Bolo de milho cremoso: é perfeito!

bolo de milho cremoso

Com sabor de festa junina, o bolo de milho cremoso é um bolo muito simples e fácil de fazer. Além de um prato típico, é perfeito para o café da manhã ou da tarde.

Sabe o que é melhor? Você pode optar por uma versão mais saudável sem a adição do leite condensado ou pela original mesmo. Aliás, aqui tem uma receita de leite condensado caseiro sem açúcar. Então, por que não tentar?

Flexível e clássico, ainda há a alternativa de bolo de milho verde sequinho! Ou seja, é por existirem todas essas variedades que hoje vou ensinar como preparar do jeitinho que minha vó prepara, que é único e pode completar o seu cardápio!

bolo de milho cremoso
Bolo de milho cremoso é mais que apenas um prato típico. (Reprodução)

Sustento da vida

Há quem diz que os mexicanos foram os primeiros a cultivarem o milho, há cerca de 7.300 anos. Já outros afirmam que os índios americanos foram os responsáveis pela plantação e popularização do alimento.

Apesar de ninguém saber ao certo, a versão que aponta os índios como “inventores” é a mais aceita na história da gastronomia.

A palavra “milho” é de origem indígena caribenha e significa “sustento da vida”. Segundo a teoria, os incas, os maias e os astecas tinham o vegetal como base principal na alimentação já naquela época.

No século XVI, com o início das grandes navegações e da colonização por parte dos impérios europeus, o cultivo do milho foi descoberto e se espalhou para as outras nações do mundo.

Quando o alimento se popularizou, os navegantes europeus o definiam como “um tipo de grão de bom sabor e seco como farinha”. Por um bom tempo, o milho foi consumido apenas na própria espiga e como pipoca. Nada do nosso bolo de milho por um bom tempo.

O mais próximo de um bolo, por um longo período, eram as famosas tortilhas da culinária mexicana, em que se utiliza o farelo do milho para a massa.

Leia também:

E por aqui?

No continente americano, o ingrediente tem nomes distintos, como choclo, jojoto, corn, maíz, elote e, claro, milho. Apesar de estarmos mais acostumados com poucos tipos de milho, na verdade, são mais de 150 espécies, dentre elas: dentado, duro, farinhoso, macio e o doce.

No Brasil, ele não chegou a partir dos europeus. Há indícios de que nossos índios já consumiam o vegetal diariamente mesmo antes da chegada dos navegantes. Eles não só o consumiam, mas também costumavam batizar as crianças a partir de um ritual que utilizava o vegetal, que atendia pelo nome de mbojape.

Somente a partir da vinda dos portugueses é que novos pratos com o alimento surgiram por todo o país, aumentando o consumo significativamente.

bolo de milho cremoso
Cultivo do vegetal se espalhou pelo mundo no século XVI. (Fonte: Unsplash)

Receita bolo de milho cremoso

Antes de irmos para a nossa receita bolo de milho (aqui tem outra, diferente e deliciosa), acho importante ressaltar que nesta eu não vou usar queijo, diferente de muitas que vi por aí.

Entretanto, se você achar que ficou um bolo de milho simples demais, pode adicionar o queijo sem problemas. Muçarela ou parmesão ralado, de acordo com a sua preferência, são ótimas opções.

Também tem gente que adiciona leite condensado, mas eu preferi fazer uma versão mais saudável. Chega de papo e mão na massa!

bolo de milho cremoso

Bolo de milho cremoso

Ingredientes
  

  • 3 ovos
  • 1 lata de milho
  • 200 g de açúcar
  • 100 ml de óleo
  • 200 g de fubá
  • 200 ml de leite
  • 1 ½ colher de sopa de fermento
  • 200 g de queijo (opcional)

Instruções
 

  • Em um liquidificador coloque o milho, o fubá, o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e o fermento.
  • Bata tudo por cerca de 2 minutos.
  • Coloque no forno pré-aquecido em 180 ºC por cerca de 40 minutos.
  • Se optar por colocar queijo, bata todos os ingredientes por 2 minutos, acrescente o queijo e bata só mais um pouquinho.
  • Está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…