Impedidos de irmos até uma cafeteria por conta da pandemia, é preciso aproveitar os pequenos prazeres da vida em casa. Uma das coisas das quais mais sinto falta é da mesa de café colonial.
Apesar de ser geralmente montada para o café da manhã, não é uma regra. Portanto, você prepará-la o café da tarde, por exemplo.
Infelizmente, tambĂ©m nĂŁo será possĂvel convidar muita gente por questões de segurança. No entanto, mimar sua famĂlia Ă© uma boa ideia.
Para que a reunião transmita o mesmo sentimento de ir até uma cafeteria, eu separei algumas dicas para você ser capaz de montar um café colonial dos deuses!
O que é um café colonial?
A tradição do café colonial surgiu na Alemanha a partir de um hábito de viajantes e turistas. Nesse sentido, ao chegarem de madrugada a regiões pouco movimentadas, onde não havia lugares para se hospedar, eles eram acolhidos pelos colonos.
Desse modo, os anfitriões atendiam os mochileiros da melhor forma possĂvel. Geralmente preparavam mesas fartas para o cafĂ© da manhĂŁ. Isso porque eles sabiam que os turistas continuariam suas viagens a pĂ© por muitas horas.
Outra teoria é de que o café colonial teria origem na mesa de agricultores alemães. Por trabalharem pesado na roça e acordarem muito cedo, eles faziam uma primeira refeição reforçada para aguentarem o dia.
Porém, atualmente, os cafés coloniais são estabelecimentos especializados em servir um café da manhã farto e com muita variedade de alimentos.
Como montar uma mesa?
A primeira dica é caprichar na variedade de alimentos, como já foi dito. Outro fator importante é organizá-los na mesa de uma forma que os convidados consigam se servir.
Aliás, não se preocupe com a quantidade. Nesse sentido, a ideia aqui é justamente fazer com que todos provem de tudo um pouco.
Montando o cardápio para o café colonial
Não adianta apenas colocar um monte de alimento em cima da mesa e chamar isso de café colonial. Portanto, é preciso pensar no cardápio antecipadamente, para que tudo fique bem organizado.
Nesse sentido, para te auxiliar nesta tarefa, eu preparei um exemplo.
Passo 1: liste as bebidas que você deseja servir. Algumas sugestões são sucos, iogurtes, chás e algumas variedades de café, como cappuccino, cremoso e macchiato.
Passo 2: pense na tábua de frios. Queijos, presunto, salame, mortadela e peito de peru são boas pedidas.
Passo 3: hora de pensar nos pães. O pão francês é bem-vindo, mas ofereça também coisas diferentes para o café ser especial. Pão doce, pão de milho, pão integral, de fubá e pão de queijo são algumas alternativas.
Passo 4: pratos salgados. Aqui Ă© bom variar entre tortas, bolos e salgadinhos, como coxinha, esfiha, quiche e empada.
Passo 5: agora é a vez dos doces. Brownie, brigadeiro, arroz-doce e doce de banana são opções que vão agradar a qualquer paladar e darão um toque refinado ao seu café colonial.
Passo 6: para finalizar, forneça acompanhamentos como geleias, margarina, requeijão e patês.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.