Hoje eu vim ao resgate daqueles que se converteram ao veganismo e sentem falta de doces que têm o leite como ingrediente. Afinal, vou trazer uma receita de brigadeiro vegano.
Que o brigadeiro é a sobremesa favorita do brasileiro é indiscutível, certo? Tanto é verdade que não é preciso elaborar uma desculpa para servir esse doce. Ele está presente em festas de aniversários, jantares e até na sobremesa pós-almoço.
Porém, quem se adepta ao veganismo não pode consumi-lo, pois, dentre os ingredientes, tem o leite condensado, que tem origem animal. Por isso, hoje eu trouxe a salvação!
Chega de ficar babando em festas de aniversário. Passar vontade nunca mais, pois eu garanto que o brigadeiro vegano é tão bom quanto o comum. Além disso, quem é intolerante à lactose também pode aproveitar a receita sem medo.
Ingredientes
Brigadeiro:
- 1 porção de leite condensado vegano
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1/4 de xícara de chocolate
- 1 pitada de sal
Leite condensado vegano:
- 1 xícara de leite vegetal em pó (pode ser de soja ou de coco)
- 3/4 de xícara de açúcar demerara
- 2 colheres de sopa de óleo de coco já derretido
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/2 xícara de água quente
Instruções
Leite condensado:
- Bata o leite vegetal e o açúcar demerara em um liquidificador até misturar bem os dois.
- Depois, adicione o restante dos ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea.
- Reserve.
Brigadeiro:
- Coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio até que a mistura desgrude do fundo facilmente e esteja homogênea.
- Desligue o fogo, mova a mistura para um recipiente e deixe esfriar um pouco para engrossar.
- Utilize óleo de coco ou creme vegetal para enrolar o brigadeiro na mão.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Brigadeiro candidato à presidência
Sim, isso mesmo que você leu. Mas calma. Não, não estou falando do doce. Pelo menos não ainda. O candidato à presidência do Brasil em 1946 foi o Brigadeiro Eduardo Gomes, aviador, militar e político brasileiro.
O Eduardo, assim como o doce, nasceu no Sul do Brasil. Tudo indica que a inventora da sobremesa seria Heloísa Nabuco Oliveira, apoiadora assídua da candidatura do Brigadeiro.
O curioso é que a moça fazia parte de uma família tradicional do Rio de Janeiro. Ela teria trabalhado na invenção de um doce, feito de leite, ovos, açúcar, manteiga e chocolate, para usá-lo na divulgação da personalidade e para arrecadar fundos para a campanha de Eduardo.
A jogada de marketing deu muito certo. Aliás, as festas para promover a candidatura de Brigadeiro começaram a lotar por conta do docinho exclusivo. O boca a boca foi o principal responsável para isso acontecer. Diz a história que as pessoas incentivavam os amigos e parentes a ir aos eventos somente para provar o doce.
Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual o candidato perdeu a eleição e o brigadeiro passou a ser chamado assim, tornando-se mais associado à sobremesa do que a Eduardo. Porém, há quem acredite que o brigadeiro já existia há um certo tempo sob outro nome: negrinho. Aliás, no Sul do país, a sobremesa realmente se popularizou por esse nome.
A Segunda Guerra Mundial, o leite condensado e o brigadeiro vegano
A versão original do doce que viria a ser o nosso brigadeiro vegano não levava leite condensado, e sim o comum. Porém, em pouco tempo isso mudou. Isso porque o leite condensado é uma invenção do mesmo período (o original, não o vegano).
A Segunda Guerra Mundial criou um déficit enorme na importação de produtos essenciais para a elaboração de sobremesas. Portanto havia uma dificuldade em encontrar leite fresco e açúcar.
Para resolver esse problema, a Nestlé trabalhou na elaboração do condensado, que viria a ser o principal ingrediente da receita. Aliás, acredita-se que a inclusão do ingrediente tenha sido um fator decisivo para a popularização do doce.
Graças a isso, hoje temos a possibilidade de criar diferentes versões para esse alimento, inclusive a de brigadeiro vegano – que você poderá fazer agora. Aproveite!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.