Como descongelar frango em segurança

descongelar frango

descongelar frango

O frango sem sombra de dúvidas é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, por sua acessibilidade e facilidade em preparar. Dessa maneira, descongelar frango é algo que precisamos saber para não passar aperto!

Existem diversas formas de se descongelar frango inteiro ou em pedaços já cortados previamente.

Tudo o que você precisa é saber como você quer preparar o frango e para quando esta receita deverá ser feita, pois alguns métodos de descongelar frango podem demorar e, se você precisa de um frango inteiro para hoje à noite, pode ser o que você necessite de um pouco mais de tempo para descongelar.

Descongelar na geladeira

Descongelar frango na geladeira é o método mais seguro e confiável possível.

O grande ponto aqui é que para você descongelar na geladeira é preciso de planejamento e tempo, pois o descongelamento vai demorar um pouco mais.

Isso vai depender também se o frango está inteiro ou seus pedaços da ave já estão cortados, sendo assim é preciso que você entenda a receita antes.

Tenha em mente que 1 kg de frango, peito ou asa, vai durar cerca de 24 horas ou seja um dia para descongelar dentro da geladeira.

descongelar frango

Quando você quiser descongelar a ave inteira, inclusive se ela estiver com os ossos, este tempo vai passar para cerca de 2 dias.

No entanto, descongelar na geladeira é mais seguro pois você não vai fazer com que a proteína entre em contato com o ambiente externo.

Além disso, a temperatura é propícia para não crescer microrganismos patogênicos, que fazem mal ao nosso organismo.

Descongelando no micro-ondas

O descongelamento no micro-ondas é rápido e também pode ser seguro desde que seja feito da forma correta.

Alguns micro-ondas possuem em sua configuração a ferramenta para descongelar frango de forma específica, e você pode colocar o peso do frango que você vai descongelar.

No entanto, se o seu micro-ondas não possui essa função você pode colocá-lo em potência média e descongelar por cerca de 15 minutos.

Neste caso é importante que você pause o micro-ondas a cada 2 minutos para virar o frango e fazer com que ele descongele de forma uniforme.

O grande problema de descongelar no micro-ondas é que algumas vezes as partes mais finas da ave podem acabar cozinhando durante o período em que estiver dentro estou micro-ondas.

Por isso você deve ser rápido e saber virar o frango para que ele fique uniforme.

Como descongelar em água fria

O frango congelado também pode ser descongelado em água fria e temperatura ambiente.

Neste caso, tudo vai depender de como o seu frango foi armazenado no seu freezer, antes de ser congelado.

A dica aqui é que você transfira o frango para um saquinho resistente e que não permita a entrada de água.

Você pode reservar uma tigela com água fria da torneira, colocar alguns cubos de gelo na água para baixar um pouco mais a temperatura e deixar o frango lá dentro.

Este método vai descongelar a proteína em menos de 1 hora desde que as partes já estejam cortadas dentro do saquinho.

Vale lembrar aqui que não é saudável que você descongele utilizando água quente ou morna. Isso porque, água quente vai impossibilitar a multiplicação de bactérias e fungos do ambiente, mas também, irá iniciar o processo de cozimento das partes mais finas antes que você prepare o frango.

Além disso, lembre-se de trocar a água da tigela a cada meia hora para garantir que a água continue fria.

Posso descongelar direto na panela?

Sim! É totalmente possível que você cozinhe o frango ainda enquanto ele estiver congelado.

A regra geral aqui é que você adicione mais tempo de cozimento ao que foi sugerido na receita ou que você está comumente acostumado a cozinhar.

Então por exemplo, se você costuma cozinhar o frango descongelado em 30 minutos, agora com ele congelado você deverá cozinhá-lo em 45 minutos, sempre somando a metade do tempo inicial.

Você sabe quando o frango está estragado?

Mesmo que você tenha colocado o frango para cozinhar exatamente no mesmo dia em que você o comprou, ainda assim existem chances de ele estragar.

Por isso é importante que para deixar o frango com uma sobrevida maior é necessário conservar é armazenar a proteína adequadamente, como explicamos aqui em nosso manual de congelamento.

Preste atenção também na data de vencimento que vem nas embalagens tanto de açougue como também dos pedaços comprados e cortados nos supermercados.

Para saber quando o seu frango está estragado verifique primeiramente a cor da carne. Este é um dos fatores cruciais que vai mostrar se a proteína estragou ou não.

Geralmente, o frango possui uma cor clara e também levemente rosa ou laranja. Caso aconteça variação nessa cor ou a carne fique um pouco mais escura provavelmente ela não está boa para o consumo.

Outro fator que entrega se o frango está estragado ou não é o seu cheiro. Caso você encontre o frango com um cheiro muito forte de azedo ou que esteja longe do normal provavelmente ele não estará com qualidade para se consumir.

Perceba também o aspecto da carne. Além da cor, verifique se a carne do frango apresenta algum tipo de viscosidade, como se fosse uma baba. Isso pode ser biofilme de bactérias comuns que se colonizam no frango.

Os perigos de se descongelar frango em temperatura ambiente

Descongelar frango em temperatura ambiente pode ser um grande perigo para a sua saúde e de quem também irá comer a carne.

Assim como expliquei anteriormente sobre descongelá-lo em água quente na temperatura ambiente, da mesma forma deixá-lo em cima da bancada não será bom.

O ar do ambiente possui naturalmente bactérias, vírus e fungos que não fazem mal para nós em nosso dia a dia. Mas, quando deixamos o frango parado no balcão durante uma noite inteira, estes microrganismos tendem a crescer e colonizar a proteína fazendo com que, quando formos ingerir o alimento ao menos temos a chance de ficarmos doentes.

 No mais, não deixe de conhecer o nosso Manual de Congelamento aqui da Casa Encantada. E, caso você esteja querendo congelar frango, conheça também alguns métodos de marinada para frango congelado.

Não se esqueça de conhecer o nosso grupo do Facebook e também nos seguir no Instagram e no Pinterest para ficar por dentro de nossas novidades.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Escondidinho de frango com batatas em 30 minutos | A casa encantada
  2. Pingback: 10 dicas de culinária para iniciantes | A casa encantada
  3. Pingback: Torta de frango de liquidificador | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…