Caracóis de presunto e queijo para petiscar

Caracóis de presunto e queijo

A Copa do Mundo está chegando e eu só penso em assistir aos jogos do Brasil acompanhada destes caracóis de presunto e queijo. Já sinto o cheiro deste petisco saindo do forno antes do Hino Nacional começar!

Adoro assistir aos jogos na TV, melhor ainda é poder ir ao estádio. A emoção é muito maior, sem dúvida. Mas assistir em casa também tem as suas vantagens, entre elas o conforto do nosso sofá e a possibilidade de preparar comidinhas gostosas.

Mas estes pãezinhos também são gostosos de comer assim, assistindo à sua série favorita ou beliscando na companhia dos amigos.

Caracóis de presunto e queijo, receita de petisco fácil

Dica de ouro para preparar os caracóis de presunto e queijo

Recheei os meus com presunto, queijo, cebola roxa e orégano, mas também já fiz com peito de peru e queijo cottage.  Com queijo branco, tomate em cubinhos e manjericão fica igualmente sensacional. Na verdade, todas as formas ficaram deliciosas.

Vale quase tudo no preparo desta receita, variar os recheios é fundamental. No entanto, colocar queijo demais não é uma boa ideia, pois o excesso escorre e gruda na assadeira. 

Como deixar os seus caracóis bem redondinhos

Enrolaremos como um rocambole esta massa recheada, mas para formar os caracóis a massa é novamente cortada e o recheio exposto na hora de assar. Por isso, neste caso, menos é mais. 

Outra dica importante é usar fio dental na hora de cortar os rolinhos porque se você cortar os caracóis com a faca, vai amassar e perder este formato circular. Com o fio dental, por sua vez, você enlaça a massa e não perde o formato.

Caracóis de presunto e queijo - petisco enroladinho

 

Espero que você faça em casa esta receita de caracóis de presunto e queijo. Mas não se esqueça de fotografar e postar no nosso Instagram com #acasaencantada. Adoro ver  as fotos e os resultados das delícias que vocês preparam!

Caracois de Presunto e Queijo

Pãozinho crocante recheado de presunto e queijo! Um ótimo petisco ou tira gosto para receber os amigos!
E o melhor desta receita e que você pode congelar seus caracois assados e descongelar a quantidade que quiser e quando quiser! Faça em casa!
Tempo de Preparação 40 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 1 hr
Course Aperitivo, Appetizer, Snack
Quantidade 24 caracois

Ingredientes
  

  • 10 g de fermento biológico seco
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 2 ovos
  • 1 colher (de sobremesa) de sal
  • 1 xícara (de chá) de água
  • 500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio

  • 100 g de presunto ralado
  • 100 g de muçarela ralada
  • 1/2 cebola roxa pequena em fatias finas
  • 1 colher (de sobremesa) de orégano seco

Instruções
 

  • Enfarinhe um tabuleiro grande,
  • Misture o presunto, o queijo, o azeite a cebola e o orégano e reserve,
  • Em um recipiente pequeno, misture o fermento, o açúcar, a água, o sal e os ovos, 2 colheres da farinha de trigo, mexa bem e deixe descansar por 15 minutos,
  • Misture o sal e a farinha, no balcão ou dentro de uma vasilha funda e abra um buraco no centro, coloque o líquido com fermento dentro deste buraco e a manteiga, com uma colher ou um fouet, faça movimentos circulares neste líquido, a farinha vai caindo aos poucos e misturando ao líquido,
  • Quando começar a ficar pesado para mexer com o fouet, transfira para uma bancada enfarinhada e sove até obter uma massa lisa, caso precise pode adicionar até 100 g mais de farinha de trigo para dar o ponto,
  • Volte a massa para a vasilha e tampe com plástico filme, deixe dobrar de volume,
  • Neste momento ligue o forno na potência mais alta, enfarinhe novamente a bancada, devolva sua massa para a bancada, abra um retângulo com a ajuda de um rolo e espalhe o recheio sobre toda a massa,
    Massa para caracóis de presunto e queijo aberta
  • Feche a massa como um rocambole,
    Rocambole ou caracois de presunto e queijo
  • Com a ajuda de um fio dental corte a massa em caracóis da largura de um dedo,
    caracois de presunto e queijo - petisco enroladinho
  • Leve para o forno em 200°C até ficar dourado, sirva quentinho ou congele assim que esfriar

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Gosta de petiscos assim como eu? Então, veja essas receitas que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Pão de liquidificador recheado com linguiça e muçarela | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…