Café expresso para ser consumido na hora

café expresso

café expresso

Aos amantes de café, boa notícia! Mais uma receita fresquinha e quentinha saindo do bule. Desta vez, a estrela é o café expresso. De acidez mais acentuada e sabor marcante, trata-se de uma bebida que fornece ânimo e energia de forma instantânea.

Devido às suas características, o expresso é ideal para aquele café da manhã rápido e apressado. Nesse sentido, bastam alguns goles e você está pronto para enfrentar o dia.

Precisando de um estímulo maior logo cedo? Então, confira a dica abaixo – caseira e deliciosa!

O que é café expresso?

O café expresso não é um grão diferente, mas sim um modo de preparo especial. Ele passa por um processo em que o grão é imerso a uma pressão de água quente. Assim, a essência, o aroma e o sabor do ingrediente ganham muito mais destaque, e sua consistência é mais sólida que a do café coado. Isso, por consequência, resulta numa bebida muito mais encorpada.

Aliás, ele também possui mais cafeína, já que é mais concentrado, e é muito mais cremoso que o café comum, o que o torna mais caro.

É muito comum dizer que um café expresso bem tirado possui três partes essenciais. São elas: coração, corpo e espuma. O coração refere-se ao sabor forte e marcante. A espuma, por sua vez, possui uma cor caramelo-escura e é responsável pela cremosidade. Já o corpo diz respeito aos aspectos de textura e concentração do café.

café expresso
Café expresso, ideal para garantir energia. (Fonte: Freepik)

O expresso italiano

O café expresso é originário da Itália e sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezerra, em 1901. No entanto, o termo “expresso” só foi surgir por volta de 1946. Nessa época, ocorreu a criação das máquinas de café por Achille Gaggia, que se popularizaram. Desse modo, o processo de preparo tornou-se mais fácil.

Porém, antes de sua popularização, o café expresso se limitava às partes mais ricas e sofisticadas do país europeu. Isso porque somente a burguesia podia pagar por uma iguaria tão trabalhosa e requintada. Já os mais pobres consumiam apenas o café coado, que até hoje é mais prático.

Expresso com S ou X?

Se você pesquisou “café expresso” no Google, com certeza notou que há dois jeitos de se escrever a palavra, com x e com s. A palavra “espresso”, com “s”, não existe na língua portuguesa. Ou seja, a palavra italiana é que é escrita dessa maneira.

Ao pedir um café na Itália ou em alguns países europeus, é só pedir um “espresso”. No entanto, o próprio termo em italiano tem significados diferentes. Ao mesmo tempo, ele significa “feito sob pressão” e “rápido”. Resumindo, é uma bebida que é feita com agilidade para se tomar com pressa e que fornece aroma, sabor e energia num gole só.

Já a palavra “expresso”, em português, vem do latim “expressus”, que significa comprimir, espremer, apertar com força.

Gostou de todas essas informações, mas está esperando pelo passo a passo? A seguir, você o encontra, aqui, na Casa Encantada. Vamos lá?

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…