Café gelado vietnamita: o agridoce perfeito

café gelado vietnamita

Apesar de nós, brasileiros, sermos amantes de café, não somos os únicos. E, para provar isso, trouxe a receita de café gelado vietnamita. Afinal, não é todo mundo que gosta de bebidas quentes. Ainda mais diante do calor que faz em nosso país em boa parte do ano.

Quem ama café consome de todos os jeitos, certo? Seja por meio de bolos, doces ou até de drinks. Além disso, está sempre atento a curiosidades. Então, além de experimentarmos algo novo, vamos aprender um pouco sobre o café gelado vietnamita, que é sagrado por lá?

O que é o café gelado vietnamita?

O café gelado vietnamita é uma bebida muito tradicional no Vietnã e, também, em todo o Oriente Médio. No entanto, em seu país “original”, leva dois nomes distintos. No norte, se chama “ca phe nau” (café marrom). Já no sul, “ca phe sua” (café com leite).

Além disso, há variações no modo como é servido. Ele pode levar açúcar (cà phê sữa nóng) ou gelo (cà phê sữa đá). Porém, a versão mais comum leva apenas café torrado e moído e leite condensado. É uma mistura sagrada, pois muitos começam o dia consumindo-a.

café gelado vietnamita
(Reprodução)

Como é feito o café gelado vietnamita?

No Vietnã, há um modo muito específico de se fazer o café gelado vietnamita. Primeiramente, faz parte do processo o filtro de metal Phin. Esse filtro contém furinhos em sua base, justamente por onde passa a extração de café. Geralmente, ele é acomodado em cima da xícara, para que o gotejamento seja assistido e admirado.

Inclusive, ao andar pelas ruas do país, a qualquer hora do dia, é muito comum encontrar cidadãos com pequenas mesas na calçada passando café, observando o movimento e conversando.

Na receita original, o café robusta bem torrado é o destaque, o que deixa a bebida com um sabor bem amargo. No entanto, esse gosto não é o que predomina. Com o leite condensado, há um equilíbrio.

Leia também:

Bebida com um propósito

Segundo a lenda, a invenção do café vietnamita teve um propósito nobre. Por conta do calor do país e o fator de não existir ainda a refrigeração, acrescentou-se o leite condensado para que a bebida durasse mais.

O café no Vietnã

Colonos franceses, por volta do século 19, teriam introduzido o café no Vietnã. Assim que chegou ao país, logo deu-se inicio ao seu cultivo na região de Anaam. Porém, a produção era pequena e logo sofreu interrupção pela guerra que assolou a região. Com o fim do conflito, a maior parte do cultivo do grão ficou sob responsabilidade do governo.

No entanto, 100 anos depois as plantações do estado ainda ocupavam apenas 70% das terras aráveis. Foi somente a partir da privatização das cafeeiras entre 1995 e 1999 que a produção teve um crescimento enorme e o local se tornou um dos maiores exportadores de café do mundo. Atualmente, o país fica atrás apenas do Brasil. Então, que tal um sabor importado? Siga o passo a passo abaixo e aproveite!

Café gelado vietnamita

Ingredientes
  

  • 2 colheres de sopa de café instantâneo
  • ½ xícara de chá de água fervendo
  • 3 colheres de sopa de leite condensado
  • 2 cubos de gelo

Instruções
 

  • Em um recipiente, dilua o café na água fervente.
  • Depois, adicione o leite condensado e misture bem.
  • Coloque a mistura em um copo e adicione o gelo.
  • Está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…