A receita de chilli é provavelmente a mais conhecida da culinária mexicana. Feita de carne, feijão e tomates, é um saborosa e completa. Sendo assim, ideal para um jantar com amigos. Além do mais, nós brasileiros amamos carne e feijão. Por isso, não é atoa que a receita de chilli faz muito sucesso por aqui.
Inclusive, não é preciso seguir a lista de ingredientes à risca. Nesse sentido, a carne pode mudar, sendo substituída por outros tipos. Aliás, por aqui o prato já ganhou outros componentes inusitados, como o cacau e a canela. No entanto, cuidado ao misturar e acrescentar outros condimentos. Afinal, uma receita de chilli precisa ser apimentada. Tanto que existem temperos prontos específicos para o prato.
E o melhor é que o chilli não necessita de acompanhamento. Mas, se desejar, aposte em tortillas, nachos ou até arroz. Para beber, que tal uma margarita?
Leia também:
A culinária mexicana
Antes de falarmos sobre a origem da receita de chilli, é preciso antes falar um pouco da história da culinária mexicana. A gastronomia do México teve como base duas fortes influências: colombiana e espanhola. Enquanto a Colômbia estimula o plantio, principalmente do milho, a Espanha, país colonizador, introduz as especiarias e os legumes.
No entanto, apesar das origens, a culinária mexicana ganhou fama por si só. Tanto que, em 2010, a Unesco a transformou em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Repleta de técnicas culinárias milenares e práticas agrícolas únicas, a comida do país é marcante. Afinal, não se pode negar a paixão que eles têm por pratos apimentados.
Ainda antes dessa gastronomia se solidificar, houve mais uma intervenção: a dos europeus. Foram eles os responsáveis por levar ao país ingredientes como o queijo e a carne de vaca, de porco e de frango. Dessa forma, novos pratos tradicionais foram criados, como é o caso da quesadilla, que nasceu dessa mistura de culturas.
Receita de chilli: comida de cowboy?
Agora, sobre a origem da receita de chilli, há muitas teorias. Sendo assim, sua origem é incerta. No entanto, existe uma versão que é mais aceita pelos historiadores. O prato teria origem no século 19 e sua invenção um propósito: prolongar a validade da carne.
Naquela época, a carne era um produto caro e os mais pobres consumiam pequenas porções com o intuito de fazê-la durar. No entanto, ela estragava rápido e o dinheiro suado era desperdiçado. Portanto, aumentar sua validade era uma necessidade urgente, o que foi possível ao misturá-la com outros ingredientes nutritivos.
Porém, há ainda uma outra versão de que o prato teria surgido nos Estados Unidos, no estado do Texas. Até porque, no século 19, o prato já era muito popular na região. Principalmente entre os cowboys do Oeste americano. Segundo essa teoria, o prato teria sido invenção de imigrantes mexicanos que ocupavam em peso o local. Por isso, o chilli é considerado o prato oficial do estado. Inclusive, os texanos mais tradicionais só consideram uma receita de chilli se ela levar muita pimenta.
Agora chegou o momento de dar uma esquentada nas coisas. Vamos ao passo a passo! Mas calma. Confira outras dicas DELICIOSAS!
- Coxinha de frango: é brasileira ou não é?
- Enroladinho de salsicha, frito ou assado!
- Bolinho de bacalhau para uma Páscoa variada
- Pão de queijo frito: fácil, prático e delicioso
Ingredientes
- 2 xícaras de feijão vermelho ou carioca cozido
- 300 g de carne moída
- 400 ml de polpa de tomate
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 unidades de pimenta dedo de moça picadas
- 1 colher de sopa de azeite
- 100 g de queijo prato ou cheddar ralado
- Coentro picado a gosto (opcional)
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Instruções
- Refogue, em 1 colher de sopa de azeite, a cebola o alho e a pimenta dedo de moça.
- Adicione a carne moída e refogue até estar bem cozida.
- Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto.
- Acrescente a polpa de tomate.
- Adicione o feijão vermelho ou carioca cozido.
- Cozinhe tudo por mais 5 minutos.
- Por último, adicione o queijo prato ou cheddar ralado e coentro a gosto (opcional).
- Sirva com tortillas.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.