Como engrossar o caldo do feijão?

feijão porcionado prontos para ir para o freezer pré congelar

Existe um alimento que não pode faltar na mesa do brasileiro: o feijão. O tradicional prato de feijão com arroz é uma combinação nutritiva e saborosa que acompanha quase tudo. Mas quem nunca passou pela frustração de deixar o grão horas de molho, cozinhá-lo em panela de pressão e temperá-lo cuidadosamente apenas para terminar com um caldo de feijão aguado e sem graça?

Pois saiba que existem diversas formas de engrossar o caldo do seu feijão e criar aquele complemento delicioso que todo mundo adora! Com toda a certeza, as dicas que oferecemos são simples e ideais tanto para quem precisa de uma solução rápida quanto para quem quer caprichar no preparo. Confira!

feijão branco na cumbuca, com acompanhamento
Fonte: Pixabay

1 – Amassando uma porção

Primeiramente, a forma mais conhecida de engrossar o feijão é, após o cozimento, amassar alguns grãos. Eles possuem amido em seu interior, o que irá encorpar o caldo.

Faça assim: separe uma pequena quantidade do feijão (¼ de xícara é suficiente) e a amasse com um garfo, diretamente na concha ou em um prato, até se tornar uma pasta. Então, devolva à panela e deixe ferver com o tempero por alguns minutos, sem tampa.

É possível obter o mesmo resultado batendo a porção em liquidificador, caso seja de sua preferência.

feijão branco
Fonte: Canva

2 – Reduzindo o caldo do feijão

Uma maneira eficiente, porém um pouco mais demorada, de engrossar o caldo do feijão é deixá-lo cozinhando por um tempo com a panela destampada para que a água evapore e a receita fique mais cremosa.

Nesse método, você irá cozinhar o feijão na pressão por 15 minutos, mexer vigorosamente por 2 minutos e então deixá-lo fervendo sem tampa (acrescente aqui o tempero desejado) até que os grãos fiquem com a maciez esperada.

feijão vermelho
Fonte: Canva

3 – Adicionando amido

Se você está com muita pressa e precisa engrossar o caldo do feijão em poucos minutos, acrescente mais amido à receita. Faça a seguinte misturinha: 2 colheres (sopa) de amido de milho em 3 colheres (sopa) de água fria. Dilua bem antes de despejar no feijão. Deixe ferver por um minutinho e seu prato estará cremoso e pronto para ser saboreado.

Caso não tenha amido de milho em casa, obtenha resultado parecido acrescentando farinha de trigo à receita.

caldo do feijão
Fonte: Canva

4 – Cozinhando com inhame

Por último, temos uma dica para engrossar o caldo do feijão e, de quebra, deixá-lo ainda mais nutritivo: acrescente inhame à sua receita!

O preparo é bem simples: na hora de cozinhar o feijão na pressão, coloque juntos 2 inhames grosseiramente cortados. Depois que estiver pronto, retire a pressão, separe os pedaços de inhame e refogue-os em uma panela com azeite, alho picado e um pouco do caldo do feijão.

Eles estarão bem macios, desmanchando. Amasse-os antes de misturar novamente com o feijão e, voilá, você terá um prato cremoso e, claro, delicioso!

feijão branco com caldo
Fonte: Canva

Caldo do feijão é só uma parte

Quer mais dicas sobre como preparar o seu feijão? Aqui no nosso blog temos um texto completo isso e ideias de variação. É só conferir!

Fique por dentro de nossas receitas acompanhando A Casa Encantada, também, nas redes sociais!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…