Bolo de cenoura fofinho com brigadeiro

bolo de cenoura fofinho

Já estou sentindo o cheirinho daqui! Quem mais adora um bolo de cenoura fofinho para o café da tarde ou para comer logo no café da manhã? Aliás, e se acrescentarmos brigadeiro na cobertura também?

Que saudade que me deu agora de comer o bolo super fofinho da minha avó!

Para não ficarmos só na vontade, vou passar para você uma receita imperdível. Primeiramente, quem diria que a estrela da vez é tão antiga quanto você vai descobrir agora?

Leia também:

Vem lá da Idade Média

O bolo de cenoura que conhecemos não tem uma origem ou invenção bem definida, mas possui antecedentes.

Tudo começou na Idade Média, quando o açúcar, um dos ingredientes principais da minha receita, era um artigo de luxo, muito caro e raro. Por esse motivo, bolos e sobremesas davam um sabor mais adocicado a esses pratos.

Já no século 18, há indícios do consumo do famoso bolo de cenoura nos Estados Unidos em 1783, como consta no livro New York Cookbook da escritora Molly O’Neill. Segundo ela, o primeiro presidente norte-americano, George Washington, o comeu em um restaurante de Nova Iorque em comemoração ao fim da Guerra Revolucionária Americana.

Aqui no Brasil, nosso queridinho demorou para dar as caras. Historiadores da gastronomia acreditam que a receita brasileira veio da americana e foi trazida pelos portugueses. Entretanto, somente em 1960 apareceram os primeiros registros no país.

bolo de cenoura fofinho
Um dos queridinhos do Brasil <3 (Reprodução)

Como é em outros países?

Nos Estados Unidos, que é provavelmente de onde a receita do bolo de cenoura brasileira se originou, o carrot cake, como é o nome em inglês, é bem diferente do nosso e também bem mais denso.

Além de ser feito com cenoura ralada, já que é um bolo mais antigo, de uma época em que não havia liquidificador, sua cobertura não é de brigadeiro e sim de creme branco de manteiga à base de cream cheese. À receita ainda vão nozes e uvas-passas.

bolo de cenoura fofinho
Carrot cake, nos Estados Unidos, é bem diferente de nosso bolo de cenoura fofinho. (Fonte: Unsplash)

Como deixar o bolo de cenoura fofinho?

Cortar o bolo e sentir que ele está macio, super fofinho, é uma delícia, não é mesmo? Principalmente se ele está quentinho.

Se você quer aprender a fazer um bolo de cenoura bem macio, vem comigo que eu separei algumas dicas para você. Primeiramente, peneire tudo. Não é frescura. Na verdade, é um jeito de deixar a massa mais aerada. Peneire a farinha, o açúcar e o fermento.

Além disso, deixe os ingredientes em temperatura ambiente. Não acrescente nada gelado. Para a massa ficar bem homogênea, retire antes tudo que for usar e estiver na geladeira. Esse é o principal segredo para o bolo de cenoura fofinho, pois a massa mistura mais fácil e não atrapalha o crescimento do bolo. No mais, vamos ao preparo?

Bolo de cenoura fofinho com brigadeiro

Ingredientes
  

  • 3 cenouras
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo de canola, milho ou girassol
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a assadeira)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de manteiga

Para o brigadeiro:

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga

Instruções
 

  • Pré-aqueça o forno a 180 ºC por 10 a 15 minutos.
  • Coloque a farinha, uma pitada de sal e o fermento em uma tigela (lembre-se de antes passá-los pela peneira). Misture suavemente e reserve.
  • Lave e descasque as cenouras e corte-as em rodelas.
  • Junte as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar e bata, em um liquidificador, até formar uma mistura homogênea (aproximadamente cinco minutos).
  • Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal.
  • Misture tudo de forma delicada até a massa ficar lisa e homogênea. Atenção: farinha só se mistura, não fique muito tempo batendo, pois ela vai liberando o glúten e ele forma uma barreira, impedindo o ar que o fermento vai liberar de sair, impossibilitando que seu bolo fique fofinho.
  • Unte uma forma e transfira a massa para ela. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutinhos ou até você colocar o palito (ou o garfo) e ele sair limpo.
  • Deixe esfriar e desenforme.

Brigadeiro:

  • Em uma panela, despeje os ingredientes.
  • Ligue o fogo e comece a misturar.
  • Assim que a mistura começar a formar bolhas e desgrudar facilmente do fundo da panela, está pronta.
  • Agora, é só despejar a calda sobre o bolo de cenoura fofinho e se deliciar!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…