Chilli receita: rápida, saborosa e mexicana!

chilli receita

A receita de chilli é provavelmente a mais conhecida da culinária mexicana. Feita de carne, feijão e tomates, é um saborosa e completa. Sendo assim, ideal para um jantar com amigos. Além do mais, nós brasileiros amamos carne e feijão. Por isso, não é atoa que a receita de chilli faz muito sucesso por aqui.

Inclusive, não é preciso seguir a lista de ingredientes à risca. Nesse sentido, a carne pode mudar, sendo substituída por outros tipos. Aliás, por aqui o prato já ganhou outros componentes inusitados, como o cacau e a canela. No entanto, cuidado ao misturar e acrescentar outros condimentos. Afinal, uma receita de chilli precisa ser apimentada. Tanto que existem temperos prontos específicos para o prato.

E o melhor é que o chilli não necessita de acompanhamento. Mas, se desejar, aposte em tortillas, nachos ou até arroz. Para beber, que tal uma margarita?

Leia também:

A culinária mexicana

Antes de falarmos sobre a origem da receita de chilli, é preciso antes falar um pouco da história da culinária mexicana. A gastronomia do México teve como base duas fortes influências: colombiana e espanhola. Enquanto a Colômbia estimula o plantio, principalmente do milho, a Espanha, país colonizador, introduz as especiarias e os legumes.

chilli receita

No entanto, apesar das origens, a culinária mexicana ganhou fama por si só. Tanto que, em 2010, a Unesco a transformou  em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Repleta de técnicas culinárias milenares e práticas agrícolas únicas, a comida do país é marcante. Afinal, não se pode negar a paixão que eles têm por pratos apimentados.

Ainda antes dessa gastronomia se solidificar, houve mais uma intervenção: a dos europeus. Foram eles os responsáveis por levar ao país ingredientes como o queijo e a carne de vaca, de porco e de frango. Dessa forma, novos pratos tradicionais foram criados, como é o caso da quesadilla, que nasceu dessa mistura de culturas.

Receita de chilli: comida de cowboy?

Agora, sobre a origem da receita de chilli, há muitas teorias. Sendo assim, sua origem é incerta. No entanto, existe uma versão que é mais aceita pelos historiadores. O prato teria origem no século 19 e sua invenção um propósito: prolongar a validade da carne.

Naquela época, a carne era um produto caro e os mais pobres consumiam pequenas porções com o intuito de fazê-la durar. No entanto, ela estragava rápido e o dinheiro suado era desperdiçado. Portanto, aumentar sua validade era uma necessidade urgente, o que foi possível ao misturá-la com outros ingredientes nutritivos.

chilli receita

Porém, há ainda uma outra versão de que o prato teria surgido nos Estados Unidos, no estado do Texas. Até porque, no século 19, o prato já era muito popular na região. Principalmente entre os cowboys do Oeste americano. Segundo essa teoria, o prato teria sido invenção de imigrantes mexicanos que ocupavam em peso o local. Por isso, o chilli é considerado o prato oficial do estado. Inclusive, os texanos mais tradicionais só consideram uma receita de chilli se ela levar muita pimenta.

Agora chegou o momento de dar uma esquentada nas coisas. Vamos ao passo a passo! Mas calma. Confira outras dicas DELICIOSAS!

Chilli mexicano

Course Acompanhamento, almoço, Prato Principal
Cozinha Mexican

Ingredientes
  

  • 2 xícaras de feijão vermelho ou carioca cozido
  • 300 g de carne moída
  • 400 ml de polpa de tomate
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 unidades de pimenta dedo de moça picadas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 100 g de queijo prato ou cheddar ralado
  • Coentro picado a gosto (opcional)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Instruções
 

  • Refogue, em 1 colher de sopa de azeite, a cebola o alho e a pimenta dedo de moça.
  • Adicione a carne moída e refogue até estar bem cozida.
  • Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto.
  • Acrescente a polpa de tomate.
  • Adicione o feijão vermelho ou carioca cozido.
  • Cozinhe tudo por mais 5 minutos.
  • Por último, adicione o queijo prato ou cheddar ralado e coentro a gosto (opcional).
  • Sirva com tortillas.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…