Caçarola Italiana: bolo ou pudim?

5 from 1 vote
caçarola italiana

caçarola italiana

Caçarola italiana, aquele pudim/bolo molinho que tem o cheirinho e o sabor do queijo e coco. Mas, que cada casa tem sua receita e forma especial de fazer.

Inclusive, já declarei para todo mundo o meu amor pelo pudim. Nesse sentido, amo e está no topo da lista das sobremesas que mais amo nesta vida!

Aliás, a textura cremosa desta caçarola é algo que me deixa maravilhada e me faz comer sem nem pensar na balança! 

Tem quem chame este bolo de pudim de padaria. Porém, na minha cidade pudim de padaria era outra coisa. Ou seja, nem de longe se parecia com a caçarola italiana. Tinha uma textura bem mais firme e nada de coco e queijo. 

Caçarola italiana caseira igual a da padaria

Foi no final de semana visitando uma padaria aqui perto de casa que me veio a lembrança esta receita. Isso porque, tinha algo bem parecido na vitrine de doces. No entanto, com a diferença que um pequeno pedacinho custava R$13,00.

Então, guardei minha vontade no bolso e vim para casa dar uma olhada nos caderninhos de receitas que tenho para enfim matar minha vontade!

É do tipo fácil fácil de fazer, não tem como dar errado. Inclusive, eu estava sem liquidificador, que é a maneira que sempre faço. E mesmo assim não desisti e fiz na batedeira, e deu certo como sempre!

Esta é a maneira que fazemos por aqui! 

Tem alguma dica especial para a caçarola italiana? Conta pra gente!

Fiz um videozinho em stopmotion que está no instagram @acasaencantada para a gente se divertir com o preparo! Se ainda não nos segue por lá veeeem com a gente que por lá tem muita comida, cotidiano com o molequinho ajudante, bastidores e amor!

Por fim, vem conferir essas receitas internacionais para aumentar o seu cardápio:

Caçarola Italiana

É bolo e tem cara de pudim, saborzinho de coco e queijo e muito fácil de fazer, vem com a gente fazer esta caçarola italiana!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 45 mins
Course Sobremesa
Quantidade 6 pessoas

Ingredientes
  

  • 5 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar,
  • 3 xícaras de chá de leite (em temperatura ambiente),
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo,
  • 50 grs de coco seco ralado
  • 100 grs de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara de chá de açucar para caramelizar a forma

Instruções
 

  • Faça o caramelo, eu coloco o açúcar na forma e na boca do fogão em fogo baixo vou virando a forma até que o açúcar esteja todo derretido e de cor caramelo, aí é só espalhar por toda a forma,
  • Aqueça o forno em 180°C,
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que tudo esteja bem misturadinho ou bata bem com uma batedeira,
  • Coloque o conteúdo na forma caramelada, feche com papel alumínio e coloque sobre outra assadeira para o banho maria com água quente,
  • Leve ao forno por 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar,
  • Espere esfriar antes de desenformar, caso esteja muito frio coloque de novo a bundinha da forma na boca do fogão para derreter o caramelo e sair com mais facilidade.

Notas

Forma utilizada com furo no meio e boca de 20 cm de diâmetro

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Como Congelar Quinoa e Outros Grãos | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…