a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Bolo de milho cremoso: é perfeito!

Bolo de milho cremoso cortado em pedaços

Com sabor de festa junina, o bolo de milho cremoso é um bolo muito simples e fácil de fazer. Além de um prato típico, é perfeito para o café da manhã ou da tarde.

Bolo de milho cremoso cortado em pedaços

Bolo de milho cremoso

Ingredientes
  

  • 3 ovos
  • 1 lata de milho
  • 200 g de açúcar
  • 100 ml de óleo
  • 200 g de fubá
  • 200 ml de leite
  • 1 ½ colher de sopa de fermento
  • 200 g de queijo (opcional)

Instruções
 

  • Em um liquidificador coloque o milho, o fubá, o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e o fermento.
  • Bata tudo por cerca de 2 minutos.
  • Coloque no forno pré-aquecido em 180 ºC por cerca de 40 minutos.
  • Se optar por colocar queijo, bata todos os ingredientes por 2 minutos, acrescente o queijo e bata só mais um pouquinho.
  • Está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Sabe o que é melhor? Você pode optar por uma versão mais saudável sem a adição do leite condensado ou pela original mesmo. Aliás, aqui tem uma receita de leite condensado caseiro sem açúcar. Então, por que não tentar?

Flexível e clássico, ainda há a alternativa de bolo de milho verde sequinho! Ou seja, é por existirem todas essas variedades que hoje vou ensinar como preparar do jeitinho que minha vó prepara, que é único e pode completar o seu cardápio!

Sustento da vida

Há quem diz que os mexicanos foram os primeiros a cultivarem o milho, há cerca de 7.300 anos. Já outros afirmam que os índios americanos foram os responsáveis pela plantação e popularização do alimento.

Apesar de ninguém saber ao certo, a versão que aponta os índios como “inventores” é a mais aceita na história da gastronomia.

A palavra “milho” é de origem indígena caribenha e significa “sustento da vida”. Segundo a teoria, os incas, os maias e os astecas tinham o vegetal como base principal na alimentação já naquela época.

No século XVI, com o início das grandes navegações e da colonização por parte dos impérios europeus, o cultivo do milho foi descoberto e se espalhou para as outras nações do mundo.

Quando o alimento se popularizou, os navegantes europeus o definiam como “um tipo de grão de bom sabor e seco como farinha”. Por um bom tempo, o milho foi consumido apenas na própria espiga e como pipoca. Nada do nosso bolo de milho por um bom tempo.

O mais próximo de um bolo, por um longo período, eram as famosas tortilhas da culinária mexicana, em que se utiliza o farelo do milho para a massa.

Leia também:

E por aqui?

No continente americano, o ingrediente tem nomes distintos, como choclo, jojoto, corn, maíz, elote e, claro, milho. Apesar de estarmos mais acostumados com poucos tipos de milho, na verdade, são mais de 150 espécies, dentre elas: dentado, duro, farinhoso, macio e o doce.

No Brasil, ele não chegou a partir dos europeus. Há indícios de que nossos índios já consumiam o vegetal diariamente mesmo antes da chegada dos navegantes. Eles não só o consumiam, mas também costumavam batizar as crianças a partir de um ritual que utilizava o vegetal, que atendia pelo nome de mbojape.

Somente a partir da vinda dos portugueses é que novos pratos com o alimento surgiram por todo o país, aumentando o consumo significativamente.

Plantação de milho

Receita bolo de milho cremoso

Antes de irmos para a nossa receita bolo de milho (aqui tem outra, diferente e deliciosa), acho importante ressaltar que nesta eu não vou usar queijo, diferente de muitas que vi por aí.

Entretanto, se você achar que ficou um bolo de milho simples demais, pode adicionar o queijo sem problemas. Muçarela ou parmesão ralado, de acordo com a sua preferência, são ótimas opções.

Também tem gente que adiciona leite condensado, mas eu preferi fazer uma versão mais saudável. Chega de papo e mão na massa!

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você