Bolinho de feijão preto recheado com bacon

bolinho de feijão preto recheado com linguiça e bacon

Comida de boteco, amigos, cerveja e crianças brincando! Foi assim que em uma noite fria recebemos amigos aqui em casa. Ju, Lis e Gui é sempre maravilhoso estar com vocês, pessoas especiais que levaremos para a vida toda!

A vida de mãe não é muito inclusiva, não é todo lugar que aceita a presença de crianças, não é todo mundo que tem paciência com a agitação e novas experimentações dos pequenos, então depois do Quim os programas que mais fazemos são estas reuniões com amigos em lugares que todos podem ficar a vontade, principalmente os pequenos.

Bolinho de feijão preto: recheios

Estes bolinhos de feijão preto, recheados com bacon e linguiça fininha fizeram  sucesso por aqui! Além de muito fácil de fazer, saborosos e fáceis de servir neste tipo de reuniãozinha, congelam muito bem! Fiz no dia anterior, retirei do freezer e foi direto para o óleo quentinho (alguns estouraram quando o óleo estava quente demais, por isso fica a dica que o óleo deve estar quente a ponto de fritar sem encharcar mas não tão quente para que com o choque térmico não estoure a casquinha).

Utilizei a farofa temperada, pela praticidade e por ser a única que tinha a disposição em casa, mas você pode substituir por farinha de mandioca torrada na mesma proporção da receita! A diferença é que você precisará corrigir o sal e a pimenta quando a massinha estiver se formando.

Bolinho de feijão preto, petisco delicioso!
Bolinho de feijão preto, petisco delicioso!

Bolinho de feijão preto recheado com bacon e linguiça

Para reunir os amigos e arrancar suspiros por ai!
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 1 hr
Course Aperitivo
Quantidade 18 bolinhos

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de feijão preto cozido
  • 1/2 xícara (de chá) de farofa temperada
  • cubinhos pequenos de bacon frito
  • Rodelinhas de linguiça fininha douradas
  • 1 xícara (de chá) de farinha de rosca
  • óleo para fritar

Instruções
 

  • Misture o feijão processado com a farinha de mandioca, se você estiver utilizando farinha de mandioca torrada no lugar da farofa pronta acrescente sal e pimenta do reino,
  • Misture até que se forme uma massa maleável, como massa de coxinha, caso ainda não esteja nesta textura (isso pode acontecer caso o feijão esteja com muito caldo) adicione mais um pouquinho de farofa até obter a textura de uma massa que desgrude fácil das mãos.
  • Pegue uma colherada cheia da massinha, abra na palma da mão e no centro coloque alguns cubinhos de bacon e 1 rodelinha de linguiça,
  • Feche a massa dobrando e unindo as bordas ao meio até formar uma bolinha,
  • para dar o formato boleie e passe na farinha de rosca para empanar,
  • repita o processo até acabar a massa de feijão,
  • Aqueça o óleo e frite as bolinhas até dourar.

Notas

Se você preferir pode congelar, depois de empanar as bolinhas distribua em uma assadeira forrada com papel manteiga com um dedo de distancia entre as bolinhas (se estiverem muito próximas vão congelar grudadas, o que não é legal na hora de fritar) e leve ao freezer por duas horas, retire a assadeira do freezer e com as bolinhas congeladas guarde em um saco zip bem fechado, quando for utilizar é só retirar e fritar.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

14 respostas

  1. Pingback: 10 receitas de bolinho de milho para sentir o sabor da roça – Mari Carvalho
  2. Pingback: Bolinho de Milho Verde caipira - petisco fácil | A casa encantada
  3. Pingback: Geladinho de Mimosa | A casa encantada
  4. Pingback: Ovo de codorna temperado - Petisco fácil | A casa encantada
  5. Pingback: Bolinho de carne moída de boteco | A casa encantada
  6. Pingback: Bolinho de Carne com sobras de churrasco | A casa encantada
  7. Pingback: Bolinho de carne moída de boteco | A casa encantada
  8. Pingback: Provolone desidratado caseiro | A casa encantada
  9. Olá, boa tarde! Fiz hoje pro almoço com uma sobra de feijão que estava na geladeira, aaaammmmeeeiiii……..dei uma incrementanda na massa pra ver se dava certo, deu ?????parabéns pela receita ?????????

    1. Paula, com caldo, desde que o caldo não esteja muito talinho, aí priorize que tenha mais grãos!
      A farofa dá o ponto quando absorve o líquido, vira uma massinha super maleável!
      Se fizer me conte o que achou!
      Beijos, Ariana

    1. Sim Nina! Vi um parecido no blog piradinha que ela fez o teste de assar alguns e fritar outros, a diferença foi que os fritos ficaram mais dourados e crocantes, ela não sugeria tempo de forno mas disse que estariam prontos quando tocar a superfície e sentir que tem uma casquinha tostadinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…