Um cafézinho de manhã para acordar, outro após o almoço para não cair no sono, um à tarde para acompanhar o lanche e, às vezes, até uma xícara antes de dormir. É inegável que o café é o queridinho nacional, mas tomar a bebida quente no calor pode ser um problema. Por isso, conheça o café gelado.
Apesar de ainda ser pouco conhecido aqui no Brasil, já é bastante popular em diversos outros países. Hoje, trago também algumas curiosidades interessantes sobre a história dessa bebida.
A história do café gelado
A cultura do café gelado pelo mundo já é bastante forte. Países como Estados Unidos, Austrália, Áustria, Japão e Vietnã possuem diversas marcas famosas que investem na comercialização desse produto.
Como muitas das invenções gastronômicas ao longo da História, nasceu da necessidade de se preservar o produto por mais tempo durante as longas viagens de navio e os tempos de escassez de alimentos na guerra.
Com a origem ou invenção por conta dos holandeses por volta de 1600, naquela época, dizem que eles preparavam concentrados de café em água fria. Então, os aqueciam e consumiam depois.
O método se popularizou entre os japoneses e, mais tarde, entre os franceses.
Sucesso nipônico
Pode-se dizer que os japoneses foram o povo que mais rapidamente adotou a ideia do café gelado. Já especialistas milenares na preparação de chás, eles desenvolveram o Kyoto-Style, grande sucesso na cidade de Kyoto.
No método japonês, em vez ficarem totalmente imersos na água, torres fazem com que a água apenas pingue sobre os grãos. Não é muito prático, e o equipamento possui um alto custo. Entretanto, apesar dessas duas desvantagens, o utilizam até hoje.
Foi apenas por volta de 1830 que os franceses desenvolveram a receita de café gelado mais comum atualmente. Nomeada de Mazagran, a bebida era uma mistura de concentrado de café adoçado com água gelada. Aliás, ganhou esse nome porque, na época, soldados franceses que ocupavam o Forte Mazagran, na Argélia, a consumiam muito. Ao retornarem para o seu país de origem, difundiram a receita por toda a Europa.
Mas foi só por volta do início do século 20 que o café gelado conquistou os mercados europeus e americanos, atingindo seu auge de popularidade no Japão em 1960.
Métodos de preparo
Por sua vez, há diferentes receitas de café gelado e dois métodos principais diferentes de preparação, sendo eles infusão a frio e resfriamento.
Primeiramente, na infusão a frio, o grão é misturado com água gelada e infundido num lugar frio. O processo geralmente leva de 10 a 15 horas. Em seguida, basta coar o café e consumi-lo puro ou com outras bebidas e ingredientes.
Já no resfriamento, que é o método mais comum, o café quente é preparado normalmente e depois é despejado num copo contendo pedras de gelo ou outros ingredientes congelados, com o objetivo de se baixar a temperatura de forma rápida.
Receita de café gelado
Para a receita que veremos a seguir, é necessário antes, preparar um cappuccino, pois ele será a base. Agora, vamos aos ingredientes e ao modo de preparo?
Ingredientes
- 50 ml de café expresso
- 1 colher de sopa de açúcar
- 150 ml de leite
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- Bastante gelo
Instruções
- Em um copo alto, adicione o açúcar ou o adoçante, o leite, a essência de baunilha e misture bem.
- Adicione bastante gelo e, com muito cuidado, adicione o café.
- Misture com cuidado novamente e está pronto para servir!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.