Biscoito Integral de Aveia Saudável e Perfeito

3.4 from 5 votes
biscoito integral de aveia e açúcar mascavo

Eu e o Joquinha amamos biscoitinhos para o café da tarde! Pois este biscoito integral de aveia foi feito para um café da tarde de sábado. Eu, Felipe e Joaquim acabamos com TODOS de uma só vez!

É aquele tipo de biscoito de sabor leve, amanteigado. Então, se você também ama café, escolha o que mais combina com você, faça estes biscoitos do tamanho de moedas e desfrute dessa delícia.

Aliás, são uma ótima opção para servir para as visitas. Elas vão sentir o carinho de um biscoito caseiro feito por você.

E depois que você começa a fazer biscoitos em casa, é caminho sem volta, nenhum industrializado é tão saboroso! Adoro ter em casa um jarro pronto para o lanche.

Gosto de fazer um mix de biscoitos e os meus preferidos são o biscoito de maizena com leite condensado, o de chocolate com canela e o de limão, que as crianças sempre pedem.

Biscoito integral de aveia é saudável, mas também muito gostoso

Biscoitos industrializados são excessivamente doces para o meu paladar. Além disso, não gosto de ver aqueles nomes estranhos entre os ingredientes, pois sabemos que não fazem nada bem para nossa saúde!

Praticidade é muito bom, mas tenho a chance de negar os ultra processados às vezes e fazer algo assim com muito carinho para minha família.

Este biscoito integral de aveia, por sua vez, conheci lendo um livro delicioso que se chama Biscoito ou Bolacha da Lu Bonometti. O livro todo é um encanto! São cinco categorias diferentes de biscoitos, mas um deles é sobre os biscoitos que ela vende em sua confeitaria.

biscoito integral de aveia e açúcar mascavo

A Lu conta que este biscoito é sucesso no Reino Unido e foi criado por uma dupla de médicos escoceses no final do século 19 que acreditavam que este biscoito seria um facilitador da digestão. Hoje em dia, esta informação é questionada, mas os biscoitos não deixaram de ser sucesso!

Além da versão pura, maravilhosa para comer acompanhado de uma xícara de café, você pode fazer um charme nos seus biscoitos e molhar metade de cada um em chocolate meio amargo temperado.

Depois de retirar, bata um pouquinho para escorrer o excesso de chocolate e coloca para secar em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Para endurecer, leve à geladeira por cinco minutos. Em seguida, você terá um biscoito integral coberto por chocolate meio amargo.

Engana-se quem pensa que este biscoito integral é comida de dieta

Ele é um biscoito integral do time do é gostoso e faz bem! Afinal de contas, tudo deveria ser assim! Não é por ser integral que não deve ser saboroso!

Esta massa de biscoito, por sua vez, é daquelas que coloca na geladeira para endurecer a manteiga. Depois, recomendo usar cortadores para cortar cada biscoitinho. No entanto, se você não tiver cortadores de biscoito, não tem problema. Use a boca de um copo americano para marcar seus biscoitos, pois funciona da mesma forma!

Quando quero impressionar algum convidado, coloco meu mix de biscoitos na mesa do café e completa com estas outras receitinhas aqui:

Biscoito Integral de Aveia Caseiro

Biscoito integral feito com farinha integral, aveia e açúcar mascavo, um biscoitinho famoso no reino unido que prometia ajudar na digestão, o famoso digestive biscuit.
3.4 from 5 votes
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 35 mins
Course Breakfast, Café, lancheira
Quantidade 6 porções

Ingredientes
  

  • 3/4 de xícara (de chá) de aveia em flocos finos
  • 3/4 de xícara (de chá) de farinha integral
  • 75 g de manteiga gelada cortada em pequenos cubinhos
  • 1/4 de xícara (de chá) de açúcar mascavo
  • 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (de sopa) de leite caso precise

Instruções
 

  • Misture a farinha e aveia em um bowl, adicione a manteiga e vá apertando com a ponta dos dedos até formar uma farofinha (textura de areia molhada),
  • Misture o açúcar e o bicarbonato e misture apertando para formar uma massa consistente, se não der liga adicione o leite, 
  • Abra um retângulo de plástico filme na bancada e coloque sua massa sobre este retângulo (grande suficiente para cobrir sua massa com plástico filme como se fosse capa e contracapa) achate um pouco com as mãos e com um rolo abra a massa para que ela fique com 0,5 cm de espessura,
  • Coloque a massa em uma assadeira para ficar retinha e leve para a geladeira por 20 minutos ou até que a massa fique firme,
  • Pré aqueça o forno em 180°C, forre uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone, tire a massa da geladeira e com um cortador de biscoitos de 5-6 cm de diâmetro corte biscoitos transferindo para a assadeira, 
  • Não é necessário deixar uma distancia muito grande entre os biscoitos pois eles já são achatados, 1 cm é suficiente,
  • Leve seus biscoitos integrais ao forno por cerca de 10 minutos, retire, deixe esfriar e conserve em pote hermético

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Mais informações sobre o livro

Se você como eu é louco por biscoitos, não deixe de adquirir o livro porque as receitas da Lu são muito bem explicadas e deliciosas. São 50 receitas e dicas deliciosas para fazer biscoitos usando várias técnicas diferentes!

Gosta de biscoitos? Então, uma olhada nestas outras receitas:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

16 respostas

  1. Esse site virou uma referência pra mim! Obrigada! Morei na Inglaterra por uma tempo, anos atrás. E
    Esses eram meus biscoitos favoritos. Comprava sempre. Inacreditável essa receita aqui! Fácil de fazer e sucesso total!!! Obrigada

    1. Ficamos emocionados aqui com seu relato, Janaina. Mesmo, mesmo. Esperamos continuar trazendo cada vez mais dicas maravilhosas pra você. Obrigada pelo carinho!

  2. Oi! Adorei a receita! Compro um pronto com os mesmos ingredientes e já da pra imaginar o sabor! Com certeza irei fazer!!! Só queria saber se teria como fazer uma versão salgada dele. Acha possível?

    1. Oi, Jessica! Nunca testei, mas acredito que não tenha problema! Como a farinha de trigo integral é mais sequinha, talvez você precise sentir a massa e ir colocando mais farinha até chegar no ponto. Depois nos conta como ficou, abraço <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…