Café gelado com baunilha: um sucesso mundial!

café gelado

Um cafézinho de manhã para acordar, outro após o almoço para não cair no sono, um à tarde para acompanhar o lanche e, às vezes, até uma xícara antes de dormir. É inegável que o café é o queridinho nacional, mas tomar a bebida quente no calor pode ser um problema. Por isso, conheça o café gelado.

Apesar de ainda ser pouco conhecido aqui no Brasil, já é bastante popular em diversos outros países. Hoje, trago também algumas curiosidades interessantes sobre a história dessa bebida.

A história do café gelado

A cultura do café gelado pelo mundo já é bastante forte. Países como Estados Unidos, Austrália, Áustria, Japão e Vietnã possuem diversas marcas famosas que investem na comercialização desse produto.

Como muitas das invenções gastronômicas ao longo da História, nasceu da necessidade de se preservar o produto por mais tempo durante as longas viagens de navio e os tempos de escassez de alimentos na guerra.

Com a origem ou invenção por conta dos holandeses por volta de 1600, naquela época, dizem que eles preparavam concentrados de café em água fria. Então, os aqueciam e consumiam depois.

O método se popularizou entre os japoneses e, mais tarde, entre os franceses.

café gelado
Variações de café gelado trazem sabores únicos. (Fonte: Unsplash)

Sucesso nipônico

Pode-se dizer que os japoneses foram o povo que mais rapidamente adotou a ideia do café gelado. Já especialistas milenares na preparação de chás, eles desenvolveram o Kyoto-Style, grande sucesso na cidade de Kyoto.

No método japonês, em vez ficarem totalmente imersos na água, torres fazem com que a água apenas pingue sobre os grãos. Não é muito prático, e o equipamento possui um alto custo. Entretanto, apesar dessas duas desvantagens, o utilizam até hoje.

Foi apenas por volta de 1830 que os franceses desenvolveram a receita de café gelado mais comum atualmente. Nomeada de Mazagran, a bebida era uma mistura de concentrado de café adoçado com água gelada. Aliás, ganhou esse nome porque, na época, soldados franceses que ocupavam o Forte Mazagran, na Argélia, a consumiam muito. Ao retornarem para o seu país de origem, difundiram a receita por toda a Europa.

Mas foi só por volta do início do século 20 que o café gelado conquistou os mercados europeus e americanos, atingindo seu auge de popularidade no Japão em 1960.

café gelado
Método japonês exige equipamentos especiais. (Reprodução)

Métodos de preparo

Por sua vez, há diferentes receitas de café gelado e dois métodos principais diferentes de preparação, sendo eles infusão a frio e resfriamento.

Primeiramente, na infusão a frio, o grão é misturado com água gelada e infundido num lugar frio. O processo geralmente leva de 10 a 15 horas. Em seguida, basta coar o café e consumi-lo puro ou com outras bebidas e ingredientes.

Já no resfriamento, que é o método mais comum, o café quente é preparado normalmente e depois é despejado num copo contendo pedras de gelo ou outros ingredientes congelados, com o objetivo de se baixar a temperatura de forma rápida.

Receita de café gelado

Para a receita que veremos a seguir, é necessário antes, preparar um cappuccino, pois ele será a base. Agora, vamos aos ingredientes e ao modo de preparo?

café gelado

Café gelado

Ingredientes
  

  • 50 ml de café expresso
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 150 ml de leite
  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • Bastante gelo

Instruções
 

  • Em um copo alto, adicione o açúcar ou o adoçante, o leite, a essência de baunilha e misture bem.
  • Adicione bastante gelo e, com muito cuidado, adicione o café.
  • Misture com cuidado novamente e está pronto para servir!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…