Decidi experimentar uma receita de carambola em calda porque tenho uma queda por carambola e, durante estas últimas semanas, tenho encontrado algumas lindas e bem baratas na feira. Essa receita é ótima para aproveitar bem as minhas frutas estrela, já que aqui em casa sou a única fã de carambola.Â
A receita é bastante simples. Primeiramente, corte suas carambolas em formatos de estrelinhas para dar charme ao seu potinho. Em seguida, elas vão receber um banho de calda de açúcar bem quente. Depois que esfriar, elas vão para a geladeira por dois dias e estão prontas para comer!
Vidros esterilizados e tampas herméticas para a carambola em calda
É muito importante que seus vidros estejam esterilizados. Lembram que já falamos sobre isso no post de tangerina em calda?
A esterilização não é nada difÃcil de fazer, mas também é preciso cuidar para que as tampinhas sejam herméticas. Assim, é mais seguro conservar seus doces por um perÃodo mais longo.
Afinal, a ideia de se fazer doce em compota é justamente ter a fruta preferida ao seu alcance até mesmo quando a estação do ano muda e aquela fruta já não é mais tão facilmente encontrada nas feiras e supermercados.Â
O que mais amei nesta compota caseira foi quanto o seu sabor combinou com sorvete de creme ou de baunilha. Por isso, fiz esta receita de sorvete de doce de leite e substituà o doce de leite por leite condensado. Como vocês podem imaginar, o resultado ficou incrÃvel, ainda mais com estas estrelas doces e açucaradas por cima!
Ainda usei o caldo da carambola para regar essa sobremesa. De vez em quando, não tem problema, não é mesmo?
Carambola em calda
Ingredientes
- 2 kilos de carambola
- 800 g de açúcar
- 2 canelas em pau
- 4 cravinhos da Ãndia
- 2 xÃcaras (de chá) de água
Instruções
- Esterilize os vidros, lave bem e corte as suas carambolas não muito finas (1 cm mais ou menos)e coloque as suas estrelinhas nos potes de vidro,
- Em uma panela adicione o açúcar, a água e as especiarias e leve ao fogo alto até ferver, abaixe o fogo para médio e espere até que derreta todo o açúcar, uma calda não muito grossa mas sem gruminhos de açúcar
- Coloque esta calda ainda quente sobre as carambolas no vidro, com um palito tente expulsar o ar preso e feche o vidro
- Se for consumir rápido, espere esfriar e refrigere, se quiser guardar por um tempo mais, em uma panela coloque agua até metade, coloque os vidros fechados de carambola em calda e complete de água até cobrir totalmente os vidros. Deixe ferver por 30 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e aguarde 24 horas para começar a consumir. Neste caso pode deixar sua compota lacrada fora da geladeira, com o vidro bem esterilizado, claro!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Gostou dessas receitas? Então, veja também essas sugestões que separamos para você:

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
4 respostas
Parece incrÃvel! Eu faço geleia em casa e procedo assim: coloco a geleia quente nos vidros (fogo recém apagado), tampo e viro de ponta cabeça – isso faz com que o ar saia e forme vácuo dentro do vidro, e dessa forma conserve mais tempo… na dúvida, eu deixo na geladeira, já chegou a durar quase um ano! Mas dá pra deixar fora.
Espero ter contribuÃdo. Bjo