Chips de batata doce na air fryer

chips de batata doce

chips de batata doce

Se está procurando uma alternativa bem mais saudável para as batatinhas chips industrializadas, que compramos em lojas e supermercados, o chips de batata doce é simplesmente a solução ideal. Saborosa e rápida, essa receita é perfeita para lanches da tarde, reuniões com amigos e aperitivos, pois em menos de 30 minutos já estão prontas para serem servidas.  

Batata doce é saudável? 

Rica em fibras, a batata doce ajuda a manter o bom funcionamento do intestino. Isso é importante pois a saúde do intestino pode estar ligada a diversas questões, como a saúde da mulher, ansiedade e até mesmo a problemas da nossa pele, como a acne.  

chips de batata doce

Porém, esse não é o único benefício desse alimento: a batata doce favorece o aumento de massa muscular. Essa informação é perfeita para quem está treinando em busca de um estilo de vida mais saudável. Também é rica em vitamina A, que auxilia no combate ao envelhecimento precoce.  

Além disso, o modo de preparo dessa receita deixa as batatinhas ainda mais saudáveis, pois a quantidade de óleo usada é muito menor em comparação com as batatas que preparamos em uma frigideira cheia de óleo quente. De acordo com a Cleveland Clinic, a maioria das pessoas reduz sua ingestão calórica em 70% a 80%, em média, ao usar a airfryer. 

Não tenho airfryer, posso fazer no forno? 

Caso não tenha em mãos uma airfryer, uma ótima alternativa para manter essa receita longe da grande quantidade de óleo é prepara-la no forno.  

Descasque bem as batatas e corte-as em rodelas finas. Quanto mais finas estiverem, melhor será o resultado. Adicione sal e azeite a gosto.  

chips de batata doce

Forre uma forma com papel alumínio ou manteiga e acomode as batatas. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 10 a 15 minutos. Vire as batatas e deixe no forno por mais 10 minutos ou até que estejam bem douradas.  

Vale lembrar que o tempo no forno pode variar de acordo com a espessura da batata.  

Qual a validade?  

Caso decida armazenar os chips de batata doce, é possível consumi-los em até 4 ou 5 dias sem nenhum problema.   

Como armazenar? 

Antes de armazenas seus chips, certifique-se que eles estão em temperatura ambiente, pois armazenar as batatinhas ainda quentes farão com que elas não fiquem tão crocantes.  

Além disso, dê preferência para recipientes herméticos, como sacos ziplock ou potes herméticos com tampa.

Ferramentas uteis para fazer chips de batata doce perfeitos 

Geralmente, a batata doce é bem mais difícil de ser fatiada do que as batatas inglesas, portanto, alguns utensílios podem te ajudar a fatia-las mais rapidamente e com mais precisão.  

Uma ferramenta que ajuda a fatiar a batata de maneira rápida e com espessura consistente é o mandolim de material plástico, um clássico da cozinha.  

Existem também outras opções de mandolim, que conseguem até mesmo regular a espessura do corte de seus chips. Ainda, eles são de aço inox, o que torna o produto mais durável. Mas, lembre-se: cuidado ao manusear o equipamento! Você pode machucar as suas mãos, pois são bem afiados. 

Mas caso queira batatinhas onduladas, como as que compramos no mercado, é possível encontrar cortadores ondulados de legumes, que deixam o formato da batata exatamente como os salgadinhos industrializados.

Chips de batata doce na airfryer

Equipamento

  • Airfryer

Ingredientes
  

  • 2 batatas doces médias
  • 1 colher (de sopa) de azeite extra-virgem
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo 
  • 2 colheres (de chá) de pimenta em pó 
  • 1 colher (de chá) de cominho em pó 
  • ½  colher (de chá) de sal 

Instruções
 

  • Corte as batatas em fatias finas.
  • Misture, em uma tigela, as fatias com o azeite, tomando cuidado para que cada fatia de batata-doce fique levemente revestida de óleo.
  • Misture o açúcar mascavo, pimenta em pó, cominho e sal em uma tigela pequena. 
  • Polvilhe a mistura de tempero sobre a batata-doce e misture bem para que cada fatia tenha tempero.  
  • Coloque as batatas doces em uma única camada na fritadeira.
  • Ligue sua fritadeira a 180°C  e frite as batatas de 6 a 9 minutos, dependendo da espessura das fatias.  Atente-se para que não queime.  
  • Agite a cesta na metade do tempo ou mexa levemente as fatias para que elas não grudem na parte inferior da fritadeira. 
  • Quando estiverem fritas, remova os chips para uma uma tabua e deixe esfriar. Eles ficarão mais firmes quando esfriarem. 
  • Coma imediatamente ou guarde em um recipiente hermético. 

Notas

A batata doce de polpa alaranjada fica perfeita quando colocamos em seu tempero pimenta em pó ou saboreamos com molho de pimenta. O contraste entre o doce e o apimentado é incrível.  
Quanto mais fina for a espessura da batata, mais crocante ela ficará. 
Fique de olho no período em que elas já estiverem quase no ponto durante o cozimento na airfryer, pois as chances de queimar nesse momento são grandes. O ponto ideal é quando elas ficarem douradas e crocantes.  
Ao coloca-las na airfryer, tente acomoda-las da maneira mais homogênea possível, fazendo com que os chips se toquem ou se sobreponham bem pouco. Dê preferência por uma única camada durante o preparo.  
Consuma as suas batatas quando já estiverem frias. Desse modo, estarão ainda mais crocantes.  
Coloque as fatias de batata em água gelada por cerca de 30 minutos antes de tempera-las. Em seguida, seque bem as batatas com papel toalha, pois quanto mais secas as fatias, mais crocantes elas ficarão após o cozimento.  
Apenas coloque o óleo ou azeite nas batatas minutos antes de leva-las para a airfryer, assim não ficarão encharcadas.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…