Biscoitos amanteigados com doce de leite

biscoitos amanteigados

Só de pensar nessa receita, o cheirinho de biscoitos amanteigados já preenche a minha mente. Aliás, se sozinhos eles já dão água na boca, imagina com doce de leite? Hmm… Deu água na boca aí também?

O biscoitinho amanteigado é perfeito tanto para o café da manhã quanto para o da tarde. Acompanhado de um bom café quentinho, então… Porém, chega de usar a imaginação! Hoje você vai aprender como fazer essa iguaria para se deliciar à vontade aí na sua casa.

Do latim

A palavra “biscoito” deriva do termo em latim “panis biscoctus”, que significa “pão cozido duas vezes”.

Isso porque, em sua origem, as massas primeiro formavam um pão grande para só depois ganharem outras formas. Após receberem um molde, o alimento secava por um longo período no forno. Desse modo, a vida útil do produto se prolongava.

biscoitos amanteigados
Biscoitos amanteigados com doce de leite são de dar água na boca! (Reprodução)

Biscoitos amanteigados: a crocância da idade média

Acredita-se que a sua invenção ocorreu durante o período da Idade Média na Escócia. Naquela época, o biscoito amanteigado levava o nome de shortbread.

O shortbread em si referia-se à sobra de pão que era levada ao fogo baixo até que ficasse crocante. No entanto, com o passar do tempo, o fermento do pão deu lugar à manteiga.

Inclusive, a parte “short” do nome diz respeito à quantidade de manteiga que a massa leva. Aliás, é justamente ela que torna a textura crocante.

Já o termo “bread”, pão em inglês, serviu como complemento para que os produtores fugissem dos impostos.

Isso porque, na época, os biscoitos e bolos, por serem pratos luxuosos, tinham altas taxas, que o governo aplicava.

Porém, na Escócia não havia como enganar a lei. Isso porque a Rainha Mary era completamente apaixonada pelos biscoitos, o que concedia a eles um status de nobreza e luxo automaticamente.

O shortbread também era um doce especial dos escoceses e aparecia em eventos importantes, como Natal e casamentos.

Atualmente, a versão mais popular do alimento na Europa é a australiana, que leva uma camada de caramelo e chocolate.

Biscoitos amanteigados como oferenda?

Os primeiros registros na História referentes ao preparo de biscoitos remetem ao Antigo Egito. Afinal, eles foram os primeiros a realizarem o processo de fermentação.

Porém, enquanto o pão era pagamento de salário, os biscoitos tinham outro destino. Inicialmente, o alimento tinha o formato de animais e humanos. Dessa forma, tornava-se oferenda às divindades em troca de chuvas. Desse modo, esperavam a fertilidade do solo.

biscoitos amanteigados
Aposte em diferentes formatos! (Reprodução)

A receita de 2 mil anos

Apesar de ser originário da época dos faraós, a produção profissional do biscoito surgiu apenas no século 7 a.C durante o Império Persa.

Posteriormente, o alimento seria a principal base alimentar das tripulações portuguesas na época do descobrimento. A procura era tanta que houve a necessidade de recorrer à importação.

No entanto, na Europa o alimento alcançou a popularidade somente durante o século 17, quando surgiram novos métodos de fabricação. Também foi nesse período que o biscoito ganhou novos sabores, como o chocolate, e a sua industrialização começou. Agora, ele chega à sua casa! Sendo assim, aproveite!

Biscoitos amanteigados com doce de leite

Ingredientes
  

  • 2 e 1/2 xícaras de chá de maisena
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de chá de manteiga sem sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de chá de doce de leite
  • 1 colher de sopa de raspas de limão

Instruções
 

  • Em uma tigela, misture a maisena, a farinha, a manteiga, as raspas de limão e o açúcar até formar uma massa homogênea.
  • Feito isso, modele a massa em bolinhas e coloque-as em uma forma forrada com papel-manteiga.
  • Depois, aperte o centro da bolinha para que ela fique levemente achatada.
  • Leve ao forno médio, preaquecido em 180 ºC por cerca de 15 minutos ou até firmar. Não deixe dourar.
  • Retire e deixe esfriar. Coloque o doce de leite em um saco de confeitar com bico e decore os biscoitos. Sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…