

  • Leve o feijão de corda para cozinhar em uma panela de pressão com agua 2 dedos acima do feijão e sal, leve a panela ao fogo alto e assim que começar chiar abaixe o fogo, e deixe por 15 minutos contados após a pressão, desligue o fogo e deixe-o na panela de pressão só para terminar o cozimento (não tire a pressão da panela, deixe que ela saia sozinha pois o feijão ali continuará cozinhando.
  • O arroz pode fazer da forma que melhor de certo para você, eu não tenho a opção de fazer o branco pois aqui em casa não temos faz alguns anos, o tradicional é feito com ele, mas vamos adicionar sabor e nutrientes ao prato e utilizar o integral? Aqui utilizo para cada xícara de arroz integral 2 xícaras de agua, caso seja o arroz integral com o vermelho que é um pouco mais durinho utilizo para cada xícara de arroz 2 e 1/2 xícara de agua, coloco tudo isso na panela elétrica de fazer arroz com um pouquinho de sal e o colorau, misturo tudo bem e deixo que ela execute seu trabalho.
  • Enquanto isso corte o tomate, o coalho, a cebola e o alho em cubinhos, a panela do feijão já deve ter sido toda a pressão, abra, retire a agua do feijão e reserve, leve ao fogo a manteiga de garrafa e a cebola, doure e acrescente o alho depois de mais uma refogadinha acrescente o feijão e prove se precisa acrescentar sal ou não, acerte o sal se necessário, desligue o fogo e acrescente o tomate.
  • Assim que o arroz estiver prontinho, leve a mistura de feijão e misture com o arroz, finalize com o queijo coalho, o coentro ou o cheiro verde misturando tudo muito bem. Eu gosto de ainda adicionar um fio de manteiga de garrafa para coroar o sabor deste prato.
  • Coma quentinho e sinta todo o amor que um baião tem. <3

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

11 respostas

  1. Pingback: Receitas Econômicas – Menu Semana #2 | A casa encantada
  2. Pingback: 13 receitas com queijo de cabra que vão surpreender seu paladar |
  3. Pingback: 13 receitas com queijo de cabra que vão surpreender seu paladar – Mari Carvalho
  4. Pingback: 14 receitas de feijão gordo que vão transformar a sua rotina – Mari Carvalho
  5. Pingback: 10 de receitas de tutu à mineira que vão transformar o feijão do dia a dia – Mari Carvalho
  6. Pingback: 11 receitas com queijo roquefort marcantes na medida certa – Mari Carvalho
  7. Pingback: Menu da Semana: Receitas Econômicas | O mundo na cozinha
  8. Pingback: Receitas Econômicas - Menu Semana #2 | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…